16 Dias de Ativismo

IFSP participará dos “16 dias de ativismo” com cinedebate sobre “Thelma & Louise”

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 13h07 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h23

Neste ano de 2019, com o intuito de realizar um movimento em prol da Não Violência, a Prefeitura de Caraguatatuba, está organizando a campanha “16 dias de ativismo” que ocorrerá entre o dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e o dia 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo é colaborar para a conscientização geral, alertando a sociedade para a importância desse tema, de modo a dar visibilidade à luta contra preconceitos sociais, raciais e de gênero, e combater a violência que atinge mulheres, homossexuais, idosos, crianças, adolescentes, etc. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no artigo “16 dias de ativismo visa conscientizar população contra as violências” que está disponível gratuitamente para ser acessado e lido aqui. O IFSP-Caraguatatuba participará dos “16 dias de ativismo” com a realização de um cinedebate sobre o filme “Thelma & Louise”, em 07/12/2019, a partir das 09h30 da manhã.

Foto: Programação do evento “16 dias de ativismo” que ocorrerá em Caraguatatuba a partir de 25/11/2019

O evento “16 dias de ativismo” em Caraguatatuba é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e conta com o apoio de outras Secretarias Municipais (tais como a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e a Secretaria de Esportes e Recreação), do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Condição Feminina, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, da Fundacc, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Caraguatatuba, da Defensoria Pública e do Ministério Público.

Foto: Dia 25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

Em 25 de novembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU decidiu proclamar esta data como Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, para estimular que o Poder Público e a Sociedade Civil organizada realizassem eventos anuais com o propósito da erradicação da violência contra a mulher. Mais informações sobre esta data podem ser obtidas no artigo “25 de novembro: Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher” que pode ser acessado e lido aqui. A data de 25 de novembro foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, “Las Mariposas”, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs haviam sido presas e torturadas várias vezes, mas, apesar disso, continuavam a luta contra a ditadura de Trujillo que em 1930 tomou o controle do governo da República Dominicana (nação latino-americana situada no Caribe), com o apoio dos Estados Unidos, e governou até 1961. Mais informações sobre a ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana podem ser encontradas aqui. A morte violenta das três irmãs “Las Mariposas” causou grande comoção na República Dominicana e teve repercussão mundial. Por causa desse e de outros casos, movimentos como estes vêm crescendo, conscientizando e procurando transformar a visão da sociedade.

O IFSP-Caraguatatuba participará dos “16 dias de ativismo” realizando um cinedebate no dia 07/12/2019, um sábado, com a exibição a partir das 09h30 da manhã do filme “Thelma & Louise” no auditório da instituição. Após o filme ser exibido, os temas abordados por ele serão discutidos pelo público presente.

Foto: Cartaz de divulgação do cinedebate sobre “Thelma & Louise”

O debate sobre o filme “Thelma & Louise” será conduzido pela equipe de bolsistas orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, coordenador do projeto de extensão “Cinedebate” que é realizado no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Qualquer pessoa das comunidades interna ou externa ao IFSP pode participar deste cinedebate que é uma atividade cultural gratuita. Não é necessário se inscrever: basta comparecer no auditório da instituição no dia e horário do cinedebate. Cidadãos da comunidade externa ao IFSP precisam apenas apresentar um documento de identificação com foto na portaria da instituição junto aos seguranças, para poderem entrar no prédio.