Início > O que é? > Notícias > Manifestação em favor do IFSP ocorreu em Caraguatatuba
Defesa do IFSP

Manifestação em favor do IFSP ocorreu em Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 11h06 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 11h25 | Acessos: 1375

No dia 26 de outubro de 2018, sexta-feira, no final da tarde, entre 18h e 19h, ocorreu uma manifestação realizada pela comunidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus de Caraguatatuba, em favor do IFSP e do ensino público de qualidade e gratuito. Esta manifestação contou com a participação bastante expressiva de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e membros da comunidade externa ao IFSP que vieram demonstrar seu apoio ao IFSP.

Manifestação em favor do IFSP-Caraguatatuba

Esta manifestação contou com o apoio e a organização do SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional) – Coordenação de Base de Caraguatatuba, do Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov e do Grêmio Estudantil do IFSP Câmpus Caraguatatuba.

Início da Manifestação

A manifestação em defesa do IFSP foi extremamente pacífica e percorreu as ruas do bairro Indaiá de Caraguatatuba, sem interromper o trânsito em nenhum momento. Os presentes cantaram músicas com o apoio da bateria que esteve presente e que conferiu muita energia para todos que participaram desta manifestação.

Manifestação em frente ao IFSP-Caraguatatuba

No início da manifestação foi lembrado que o Câmpus Caraguatatuba do IFSP atua na região do Litoral Norte de São Paulo desde 2007 e que hoje oferece à população cursos – que atendem cerca de 1200 estudantes do litoral norte paulista e de outras regiões – nas seguintes modalidades: técnicos concomitantes e subsequentes (administração, aquicultura, edificações, informática para internet e meio ambiente); superiores (tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnólogo em processos gerenciais, licenciatura em física, licenciatura em matemática e engenharia civil); técnico integrado ao ensino médio em informática; pós-graduação lato sensu em gestão financeira.

Logo do Instituto Federal

Além disso, frisou-se que a atuação do IFSP-Caraguatatuba não se restringe somente em formar seus estudantes, mas também em beneficiar toda a comunidade caiçara, ofertando cursos de formação inicial e continuada nas mais diversas áreas e difundindo a educação, a ciência, a tecnologia e a cultura para toda a comunidade de seu entorno, em especial para as escolas municipais e estaduais de educação básica dos municípios de abrangência. Foi recordado também que os cursos superiores do IFSP-Caraguatatuba apresentam desempenho acadêmico compatível com os cursos das mais conceituadas universidades brasileiras, inclusive com a produção de inúmeros trabalhos e artigos de pesquisa aceitos para serem apresentados em renomados congressos nacionais e internacionais e publicados em revistas acadêmicas.

Bateria ensaia antes do início da manifestação

Assim sendo, foi realçada a importância que o IFSP-Caraguatatuba tem no desenvolvimento de nossa região e também o seu papel social de incluir pessoas, criar novas perspectivas e transformar vidas por meio da educação. Foi ressaltado também que a atuação de mais de 600 câmpus dos Institutos Federais espalhados e interiorizados pelo Brasil, possibilita ofertar, nos lugares mais remotos do país, educação superior, básica e profissional de qualidade e gratuita. Os cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico dos Institutos Federais obtiveram em 2016, na principal avaliação internacional da área da educação, o PISA (OCDE), desempenho superior à rede privada de ensino brasileira: se a Rede Federal de Educação fosse um país, ocuparia a 11ª colocação dessa avaliação no mundo, sendo que o Brasil como um todo ocupa apenas a 63ª posição no ranking mundial. Os desempenhos dos alunos do IFSP e a formação dos servidores dos Institutos Federais são fundamentais para atestar a relevância de cada câmpus instalado no Brasil. Finalmente, foi destacado que estes dados provam que a educação pública gratuita e de qualidade em todos os níveis de ensino e para todas as classes sociais não é apenas uma aspiração, mas sim uma realidade que se materializa na Rede Federal de Ensino Brasileira.

Manifestantes fazem uma pausa para recarregar as energias

Um dos lemas cantados pelos presentes, sobretudo pelos muitos alunos que participaram desta manifestação, foi: “O Professor / é meu amigo / mexeu com ele / mexeu comigo!”. Um trecho comovente filmado nesta manifestação em que este lema é enfatizado pelos presentes, pode ser assistido aqui.

Mapa da expansão da Rede Federal pelo território brasileiro

Ao final os manifestantes retornaram pacificamente ao prédio do IFSP-Caraguatatuba, onde a manifestação terminou com os manifestantes congratulando entre si pela importância que teve este evento. Muitos dos presentes relataram que se emocionaram muito ao notar a importância de o IFSP ser defendido pelos seus estudantes, pelos seus professores, pelos seus servidores técnico-administrativos e por toda a comunidade da região. A defesa de uma instituição pública de ensino pela sua própria comunidade é uma evidência de que de fato esta instituição vem de fato realizando um trabalho relevante para o desenvolvimento social e econômico da região.