Colóquio no IFSP

IFSP terá Colóquio “Amazônia em chamas e conflitos territoriais”

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 12h26 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 13h13

Título do Colóquio: “Amazônia em chamas e conflitos territoriais”

Local: Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) - Câmpus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

Conferencista: Prof. Me. Jeferson Luiz Choma

Dia do Colóquio: 20 de setembro de 2019 (sexta-feira)

Horário do Colóquio: das 16h15 às 18h30.

Tema: A Amazônia em chamas acendeu a indignação das ruas e ganhou dimensão mundial. As mobilizações tomaram o Brasil e o mundo. Mas a fumaça escura que pairou sobre o Centro-Sul do Brasil foi um alerta sobre o avanço da destruição da maior floresta tropical do planeta. As florestas tropicais brasileiras (a Mata Atlântica e, especialmente, a Amazônia) são fundamentais para a mitigação das mudanças climáticas. Contudo, o avanço do agronegócio e de uma visão mercantilizada dos recursos naturais ameaçam esses dois biomas e criam graves conflitos sociais e territoriais. Nesse sentido, como alertava Chico Mendes na década de 1980, é importante compreender a ação dos chamados “povos da floresta” como sujeitos sociais que defendem seus territórios e biomas face a uma degradação cada vez maior da natureza (e dos procedimentos bio-físico-químicos que a constituem) nos processos de produção e reprodução do capital.

Jeferson Luiz Choma é mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), na área de Geografia Humana. O título de sua dissertação de mestrado foi “Os saberes do camponês da floresta: modo de vida, conflitos e etnoconhecimento seringueiro na RESEX Chico Mendes (AC)”

Público alvo: estudantes do IFSP e qualquer pessoa das comunidades interna e externa ao IFSP que esteja interessada nos temas que serão discutidos.

As atividades deste Colóquio são totalmente GRATUITAS e abertas a todos os interessados. O seu objetivo é cultural, educacional e científico.

Inscrição: não é necessário se inscrever para assistir este Colóquio, basta comparecer ao auditório no horário em que ele ocorrerá. Os membros da comunidade externa precisam apenas apresentar um documento de identificação (com foto) na portaria do IFSP.

Responsável pela atividade: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente do IFSP-Caraguatatuba) e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana (estudante do curso de Licenciatura em Física da IFSP-Caraguatatuba)

Estas atividades educacionais estão vinculadas às ações desenvolvidas pelo Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov (do IFSP-Caraguatatuba) e aos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” que vem sendo realizados no IFSP-Caraguatatuba desde 2015.

Por favor: ajude a divulgar este evento cultural, compartilhando este informativo em redes sociais e grupos de whatsapp.