FÍSICA

Licenciatura em Física do IFSP Caraguatatuba inicia a Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 20h45 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 17h43

No mês de outubro de 2022 se iniciará o Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Caraguatatuba. Basicamente, serão selecionados 15 alunos da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que receberão bolsas mensais de R$ 400,00 fomentadas pela CAPES, durante 18 meses, para atuar como residentes em 3 diferentes instituições de ensino público do litoral norte paulista que tenham turmas de ensino médio; além dos 15 residentes que receberão bolsas da CAPES, serão selecionados também 3 alunos como voluntários e que, eventualmente, poderão se tornar bolsistas no futuro. Em cada uma destas 3 instituições de ensino médio será selecionado também um professor preceptor da disciplina de Física que será responsável por acompanhar e orientar os residentes nas atividades que serão desenvolvidas na sua “escola-campo” (em particular, atividades envolvendo as 400 horas de estágio supervisionado nas escolas que são necessárias para que os alunos integralizem a carga horária e concluam os seus cursos de licenciatura). Estes professores preceptores receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 765,00. Portanto, em cada uma das 3 instituições públicas de ensino médio do litoral norte paulista em que ocorrerá o PRP, atuarão 5 licenciandos em Física com bolsas e 1 licenciando em Física como voluntário. O Docente Orientador responsável pela execução do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente da área de Física desta instituição.

Imagem 1 – Residência PedagógicaImagem 1 – Residência Pedagógica

Mais informações acerca deste assunto, podem ser obtidas no artigo intitulado “IFSP lança editais do Programa Residência Pedagógica” cujo subtítulo é “Os editais selecionam professores preceptores e de alunos bolsistas; as inscrições acontecem entre 17 a 26 de setembro” e que está disponível para ser lido no link. O conteúdo deste artigo será reproduzido a seguir.

Imagem 2 Residência Pedagógica nas escolas públicasImagem 2 Residência Pedagógica nas escolas públicas

A Pró-Reitoria de Ensino torna públicos os Editais nº 558/2022 (disponível no link) e 559/2022 (disponível no link), que tratam, respectivamente, da seleção de professores preceptores e de alunos bolsistas para o Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do IFSP.

As inscrições de candidatos para ambos os editais acontecem no período de 17 a 26 de setembro.

As bolsas para preceptores serão disponibilizadas de acordo com o número de alunos residentes bolsistas selecionados para cada núcleo conforme a Portaria nº 82/2022 e o Edital nº 24/2022 da Capes (disponível no link).

As cotas de bolsa para residentes serão disponibilizadas aos núcleos em múltiplos de 5. Dessa forma, cada núcleo poderá classificar 5, 10 ou 15 bolsistas, não sendo permitido a classificação de um número de residentes intermediários aos múltiplos de 5.

Outras informações podem ser consultadas nos editais, disponíveis no link.

De acordo com Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio, coordenador de Licenciaturas, esses editais reforçam a posição da nossa instituição entre as maiores Instituições de Ensino Superior nos programas da CAPES. O IFSP é o maior em número de bolsas no PIBID e o 4º maior no PRP. “Motivo de orgulho para as nossas licenciaturas, para as professoras e professores, para as coordenações dos programas e para a nossa maior motivação: as alunas e os alunos que serão beneficiados com as bolsas”, reflete.

Programa de Residência Pedagógica (PRP)

O PRP tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, fortalecendo e aprofundando a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e contribuindo para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

O PIBID oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.