FÍSICA

Oficina Pedagógica Versou Sobre os Ecos das Cosmogonias nos Dias de Hoje

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h03 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 08h12

Em 18 e 19 de outubro de 2023, quarta-feira e quinta-feira, no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), durante a Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), ocorreu por três vezes a oficina pedagógica “Ecos das Cosmogonias nos dias de hoje”, que foi realizada por Jonathan Campos Souza, aluno do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Jonathan é bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “Cosmologia, Cosmogonias e Educação Científica” (com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq), sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 1 – Jonathan Campos SouzaImagem 1 – Jonathan Campos Souza

As três realizações desta oficina (cada uma com 1,5 horas de duração) ocorreram na tarde de 18/10/2023 (a partir das 16:15), na noite de 18/10/2023 (a partir das 20:30) e na manhã de 19/10/2023 (a partir das 9:00).

Imagem 2 – Ricardo e JonathanImagem 2 – Ricardo e Jonathan

O público presente nas três sessões em que esta oficina ocorreu agradeceu a Jonathan pela realização da atividade que propiciou aos participantes uma maior gama de conhecimentos sobre os temas tratados.

Imagem 3 – Jonathan, Linda, Beatriz e DanielleImagem 3 – Jonathan, Linda, Beatriz e Danielle

Esta oficina didática abordou diferentes temas relacionados às cosmogonias e aos mitos de criação de diversos povos do passado, bem como os seus possíveis desdobramentos para a área de ensino de ciências.

Imagem 4 – Professores Ricardo, Jadilene, Karel e Alex junto com JonathanImagem 4 – Professores Ricardo, Jadilene, Karel e Alex junto com Jonathan

Para a realização da oficina, que envolveu uma imersão, foi estruturada uma fogueira simbólica em torno da qual ocorreu a roda de conversa a respeito dos diversos mitos de diferentes povos que habitaram as mais variadas regiões da Terra: o intuito foi simular, por meio de uma reconstituição (recriação) histórica, a antiga tradição de contação de histórias e lendas, para abordar diferentes mitos de criação e por fim uma narrativa cosmológica moderna.

Imagem 5 – Oficina realizada no período vespertinoImagem 5 – Oficina realizada no período vespertino

Imagem 6 – Oficina realizada no período noturnoImagem 6 – Oficina realizada no período noturno

Imagem 7 – Oficina realizada no período matutinoImagem 7 – Oficina realizada no período matutino

Imagem 8 – Jonathan, Beatriz e EulicioImagem 8 – Jonathan, Beatriz e Eulicio

Imagem 9 – Marcos, José Walter, Livia e JonathanImagem 9 – Marcos, José Walter, Livia e Jonathan

Imagem 10 – Licenciando JonathanImagem 10 – Licenciando Jonathan

Outras atividades de extensão, ensino e pesquisa similares são realizadas regularmente pelos orientados do professor Ricardo Plaza. Os interessados podem procurá-lo, por e-mail ou presencialmente, para obterem mais informações.