Início > O que é? > Notícias > Licenciandos em Física realizaram palestras na Escola Ismael Iglesias
Educação Científica

Licenciandos em Física realizaram palestras na Escola Ismael Iglesias

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 10h20 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 10h37 | Acessos: 1294

Na manhã de 24 de setembro de 2018, segunda-feira, aproximadamente entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Ismael Iglesias, localizada no bairro Barranco Alto, no município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de popularização de temas de fronteira de Física e Astronomia. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de caráter científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz e Jessica de Oliveira Santana, bem como pelo bolsista de iniciação científica Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Ismael presentes nas palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e a coordenadora Roseli Maia Camargo da escola Ismael Iglesias. A atividade teve também o apoio da diretora Lúcia Luz de Oliveira Pereira da escola Ismael Iglesias.

Professores Roseli, Lúcia e Ricardo Plaza na escola Ismael Iglesias

Na chegada à escola Ismael Iglesias a equipe foi recebida pelas professoras Roseli e Lúcia, bem como pela professora Vania Aparecida Gonçalves dos Santos, docente que leciona a disciplina de História.

Diego e professora Vania na Escola Ismael Iglesias

As gestoras da escola Ismael Iglesias destinaram uma sala com equipamentos para apresentação das palestras. Os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba prepararam as suas apresentações conectando um notebook na televisão por meio da qual transparências com imagens, bem como vídeos de caráter científico foram apresentados aos alunos.

Jessica, Diego Peres, Larissa, Ricardo Plaza e Gabriel na escola Ismael Iglesias

Antes do início das apresentações, o professor Ricardo Plaza esteve com os docentes da instituição na sala dos professores e explicou aos presentes de modo resumido a respeito das palestras que seriam realizadas.

Docentes na sala dos professores da escola Ismael Iglesias

Diversos alunos foram selecionados para participarem das atividades e palestras realizadas. Após as apresentações iniciais, o professor Ricardo Plaza explicou um pouco a respeito da história e dos cursos existentes no IFSP-Caraguatatuba e convidou alguns alunos a interagirem com certos experimentos de física que foram expostos de modo a instigar a curiosidade dos alunos a respeito dos fenômenos envolvidos e sobre as possíveis hipóteses que poderiam explicar estes fenômenos.

Alunas da escola Ismael Iglesias interagem com uma bola de plasma

A primeira palestra foi feita pela licencianda em física Jessica Santana e teve como tema central o nascimento e a vida das estrelas. Jessica explicou um pouco a respeito de como acontece a cosmogênese dos elementos atômicos dentro das estrelas, a partir do elemento mais básico de todos que é o Hidrogênio, por meio de reações de fusão nuclear.

Palestra de Jessica na escola Ismael Iglesias

A segunda palestra foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Gabriel Luz e abordou a Teoria da Relatividade que foi desenvolvida pelo físico Albert Einstein no início do século 20. Gabriel procurou explicar aos presentes o célebre paradoxo dos gêmeos, problema de cunho teórico-experimental (uma denominada “experiência de pensamento”) imaginado por Einstein, para exemplificar as consequências “bizarras” da Relatividade, como é o caso da relatividade do tempo.

Palestra de Gabriel na escola Ismael Iglesias

A terceira palestra foi realizada pela aluna do curso de licenciatura em física Larissa Comodaro e abordou as ondas gravitacionais, como elas são produzidas e a forma como são detectadas. Larissa explicou aos presentes as oportunidades promissoras abertas a partir da primeira detecção de ondas gravitacionais que ocorreu bem recentemente, em 2015.

Palestra de Larissa na escola Ismael Iglesias

A quarta e última palestra deste dia foi feita pelo aluno de bolsista de iniciação científica Diego Peres e teve como temas a matéria escura e a energia escura, duas questões que intrigam os cientistas na atualidade e sobre as quais não há ainda um consenso científico estabelecido que possa explicá-las.

Palestra de Diego Peres na escola Ismael Iglesias

Ao final das palestras, diversos alunos da escola Ismael Iglesias procuraram os bolsistas do IFSP com dúvidas sobre os temas que foram abordados nas palestras. Os bolsistas que realizaram as atividades na escola Ismael Iglesias agradeceram o empenho da coordenadora Roseli para que as palestras acontecessem da melhor forma possível.
Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.