NAPNE

Levantamento de Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas - 2022

Publicado: Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 10h33 | Última atualização em Quarta, 09 de Fevereiro de 2022, 10h34

Você sabe o que é o NAPNE?

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é responsável por apoiar os estudantes que se declaram com necessidades educacionais específicas (NEE), buscando favorecer seu acesso ao conhecimento, assim como sua permanência e êxito no curso escolhido. As Necessidades Educacionais Específicas são condições/ situações temporárias ou permanentes que dificultam a aprendizagem de determinada pessoa. Sobretudo, as ações do NAPNE têm como foco o público – alvo da Educação Especial, o qual envolve às pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação.

Quem faz parte do NAPNE?

O NAPNE é constituído por servidores, estudantes e representantes da comunidade externa do IFSP que, voluntariamente, se candidataram a fazer parte da equipe. Possui uma regulamentação próprio e realiza reuniões ordinárias e extraordinárias para acompanhamento e apoio das situações acadêmicas dos estudantes com NEE, além de instigar ações que promovam a inclusão.

Como solicitar apoio ao NAPNE?

Os estudantes que ingressarem nas vagas destinadas para pessoas com deficiência ou que se declararem no momento da matrícula com alguma necessidade educacional específica, automaticamente, serão encaminhados ao NAPNE para entrevista e análise quanto à necessidade de acompanhamento e apoio. Sobretudo, existem estudantes que ainda não tiveram a oportunidade de informar sobre suas reais condições.

Para isso, o Núcleo elaborou um formulário (https://forms.gle/Xti5gJVEd3Bgw5za6) que deverá ser preenchido até dia 28/02/2022, por todos os estudantes, tanto ingressantes, como veteranos, que acreditam ter alguma necessidade relacionada à uma elevada capacidade ou dificuldade de aprendizagem. Lembrando que as informações fornecidas serão arquivadas em sigilo e possibilitará à equipe realizar os encaminhamentos necessários.

Divulgue e participe, mesmo que não tenha NEE!

Se souber de alguém que necessite de apoio e está matriculada no nosso campus, divulgue!! E se tiver sugestões sobre a atuação do NAPNE, entre em contato conosco Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.