Física

Oficina abordou o tema da Física Quântica para o Ensino Médio

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h35 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h35

Em 22 de outubro de 2019, pela tarde, entre 14h e 16h, três alunos do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Lara Cardoso Nunes da Silva, Larissa Siqueira Vieira Nogueira e Rafael do Nascimento Sorensen – juntamente com seu orientador, o Prof. Dr. Alex Lino, realizaram a “Oficina de Física Quântica para o Ensino Médio”, durante a 3ª Jornada da Licenciatura em Física que aconteceu concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Rafael, Lara e Larissa durante a oficinaRafael, Lara e Larissa durante a oficina

Esta oficina foi dedicada especialmente a estudantes do Ensino Médio de todos os semestres. Foi abordado um tema específico da Física Quântica associado ao estudo do espectro discreto de alguns elementos químicos, algo que inclusive tem desdobramentos na área de astrofísica, pois permite conhecer a composição química de uma estrela a partir do espectro eletromagnético da luz produzida por ela.

Professor Alex explica a Física envolvida aos alunosProfessor Alex explica a Física envolvida aos alunos

A oficina ocorreu por meio de um experimento com um espectroscópio, mecanismo que permite visualizar os espectros discretos (com as linhas características associadas aos elementos químicos que as produziram), bem como calcular o comprimento de onda da luz de uma determinada cor.

Experimento realizado pelos alunosExperimento realizado pelos alunos

Os universitários que organizaram esta oficina, Lara Cardoso Nunes da Silva, Larissa Siqueira Vieira Nogueira e Rafael do Nascimento Sorensen, atualmente estudam no 6º semestre do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos envolvidos com a atividade de experimentaçãoAlunos envolvidos com a atividade de experimentação

Os alunos de Ensino Médio que participaram dessa oficina se mostraram bastante empolgados pelas atividades de experimentação, se envolvendo de modo significativo em todo o processo de aprendizagem.

Espectro de luz obtido na atividade experimental Espectro de luz obtido na atividade experimental

Muitos trabalhos de pesquisa na área de ensino de física vem evidenciando a importância de incluir temas de física moderna (como é o caso da física quântica) em sala de aula, de modo a trabalhar também com conceitos desenvolvidos pela física que surgiu no século XX e que tem desdobramentos importantes no desenvolvimento tecnológico atual da humanidade.
Atividades educacionais como estas são propostas e realizadas sistematicamente no âmbito do curso de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba e visam estimular nos jovens em geral o interesse ciência e a vontade por estudar com afinco e se dedicar a diferentes áreas de conhecimento da Física.