Início > O que é? > Notícias > Licenciandos em Física realizaram palestras educacionais na Escola Frúgoli
Educação Científica

Licenciandos em Física realizaram palestras educacionais na Escola Frúgoli

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 17h35 | Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 18h00 | Acessos: 1366

Na manhã do dia 17 de setembro de 2018, segunda-feira, entre 10h e 12h20, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, localizada no bairro da Enseada, no município de São Sebastião, quando realizaram um conjunto de quatro palestras de divulgação científica sobre temas relacionados à Física. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa, e também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas palestras de cunho científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Henrique Madeo Pereira e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, bem como pelos bolsistas de iniciação científica Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa da FAPESP) e Ryan Nepomuceno Montemor (com bolsa PIBIC do CNPq), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza, Larissa, Rafael Sorensen, Henrique e Ryan em sala da escola Frúgoli

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Ricardo Plaza (pelo IFSP) e a professora Ana Cláudia da Silva Gonçalves Hermano, que é coordenadora na Escola Frúgoli. Além disso, estas atividades tiveram também o apoio do professor Vitor Paulo Fida da Gama (diretor da Escola Frúgoli) e do professor Renato Coimbra (vice-diretor da escola Frúgoli).

Professores Ana Cláudia, Renato, Ricardo Plaza e Vitor na escola Frúgoli

Os bolsistas do IFSP realizaram suas palestras em uma sala com recursos audiovisuais para suas apresentações que foram feitas em powerpoint e que usaram vídeos curtos sobre temas científicos que estão disponíveis no youtube. Alunos de diferentes turmas da Escola Frúgoli foram selecionados para assistirem estas palestras, a partir dos seus interesses por questões relacionadas às diversas ciências naturais.

Alunos presentes nas apresentações na Escola Frúgoli

No início das apresentações o professor Ricardo Plaza explicou aos alunos presentes um pouco a respeito do IFSP, de sua história, de seus cursos e das formas de seleção para entrar nestes cursos.

Na sequência, o estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen apresentou sua palestra sobre ficção científica e ensino de física. Em sua apresentação, após discorrer sobre a história da ficção científica, ele explicou a respeito dos diversos gêneros de ficção científica existentes, como é o caso, por exemplo, do Cyberpunk.

Palestra de Rafael Sorensen na escola Frúgoli

Em seguida, o estudante de licenciatura em física Ryan Nepomuceno, realizou uma apresentação sobre exoplanetas, um tema que iniciou o seu desenvolvimento basicamente nos anos 1990, quando foi detectado o primeiro planeta orbitando uma outra estrela além do sol.

Palestra de Ryan na escola Frúgoli

A palestra seguinte sobre a galáxia de Andrômeda, foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Henrique Madeo. Ele explicou aos alunos presentes a respeito dos diferentes tipos de galáxias que existem e abordou um pouco a respeito da provável colisão da galáxia de Andrômeda com a nossa galáxia (a Via Láctea) dentro de alguns bilhões de anos.

Palestra de Henrique na escola Frúgoli

Finalmente, a estudante de licenciatura em física Larissa Comodaro apresentou aos alunos uma palestra sobre as ondas gravitacionais. Larissa após explanar um pouco a respeito da história da física envolvida no estudo das ondas gravitacionais, procurou explicar aos presentes a complexidade e as dificuldades existentes para a detecção de ondas gravitacionais.

Palestra de Larissa na escola Frúgoli

Ao final das palestras, o diretor da escola Frúgoli, professor Vitor, ressaltou aos alunos presentes como era importante que eles valorizassem o ambiente escolar nos quais estudam e, em particular, palestras como estas, de modo a que eles se sentissem mais incluídos na sociedade do conhecimento atual, o que mais a frente pode abrir oportunidades acadêmicas e profissionais para eles. O professor Ricardo Plaza agradeceu ao professor Vitor e aos demais gestores da Escola Frúgoli pela oportunidade aberta para que os alunos do IFSP pudessem apresentar alguns dos resultados acerca das pesquisas e atividades de extensão que estão desenvolvendo.

Professores Ricardo e Vitor conversam com alunos da escola Frúgoli

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.