IFSP compartilha experiências sobre repositórios digitais em evento nacional
Equipe apresentou trabalhos e debateu desafios e perspectivas para a gestão e visibilidade da produção científica
Integrantes da Comissão Técnica do RI-IFSP: Greissi Oliveira, Elis Regina Alves dos Santos, Daniele Spadotto e Saulo Oliveira.A Comissão Técnica do Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (RI-IFSP) participou do IV Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (ERBRD). O evento foi promovido pela Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com coorganização local da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
De abrangência nacional, o encontro teve como tema “Diversidade que inspira inovação: repositórios abertos para uma ciência equitativa”, sendo realizado em Florianópolis (SC) entre os dias 10 e 12 de junho de 2026.
Durante o evento, a Comissão Técnica do RI-IFSP apresentou dois trabalhos: “A implantação do Repositório Institucional do IFSP: histórico, desafios e perspectivas” e “Da especialização de metadados à visibilidade científica: desafios na implementação do Repositório do IFSP”. As apresentações destacaram a experiência do IFSP na implantação do repositório institucional, com reflexões sobre o processo e ênfase na revisão e ampliação de metadados, em conformidade com diretrizes e protocolos governamentais.
Os trabalhos também abordaram o papel estratégico dos repositórios como ferramentas de coleta e integração de dados em âmbito nacional, especialmente no contexto do Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Um dos principais marcos do evento foi o anúncio da institucionalização oficial da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, por meio da Portaria nº 182/2026. Criada em 2022 e coordenada pelo Ibict, a RBRD articula profissionais e gestores de repositórios institucionais, temáticos e de dados de pesquisa. Com a nova portaria, a rede passa a atuar formalmente na descentralização, expansão e disseminação de boas práticas de gestão da informação, contribuindo para a qualificação da infraestrutura digital e para a ampliação da visibilidade da produção científica brasileira.
Confira a notícia sobre o evento na página do Ibict.
Redes Sociais