FÍSICA

Oficina Realizou Diálogos Entre Gênero, Raça, Educação e Ciências Exatas

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h13 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h22

No campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), durante a Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), nos dias 18 e 19 de outubro de 2023, quarta-feira e quinta-feira, aconteceu por três vezes a oficina pedagógica “Diálogos entre gênero, raça, educação e ciências exatas”. Esta oficina foi planejada por Livia Jeniffer Faria da Silva, aluna do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, e por Carmen Dolores de Oliveira, aluna do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Livia é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática” (com bolsa PIBIFSP) e Carmen é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Atividades de Ensino e Divulgação Científica envolvendo a presença das Mulheres na Física” (também com bolsa PIBIFSP); ambas são orientadas pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 1 – Carmen e LiviaImagem 1 – Carmen e Livia

As três realizações desta oficina (cada uma com 1,5 horas de duração) ocorreram na tarde de 18/10/2023 (a partir das 14:30), na noite de 18/10/2023 (a partir das 19:00) e na manhã de 19/10/2023 (a partir das 10:30). As duas oficinas do dia 18/10/2023 foram realizadas por Livia, enquanto a oficina do dia 19/10/2023 foi realizada conjuntamente por Carmen e Livia.

Imagem 2 – Carmen, Ricardo e LiviaImagem 2 – Carmen, Ricardo e Livia

O público que esteve presente nas três sessões em que desta oficina agradeceu muito às licenciandas responsáveis pela realização da atividade, pois ela permitiu aos participantes conhecerem mais sobre os assuntos abordados.

Imagem 3 – Professores Ricardo, Jadilene, Karel e Alex, junto com Jonathan e LiviaImagem 3 – Professores Ricardo, Jadilene, Karel e Alex, junto com Jonathan e Livia

Esta oficina didática tratou de diferentes temas relacionados às questões de gênero e de raça no âmbito das ciências exatas e seus possíveis desdobramentos para a área de ensino de ciências.

Imagem 4 – Oficina didática realizada no período vespertinoImagem 4 – Oficina didática realizada no período vespertino

Imagem 5 – Oficina didática realizada no período noturnoImagem 5 – Oficina didática realizada no período noturno

Imagem 6 – Oficina didática realizada no período matutinoImagem 6 – Oficina didática realizada no período matutino

De modo específico, esta oficina permitiu promover uma conscientização sobre a importância das questões de gênero e raça no contexto das ciências exatas, destacando as desigualdades e desafios enfrentados por grupos subrepresentados. Dentre seus objetivos, ela procurou: facilitar discussões críticas e reflexivas sobre estereótipos, preconceitos e discriminação de gênero e raça no ambiente acadêmico e profissional das ciências exatas; explorar as interseções entre questões de gênero e raça com as disciplinas das ciências exatas e como esses temas podem afetar o ensino e a pesquisa nesse campo; analisar como a abordagem de questões de gênero e raça pode enriquecer o ensino de ciências exatas, tornando-o mais relevante e inclusivo.

Imagem 7 – Livia e Ricardo na quarta-feiraImagem 7 – Livia e Ricardo na quarta-feira

Imagem 8 – Livia conduzindo a oficina da noiteImagem 8 – Livia conduzindo a oficina da noite

Imagem 9 – Licencianda Carmen Dolores de OliveiraImagem 9 – Licencianda Carmen Dolores de Oliveira

Imagem 10 – Licencianda Livia Jeniffer Faria da SilvaImagem 10 – Licencianda Livia Jeniffer Faria da Silva

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa similares são realizadas regularmente pelos orientados do professor Ricardo Plaza. Os interessados podem procurá-lo, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.