FÍSICA

Licenciandas em Física participam do VI Encontro Regional de Ensino de Física

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 14h13 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 14h25

Entre os dias 9 e 11 de outubro de 2023, de segunda-feira a quarta-feira, duas estudantes universitárias do curso de Licenciatura em Física do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Livia Jeniffer Faria da Silva e Nicoli Rocha Santos, participaram de modo presencial do VI Encontro Regional de Ensino de Física (EREFIS) que ocorreu no IFSP-Itapetininga. Elas apresentaram, durante o EREFIS, trabalhos acadêmicos que foram aprovados pela organização do evento. Ambas são orientadas do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente de Física do IFSP-Caraguatatuba) em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

Imagem 1 – Nicoli Rocha e Livia Jeniffer no EREFISImagem 1 – Nicoli Rocha e Livia Jeniffer no EREFIS

O VI Encontro Regional de Ensino de Física (EREFIS) contou com diferentes tipos de atividades (palestras, oficinas, mesas-redondas, webnários etc.). A programação e mais informações acerco do VI EREFIS podem ser obtidas pelo link https://www.even3.com.br/vi-erefis/.

Imagem 2 – Programação do VI EREFISImagem 2 – Programação do VI EREFIS

Durante o VI EREFIS, a licencianda Nicoli Rocha Santos apresentou, na forma de banner, o trabalho acadêmico intitulado “Relato de atividades do Programa de Residência Pedagógica envolvendo experimentos de eletricidade no ensino médio” em que ela é a primeira autora, o licenciando em Física pelo IFSP-Caraguatatuba Flavio Gil Alves Paiva é o segundo autor, a Profa. Dra. Nadjara dos Santos é a terceira autora e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira é o quarto autor. Atualmente, Nicoli é bolsista residente do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 3 – Nicoli ao lado do seu banner com a professora Ariane Braga Oliveira Imagem 3 – Nicoli ao lado do seu banner com a professora Ariane Braga Oliveira

Por sua vez, também durante o VI EREFIS, a licencianda Livia Jeniffer Faria da Silva apresentou, na forma de banner, o trabalho acadêmico intitulado “Ações educacionais sobre a participação das mulheres na astronomia e astrofísica” em que ela é a primeira autora e o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira é o segundo autor. Atualmente, Livia é bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática”, com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo IFSP), sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 4 – Livia Jeniffer ao lado seu banner com o professor Jonny Nelson TeixeiraImagem 4 – Livia Jeniffer ao lado seu banner com o professor Jonny Nelson Teixeira

Esta sexta edição do EREFIS – que foi uma iniciativa promovida pelo curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Itapetininga – teve como tema central "As Diferentes Áreas de Atuação da Física". O intuito foi destacar as múltiplas facetas da carreira de um físico, desde pesquisa e inovação até educação e aplicações práticas, de modo a fomentar discussões que inspirem e informem os participantes sobre as diversas oportunidades que essa carreira oferece.

Imagem 5 – Palestra do professor Roberto Boczko sobre Astronomia de PosiçãoImagem 5 – Palestra do professor Roberto Boczko sobre Astronomia de Posição

Os objetivos do VI EREFIS foram:

- Integrar os estudantes da física de outras faculdades.

- Ampliar a visão da aplicação da física.

- Discutir e amadurecer assuntos desafiadores da área.

- Valorizar a divulgação científica e a apresentação da ciência de base.

- Explorar abordagens e metodologias inovadoras integrando tecnologia no ensino.

- Promover a troca de experiências e a atualização sobre as novas tendências educacionais.

- Fortalecer redes profissionais e estimular debates construtivos.

- Estimular a colaboração regional e a apresentação de trabalhos

Imagem 6 – Professor Alberto Luis Dario Moreau Imagem 6 – Professor Alberto Luis Dario Moreau

Nicoli e Livia relataram, após o término do evento, que participar no EREFIS foi muito importante para elas perceberem as possibilidades profissionais e acadêmicas relacionadas ao curso de Licenciatura em Física. Em particular, a participação no EREFIS ajudou-as a se aprofundarem em diversos aspectos dos trabalhos acadêmicos que vem sendo realizados por elas.

Imagem 7 – Alto do site de divulgação do EREFISImagem 7 – Alto do site de divulgação do EREFIS

Nicoli e Livia – bem como seu orientador, professor Ricardo Plaza – agradecem tanto ao IFSP-Caraguatatuba pelo fomento concedido para ambas participarem do VI EREFIS (que foi viabilizado por meio do edital 69 de 22 de setembro de 2023 do IFSP-Caraguatatuba – Programa de Ações Universais e Apoio Didático Pedagógico), quanto à equipe de organização do VI EREFIS pelo profissionalismo, pela dedicação e pelo acolhimento que colaborou muito para que a participação das duas estudantes universitárias neste Congresso transcorresse da melhor forma possível; em particular, agradecem muito aos professores Alberto Luis Dario Moreau, Jonny Nelson Teixeira e Ariane Braga Oliveira.

Os professores do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba incentivam os seus estudantes a participarem de atividades de ensino, extensão e pesquisa similares a esta, com o intuito de colaborar para a sua formação acadêmica.