Início > Noticias > IFSP terá Colóquio sobre a História da Teoria da Relatividade
Licenciatura em Física

IFSP terá Colóquio sobre a História da Teoria da Relatividade

Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 13h19 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 10h14
  • Título do Colóquio: “A Teoria da Relatividade: Origens Históricas e Impactos na Cultura do Século XX”.

• Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

• Conferencista: Prof. Dr. Ivã Gurgel.

• Dia do Colóquio: 20 de maio de 2019 (segunda-feira).

• Horário do Colóquio: das 19h00 às 20h40 da noite.

• Tema: Albert Einstein é um dos nomes mais reconhecidos da ciência, tendo sido eleito personalidade do século XX pela revista Time. Contudo, seu reconhecimento popular nem sempre é acompanhado por algum conhecimento sobre o seu trabalho como físico. Assim, podemos questionar: as contribuições de Einstein teriam sido realmente tão grandiosas como dizem? O objetivo deste colóquio será o de, primeiramente, explicar as contribuições de Einstein aos problemas presentes nas pesquisas em Física no início do século XX. Ao mesmo tempo que será reconhecida a importância de Einstein, se buscará mostrar que seu trabalho não ocorreu de modo isolado, sendo fruto de preocupações características de uma época. Em um segundo momento discutiremos o processo de aceitação desta teoria após as observações feitas durante o eclipse de 1919. Mostraremos que a fama de Einstein não é apenas fruto do reconhecimento de seu trabalho como cientista, mas que também é fortemente influenciada pelo contexto sociopolítico do pós-guerra.

• Ivã Gurgel é Professor no Instituto de Física da USP e possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de doutorado no laboratório SPHERE - Sciences, Philosophie e Histoire do CNRS-França. Tem experiência nas áreas de História da Ciência, Epistemologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, História da Ciência no Brasil, Estudos Culturais da Ciência e Teorias Críticas de Currículo. É membro do Centro de História da Ciência da USP e coordena o Grupo de Teoria e História dos Conhecimentos (TeHCo) e o Acervo Histórico do IFUSP [portal.if.usp.br/tehco/].

• Público-alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

• As atividades deste Colóquio são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é cultural e educacional.

• Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir este Colóquio, basta comparecer ao auditório no horário em que ele ocorrerá. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação na portaria do IFSP.

• Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba).

• Estas atividades educacionais estão vinculadas diretamente aos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” que vem sendo realizado no IFSP-Caraguatatuba desde 2015.

• Por favor: ajude a divulgar este evento cultural, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.