FÍSICA

Licenciandos em Física realizaram atividade educacionais na Fundação CASA

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 20h04 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 20h25

Na manhã do dia 10 de novembro de 2022, quinta-feira, quatro estudantes universitários do curso superior de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que orienta os seus trabalhos de extensão, ensino e pesquisa, estiveram presentes na Fundação CASA de Caraguatatuba, onde realizaram apresentações educacionais de divulgação científica, sobre temas de diferentes áreas da ciência para alunos de ensino médio que estudam na Fundação CASA. Os licenciandos que participaram desta atividade foram Kamily Xavier, Michele Feitosa, José Euripedes Brito e Rodrigo Bicudo.

Imagem 1 – Rodrigo, José, Kamily e Michele em frente à Fundação CASAImagem 1 – Rodrigo, José, Kamily e Michele em frente à Fundação CASA

Kamily, até outubro de 2022, foi bolsista do projeto de extensão “Atividades Audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela internet” coordenado pelo professor Ricardo Plaza e fomentado com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP. Michele é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ciências da Terra, Ensino de Física e Divulgação Científica”, com bolsa PIBITI, fomentada pelo CNPq, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. José é orientado pelo professor Ricardo Plaza no projeto de pesquisa de iniciação científica “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”, com bolsa fomentada pela FAPESP. Rodrigo foi bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Alfabetização Científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, fomentado pela FAPESP, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, entre novembro de 2021 e outubro de 2022.

Imagem 2 – Apresentação feita por KamilyImagem 2 – Apresentação feita por Kamily

O convite inicial para realizar esta atividade partiu da professora Cintia Ribeiro de Jesus, que leciona matemática para os alunos da Fundação CASA e que fez o curso de Licenciatura em Matemática no IFSP-Caraguatatuba; durante o seu curso de graduação Cintia foi orientada pelo professor Ricardo Plaza em atividades de extensão, ensino e pesquisa. A atividade foi organizada com o apoio da professora Maria Cristina de Oliveira, coordenadora pedagógica na Fundação CASA.

Imagem 3 – Professores Cintia, Ricardo e Maria CristinaImagem 3 – Professores Cintia, Ricardo e Maria Cristina

A primeira apresentação foi realizada por Kamily e teve como título “Física para Todos”. Em sua apresentação, Kamily procurou destacar a importância das mulheres na História da Física, enfatizando algumas cientistas como Caroline Herschel, Marie Curie, Emmy Noether, Lise Meitner, Vera Rubin e Andrea Ghez, e ressaltando também a importância de físicas brasileiras como Marcia Barbosa, Angela Olinto e Katemari Rosa.

A segunda apresentação, feita por Michele, foi intitulada “História da Terra”. Nela Michele, explanou acerca da origem do planeta Terra e da evolução de nosso planeta ao longo das várias eras geológicas. Ela também destacou que o consenso científico atual acerca da idade aproximada da Terra é de 4,5 bilhões de anos (4.500.000.000 anos) e explicou que a Terra tem uma estrutura interna que pode ser dividida em crosta, manto (externo e interno) e núcleo (externo e interno).

A terceira apresentação foi realizada por José e intitulou-se “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica”. José explicou aos presentes os fundamentos da área emergente de pesquisa denominada de “Astrobiologia” que procura estudar as condições para a existência de vida no Universo, inclusive investigando a possibilidade de que haja vida em planetas do sistema solar (como em Marte ou em Vênus) ou em satélites naturais de planetas gigantes do sistema solar (como no caso de luas de Júpiter ou de Saturno) ou até mesmo em exoplanetas (planetas orbitando outras estrelas que não sejam o Sol).

A quarta e última apresentação que foi realizada por Rodrigo teve como título “Alfabetização Científica: sua importância para a sociedade”. Rodrigo, após iniciar explicando a etimologia da palavra “alfabetização”, ressaltou que se alguém é analfabeto, isso significa que esta pessoa é privada do conhecimento do alfabeto. Em específico ele lembrou a frase do divulgador da ciência Neil deGrasse Tyson: “Se você não é alfabetizado cientificamente, é como se estivesse fora do processo democrático sem saber disso”. Rodrigo destacou que conhecimento é poder e que quanto mais uma pessoa sabe, melhores tendem a ser as decisões dela, sendo que isso servirá para essa pessoa por toda a vida.

Imagem 4 José durante a sua apresentaçãoImagem 4 José durante a sua apresentação

Atividades didáticas como esta podem ajudar a despertar o interesse de alunos por diferentes áreas científicas, em especial por campos da Física.

Imagem 5 – Professor Ricardo com José, Kamily, Michele e RodrigoImagem 5 – Professor Ricardo com José, Kamily, Michele e Rodrigo

Professores e gestores que tiverem interesse que suas instituições de ensino participem de futuras ações educacionais de extensão como essa podem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza com este propósito.