Início > Noticias > III Workshop GETIS - Grupo de Engenharia, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade
Workshop

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 11h17 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 11h19

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020, foi realizado o III Workshop GETIS - Grupo de Engenharia, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade. O evento ocorreu de forma virtual no dia 11 de dezembro de 2020, das 10h30 às 12h30, por meio da web conferência do IFSP e live transmitida pelo YouTube.

O workshop foi organizado pela Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis, que é líder do grupo de pesquisa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e pelo Prof. Renan Mendes, que ministra a disciplina de Eletrotécnica e Energia no curso de bacharelado em engenharia civil.

A Profa. Vassiliki fez a abertura do evento, apresentando o propósito do GETIS para a comunidade, e em seguida foi moderadora dos demais painéis. A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Teófilo Miguel de Souza, da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Câmpus Guaratinguetá, sobre as “Energias renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo”.

Palestra ministrada pelo Prof. Dr. Teófilo Miguel de SouzaPalestra ministrada pelo Prof. Dr. Teófilo Miguel de Souza

A segunda palestra foi ministrada pelo Dr. Filipi Antônio Marques Falcetta, que é engenheiro e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Ele atua na área de Recursos Hídricos no núcleo de Cidades e Meio Ambiente e ministrou a palestra sobre os “Desafios e oportunidades na operação do setor elétrico brasileiro”.

Palestra ministrada pelo Dr. Filipi Antônio Marques FalcettaPalestra ministrada pelo Dr. Filipi Antônio Marques Falcetta

Após a finalização das palestras, foi realizado um debate sobre o panorama energético no Brasil e no Mundo, principalmente no quesito sustentabilidade e inovação para geração e distribuição, com a participação do segundo palestrante, Dr. Filipe Falcetta.

Debate sobre o panorama energético no Brasil e no mundo.Debate sobre o panorama energético no Brasil e no mundo.

Nesse workshop, a temática principal referiu-se às energias renováveis e ao setor elétrico brasileiro devido à sua relevância para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do âmbito regional ao nacional. O propósito do evento também foi de divulgar para a comunidade as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo GETIS de forma a estimular os alunos a realizarem atividades paralelas ao curso, tanto em termos de pesquisa como em ensino e extensão. A sinergia entre esses três eixos promovem de forma eficiente a difusão e o compartilhamento de conhecimento.

O evento pode ser visualizado na íntegra por meio do link.

Os organizadores do evento, em nome do IFSP Câmpus Caraguatatuba, agradecem aos palestrantes pela sua participação e também aos ouvintes, por terem prestigiado mais um evento elaborado na nossa instituição, para a difusão de conhecimento junto à comunidade.

Autores: Profa. Dra. Vassiliki Boulomytis e Prof. Esp. Renan Mendes de Souza

Assunto(s): GETIS