Lançamento de Livro

Lançamento de livro “Fundamentos de Hidráulica de Canais” em parceria com SDSU

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 20h15 | Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 21h01

No dia 02 de julho de 2020, foi realizado o lançamento oficial do livro "Fundamentos de Hidráulica de Canais", do Prof. Dr. Victor Ponce da San Diego State University (SDSU) traduzido para o português pela Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis, do IFSP Câmpus Caraguatatuba.

O contato inicial entre os pesquisadores envolvidos no projeto foi realizado durante o XXVIII Congresso Latino-americano de Hidráulica, realizado em Buenos Aires, Argentina, em setembro de 2018 (Figura 1), comprovando a importância da participação contínua dos docentes em eventos técnico-científicos.

Figura 1 – Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, Engª Me. Janaina da Silva e Prof. Dr. Victor Ponce no XXVIII Congresso Latino-americano de Hidráulica em 2018.

O trabalho foi um dos resultados obtidos durante a licença capacitação da Profª. Drª Vassiliki Boulomytis ao longo do primeiro trimestre de 2020, no VISUALAB da SDSU, com proposta de pesquisa na área temática de hidráulica de canais (Figura 2).

Figura 2 – Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis no VISUALAB da SDSU.

O VISUALAB é um laboratório de ensino e pesquisa em computação aplicada à hidrologia e hidráulica, no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da San Diego State University, Califórnia, EUA. No laboratório são desenvolvidos softwares com protocolo padrão, entre eles, HTML, CSS e PHP. O laboratório apresenta uma coleção de quase 400 scripts para uma variedade de aplicações, incluindo fluxo constante e instável, fluxo gradualmente variado e rapidamente variado, evapotranspiração, propagação de inundação, transporte de sedimentos, projetos de canais, qualidade da água, entre outros. Também apresenta uma coleção de 620 vídeos, técnicos e não técnicos, acessados livremente online.

O processo de concepção e produção do livro em português contou também com a colaboração da Profª. Drª. Samara Salamene, do IFSP Câmpus Caraguatatuba, durante o seu pós-doutoramento e Engª. Janaina da Silva, durante o seu mestrado, sendo ambos os programas no VISUALAB da SDSU (Figura 3). Mais informações sobre a equipe do VISUALAB podem ser acessadas aqui.

Figura 3 – Profª. Drª. Samara Salamene e Engª Me. Janaina da Silva no VISUALAB da SDSU.

O lançamento do livro foi celebrado virtualmente por meio da plataforma Zoom, com colegas e professores, que de alguma forma, sempre apoiaram o projeto: Prof Dr  Antonio Carlos Zuffo e Prof Dr José Gilberto Dalfré Filho (UNICAMP), Dr. Demetrios Christofidis (representando a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional), Prof Emérito Dr Fazal Chaudhry (EESC USP), Prof Dr Jorge Prieto Villarroya (Universidad Nacional de Santiago del Estero, Argentina), Prof Dr José Américo A. S. Filho (IFSP), Prof Dr. Victor Miguel Ponce (SDSU)  e Engª. Me. Janaina da Silva, ex-aluna e colaboradora da SDSU (Figura 4).

Figura 4 – Lançamento virtual do livro “Fundamento de Hidráulica de Canais” em português no dia 02 de julho de 2020.

O vídeo de apresentação do livro pode ser observado aqui. Já o encontro na íntegra pode ser acessado aqui. Ambos os vídeos foram produzidos pela Engª. Me. Janaina da Silva, com prévia autorização de todos os participantes. Já o livro ‘Fundamentos de Hidráulica de Canais” pode ser acessado na parte superior direita do site, clicando na caixa "Hidráulica de Canais" (Figura 5).

Figura 5 – Opções de acesso online do livro “Fundamento de Hidráulica de Canais”.

O livro tem uma concepção extremamente inovadora. Ele foi traduzido em linguagem HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto) para construir e estruturar o conteúdo na WEB e tem acesso livre, ou seja, qualquer pessoa pode utilizá-lo sem restrição de acesso ao seu conteúdo. Algumas das vantagens de produções nesse formato são:

• O livro pode ser sempre atualizado.
  • É totalmente gratuito.
  • Está disponível online.
  • Tem muitas ilustrações coloridas sem nenhuma restrição.
  • É navegável entre os capítulos, ou seja, pode acessar outro capítulo, ou outra parte do mesmo para aprimorar o conhecimento da leitura de determinado conteúdo.
  • Faz amplo uso de cálculos online.
  • Apresenta links diretos para vídeos ou referências importantes da literatura.
  • Está sempre ativo, sujeito a alterações, à medida que erros de digitação e outros erros são identificados e corrigidos, mas permanecem passíveis de melhorias à medida que novos desenvolvimentos surgem na atualidade.

Além do livro, a Profª Dra. Vassiliki Boulomytis também traduziu, interpretou e editou os vídeos referentes ao “Fluxo sob comportas” e “Vertedouro Triangular”. Devido à pandemia do COVID-19 e retorno antecipado ao Brasil, não foi possível finalizar o seu trabalho com os demais vídeos de experimentos laboratoriais, mas que felizmente foi concluído pela Engª Me. Janaina da Silva, propiciando a sua utilização imediata por alunos e professores brasileiros, considerando o momento atual de isolamento social, sendo eles: “Vertedouro de Soleira Espessa”, “Escoamento Uniforme” e “Ressalto Hidráulico” (Figura 6).

Figura 6 – Vídeos de experimentos laboratoriais em hidráulica de canais no site do VISUALAB (em português).

A Profª Dra. Vassiliki Boulomytis agradece ao IFSP, a SDSU e à toda a equipe do VISUALAB, especialmente ao Prof. Dr. Victor Miguel Ponce, pela oportunidade de participar de um projeto tão grandioso. Que esse livro possa inspirar muitos autores e instituições a produzirem materiais de qualidade com acesso livre, garantindo a inclusão e o aprimorando da educação e da ciência no Brasil e no mundo!!

Autoria: Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis