Programa Nuclear

Palestra abordou a História do Programa Nuclear Brasileiro

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 12h46 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 12h49

No dia 22 de outubro de 2019, terça-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Winston Gomes Schmiedecke ministrou a palestra “Energia Nuclear e o Sísifo de Itaorna: Uma História do Programa Nuclear Brasileiro e o seu potencial didático” durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba. Esta palestra fez parte também da programação da 3ª Jornada da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que aconteceu concomitantemente à SNCT.

Foto: Professor Winston em sua palestra na SNCT-2019Foto: Professor Winston em sua palestra na SNCT-2019

O professor Winston – que é docente da área de física do câmpus de São Paulo do IFSP – é licenciado e bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em História da Ciência também pela PUC-SP e doutor em Ensino de Ciências (Modalidade: Física) pela Universidade de São Paulo (USP).

Foto: Público presente na palestra do professor WinstonFoto: Público presente na palestra do professor Winston

O convite inicial para que o professor Winston ministrasse essa palestra partiu do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e contou com o apoio do Prof. Dr. Alex Lino que atualmente é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Professores Winston, Ricardo e AlexFoto: Professores Winston, Ricardo e Alex

Esteve também presente a esta palestra a Profa. Dra. Regina Thaíse Ferreira Bento que é doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. A Profa. Dra. Ângela Maria dos Santos que atualmente leciona disciplinas de matemática no IFSP-Caraguatatuba colaborou na recepção aos professores Winston e Regina quando eles chegaram ao câmpus de Caraguatatuba no final da tarde de 22/10/2019.

Foto: Professoras Ângela e ReginaFoto: Professoras Ângela e Regina

Em sua palestra o professor Winston abordou diversos temas, dentre os quais a História da radioatividade natural, da radioatividade artificial e da fissão nuclear, o projeto Manhattan de construção de bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial, a paranoia nuclear durante a Guerra Fria, o Programa Nuclear Brasileiro e algumas possíveis apropriações didáticas destes conteúdos para o ensino de física.

Foto: Público que assistiu a palestra do professor WinstonFoto: Público que assistiu a palestra do professor Winston

Uma das dicas que o professor Winston deu para aqueles que querem se aprofundar mais na questão da energia nuclear é documentário “A promessa de Pandora” que pode ser assistida gratuitamente em versão legendada no youtube no link. Outra dica é a música pacifista e contrária à guerra “Enola Gay” (do grupo “Orchestral Manoeuvres In The Dark”) que era o nome do avião B-29 que jogou a bomba atômica em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, nome este dado ao avião para homenagear a mãe do piloto Paul Tibbets que se chamava Enola Gay Tibbets. A música “Enola Gay” (com a letra em inglês) pode ser apreciada no youtube no link; a sua tradução para o português pode ser conhecida no link.

Foto: Palestra sobre Energia Nuclear do professor WinstonFoto: Palestra sobre Energia Nuclear do professor Winston

O IFSP-Caraguatatuba agradece muito o gesto de desprendimento do professor Winston que aceitou o convite e se deslocou de São Paulo para Caraguatatuba para ministrar essa palestra, arcando por conta própria com os custos para que isso corresse. A palestra ministrada pelo professor Winston com certeza colaborou de forma significativa com a formação acadêmica sobretudo dos alunos de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, mas também de estudantes de outros cursos que estiveram presentes nesta atividade.
Atividades culturais, científicas e educacionais como essa palestra são regularmente organizadas no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação dos alunos deste e de outros cursos que estejam interessados pelos temas e assuntos abordados.