Início > O que é? > Notícias > IFSP participou do Empreenda Caraguatatuba 2018
Empreenda Caraguatatuba

IFSP participou do Empreenda Caraguatatuba 2018

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 12h20 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 12h20 | Acessos: 1037

Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2018, de quinta-feira a domingo, nos períodos vespertino e noturno, entre 14h e 20h, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus de Caraguatatuba, estiveram presentes no “Empreenda Caraguatatuba 2018”, um evento promovido pela prefeitura e que ocorreu na Praça da Cultura, ao lado da praia, nas proximidades do centro da cidade de Caraguatatuba.

Servidores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba durante o Empreenda Caraguatatuba 2018

O “Empreenda Caraguatatuba 2018” visou incentivar a integração entre comércio, indústria, serviços, instituições de fomento, universidades e comunidade, com temas relacionados a iniciativas empreendedoras no município, ao fortalecimento da rede de empresas locais, ao fomento para atrair novas empresas para se instalarem no município, ao fortalecimento da cultura do empreendedorismo e à formalização de trabalhadores autônomos.

Jovem se diverte participando de um experimento de física

Mais de 100 expositores estiveram presentes na Praça de Cultura  que se tornou uma espécie de vitrine de apresentação de seus trabalhos e um ambiente ideal para compartilhar experiências de sucesso.

Comunidade presente no estande do IFSP-Caraguatatuba em 8 de novembro de 2018

Em particular, nas tardes dos dias 8 e 9 de novembro, estiveram presentes de forma maciça muitos estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, particularmente bolsistas do “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (Pibid) da Licenciatura em Física e do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, bem como bolsistas de iniciação científica.

Comunidade presente no estande do IFSP-Caraguatatuba em 9 de novembro de 2018

Para despertar a curiosidade do público presente a respeito de leis e conceitos científicos, os estudantes e professores da Licenciatura em Física levaram diversos experimentos físicos que atraíram a atenção de muitos dos visitantes presentes na Praça da Cultura. Este foi o caso, por exemplo, do agente de trânsito Eduardo Alves que se formou no curso de Edificações do IFSP-Caraguatatuba e interagiu com alguns dos experimentos de física expostos.

Agente de trânsito Eduardo Alves realiza experimento de física

A organização do evento “Empreenda Caraguatatuba 2018” destinou um estande para uso exclusivo do IFSP que foi utilizado ativamente para apresentação dos diversos cursos existentes no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Estande do IFSP-Caraguatatuba do Empreenda Caraguatatuba 2018

Os estudantes de licenciatura em física presentes, por exemplo, procuraram esclarecer para muitos curiosos os princípios de física que explicavam muitos dos fenômenos experimentais que ficavam evidenciados a partir dos equipamentos que foram deslocados para o estande do IFSP no evento.

Explicação sobre o princípio de conservação de momento angular

Para que o estande do IFSP estivesse equipado com experimentos científicos e materiais para a exposição audiovisual acerca dos cursos da instituição, muitos servidores e estudantes contribuíram voluntariamente para que isto acontecesse.

Professores e estudantes levando equipamentos para o evento

A participação da comunidade do IFSP-Caraguatatuba no evento “Empreenda Caraguatatuba 2018” foi fundamental para dar uma maior visibilidade para os cursos da instituição e para enfatizar a sua importância para o desenvolvimento educacional do litoral norte paulista.

Priscila, Ricardo, Dionysio e Maíra

O IFSP-Caraguatatuba agradece profundamente a todos os docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes que ajudaram a dar vida ao estande da instituição no evento “Empreenda Caraguatatuba 2018”. Mais informações sobre este evento podem ser encontradas aqui.