Início > Noticias > Laboratório de Física recebe alunos da escola Euclydes para atividades didáticas
LICENCIATURA EM FÍSICA

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h53 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 12h53

Nos dias 28 e 29 de março de 2019, quinta-feira e sexta-feira, o câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) recebeu a visita de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euclydes Ferreira, do 9º ano, para conhecerem os cursos existentes e a infraestrutura do câmpus. Uma das atividades realizadas ocorreu no laboratório de Física da instituição: as estudantes do 5º semestre da Licenciatura em Física, Lara Cardoso Nunes da Silva e Larissa Siqueira Vieira Nogueira, acompanhadas pelo Prof. Dr. Alex Lino (coordenador do curso de Licenciatura em Física), apresentaram aos alunos visitantes alguns experimentos com o objetivo de despertar o interesse pela ciência.

Professor Alex (ao fundo) com alunos da Escola Euclydes

Durante a visita, os alunos acompanharam o desenvolvimento das explicações acerca dos experimentos – que foram montados pelas alunas monitoras Lara e Larissa – que procuraram destacar os conceitos físicos envolvidos.

Lara apresenta experimento de Física aos alunos

Os alunos da Escola Euclydes se mostraram bastante curiosos a respeito dos fenômenos físicos que foram apresentados e tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais a respeito da Física envolvida em cada experimento.

Larissa aborda a Física existente em um experimento científico

Alguns dos alunos da Escola Euclydes presentes puderam até manipular alguns dos experimentos expostos e foram incentivados a, de modo ativo, procurarem explicações estruturadas a respeito do fenômeno físico em questão em cada experiência. Diversos dos alunos presentes visivelmente demonstraram um vívido interesse pela Física que foi apresentada a eles.

Alunos participam diretamente de experimento sobre rotações

A participação de alunos de ensino fundamental em atividades deste tipo é muito importante, pois estimula-os a se dedicarem aos estudos na área científica e amplia a sua visão de mundo ao apresentar possibilidades acadêmicas concretas existentes para eles no futuro, por exemplo, numa instituição pública, gratuita e de qualidade como o IFSP.

Professor Alex explica conceitos de Física para alunos da Escola Euclydes

Atividades educacionais científicas deste tipo são regularmente organizadas por professores e alunos do curso de Licenciatura em Física. Seu objetivo principal é despertar o interesse pela ciência por parte de alunos de escolas de ensino fundamental e de ensino médio. Professores e gestores de escolas que pretendem que seus alunos participem de atividades deste gênero podem procurar a coordenação do curso de Licenciatura em Física para juntos organizarem os detalhes.