FÍSICA

IFSP oferecerá Minicurso de Astronomia de 2023 aberto para a comunidade externa

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h08 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h08

CONVITE A TODOS OS INTERESSADOS DAS COMUNIDADES EXTERNA E INTERNA AO IFSP

Venha participar desta atividade. Traga um documento de identidade com foto para se identificar e apresentar na portaria do IFSP

- Link para inscrição: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/6218/

- Observação: se existirem lugares livres disponíveis nas salas em que ocorrerá, mesmo as pessoas não inscritas poderão participar desta atividade (se existirem vagas, as inscrições poderão ser feitas pelo link até o momento em que o evento se iniciar).

- Título do evento: “Minicurso de Astronomia do IFSP-Caraguatatuba de 2023”

- Local: Salas C103 e C104 (no dia 19/10/2023) e Auditório (no dia 20/10/2023) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) do Campus Caraguatatuba – Avenida Bahia, 1739 – Indaiá – Caraguatatuba/SP.

- Dia e horário das aulas deste Minicurso de Astronomia: 19 e 20 de outubro de 2023 (quinta e sexta-feira), de tarde, entre 14:00 e 19:00 (a carga horária total é de 10 horas).

- Tema: O Minicurso de Astronomia pretende ser uma introdução à Astronomia de modo a apresentar uma visão geral sobre este campo do conhecimento humano, incluindo a sua importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, a sua história e os seus principais tópicos de estudo e de pesquisa, em particular na Astrofísica e na Cosmologia. Após as aulas, no final da tarde e início da noite, se for possível e se o clima colaborar, ocorrerão observações do céu noturno com os telescópios do IFSP-Caraguatatuba, no espaço existente atrás do auditório.

- Público-alvo: qualquer pessoa das comunidades externa e interna ao IFSP (como, por exemplo, estudantes dos diversos cursos do IFSP e alunos da educação básica de escolas da região) que esteja interessada em astronomia e nos temas que serão tratados.

- Responsável pela atividade: professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

- Durante o transcorrer da atividade ocorrerão apresentações e debates sob diferentes aspectos: científicos, educacionais, históricos, artísticos, filosóficos, éticos, políticos, comportamentais, humanos, econômicos, culturais etc.

- Este Minicurso de Astronomia é uma atividade de extensão totalmente GRATUITA e aberta a todos os interessados. É uma ação educacional cujo objetivo é cultural e que está vinculada ao projeto de curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, sendo feita com a organização dos estudantes do 1º ano deste curso e contando com o apoio da sua coordenação e dos seus docentes.

- Por favor: ajude a divulgar este evento cultural, compartilhando este informativo em redes sociais e para seus contatos e grupos de whatsapp.