Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Karl Marx

Palestra teve como tema central a Ciência e a Tecnologia em Marx

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h02 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h17

No dia 21 de outubro de 2019, segunda-feira, pela tarde, a partir das 14h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Newton Ferreira da Silva ministrou a palestra “Ciência e Tecnologia em Marx” que fez parte das atividades do primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Professor Newton Ferreira da Silva em sua palestra na SNCT-2019Foto: Professor Newton Ferreira da Silva em sua palestra na SNCT-2019

O professor Newton – que é docente do IFSP-Jundiaí – é bacharel em Ciências Econômicas pela UNESP/Araraquara e é doutor e mestre em Ciências Sociais pela UNESP/Marília.

Foto: Palestra do professor Newton vista dos fundos do auditórioFoto: Palestra do professor Newton vista dos fundos do auditório

O professor Newton Ferreira da Silva foi convidado para essa palestra pelo SINASEFE-SP (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Seção São Paulo), particularmente pela professora Sheyla Gorayeb Silva e pela servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins.

Foto: Público presente na palestra do professor NewtonFoto: Público presente na palestra do professor Newton

Antes do professor Newton iniciar a sua palestra, a professora Sheyla apresentou-o, explanou a respeito da formação acadêmica do professor Newton e explicou um pouco aos presentes o teor da palestra que ocorreria.

Foto: Professora Sheyla apresenta o professor Newton para os presentesFoto: Professora Sheyla apresenta o professor Newton para os presentes

O professor Newton em sua palestra lembrou aos presentes que Karl Marx (1818-1883) em sua obra procura desvendar e desmascarar mitos, de modo a ir além das aparências que muitas vezes nos enganam. Para Marx a ciência seria algo desnecessário se a aparência fosse igual à essência.

Foto: Frase de Marx segundo a qual se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.Foto: Frase de Marx segundo a qual se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária.

Ao fazer uma análise da sociedade capitalista, Marx faz também uma crítica profunda dos mecanismos que regem este tipo de sociedade. Mesmo assim foi salientado que na obra “Manifesto Comunista” (que pode ser obtida e lida gratuitamente em versão pdf no link) que Marx escreveu junto com Friedrich Engels (1820-1895), aparecem também elogios aos feitos históricos realizados pela burguesia capitalista. Essa obra em particular, se caracteriza pela clareza e pela concisão das suas formulações; para se ter uma ideia melhor a respeito disso, o seu primeiro capítulo, por exemplo, começa com a seguinte frase que procura esclarecer a visão dos autores acerca dos processos históricos pelos quais passou a humanidade: “A História de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classe”.

Foto: Professores Ricardo, Sheyla e NewtonFoto: Professores Ricardo, Sheyla e Newton

Dentre os cidadãos presentes a essa palestra estavam alunos dos mais diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, tanto de nível superior, quanto de nível médio, bem como membros da comunidade externa interessados pelos temas abordados.

Foto: Público durante a palestra “Ciência e Tecnologia em Marx”Foto: Público durante a palestra “Ciência e Tecnologia em Marx”

Segundo o professor Newton, Karl Marx foi provavelmente o maior cientista social que já existiu. Quanto a uma pergunta feita a ele sobre aquilo que alguns chamam pejorativamente de “Socialistas de iPhone”, foi lembrado pelo professor Newton que um materialista histórico dialético não defende o ascetismo e uma vida espartana de modo a ter que viver na pobreza; por outro lado ele também destacou que é sempre importante ter cuidado para não incidir naquilo que se chama de “fetiche da mercadoria” e que muitas vezes redunda em um consumismo exacerbado.

Foto: Professores Sheyla e NewtonFoto: Professores Sheyla e Newton

Ao final da palestra, os alunos fizeram algumas perguntas para o professor Newton que procurou respondê-las com clareza. Em seguida a aluna Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba leu uma poesia envolvendo temas que foram abordados na palestra.

Foto: Larissa lendo uma poesia no final da palestraFoto: Larissa lendo uma poesia no final da palestra

Do mesmo modo, após Larissa terminar a sua leitura, o aluno José Adriano da Silva Farias do curso técnico em administração também leu uma poesia sobre assuntos que também foram abordados na palestra do professor Newton.

Foto: José Adriano lendo também uma poesia ao final da palestraFoto: José Adriano lendo também uma poesia ao final da palestra

O IFSP-Caraguatatuba agradece muito o desprendimento do professor Newton que teve o trabalho de se deslocar de onde vive até a cidade de Caraguatatuba para ministrar esta palestra e participar também da condução das discussões em um cinedebate sobre o filme “Capitalismo – Uma História de Amor”. Com certeza a palestra ministrada pelo professor Newton colaborou significativamente com a formação acadêmica de alunos e também de servidores do IFSP-Caraguatatuba.
Atividades culturais, científicas e educacionais como essa palestra são regularmente organizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação tanto dos seus alunos, quanto de membros da comunidade externa interessados pelos temas e assuntos abordados.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página