Ação Ecológica

IFSP - Caraguatatuba formando cidadãos

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 11h29 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 11h29
No último dia 25 de novembro, os alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Edificações e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio realizaram uma ação ecológica, que durou por volta de 3 horas, na praia do Indaiá. A iniciativa foi da professora Juliana La Salvia, que contou com o incentivo do professor Emerson de Oliveira, assim como de outros professores; além da participação especial do aluno Ed dos Santos, do curso de Meio Ambiente,  que gentilmente apoiou a ação levando para a praia as incríveis bicicletas que ele mesmo constrói com materiais reciclados.

A ação consistiu em uma limpeza da praia, que fica localizada nas proximidades do IFSP - Caraguatatuba. Os alunos e os professores receberam luvas e sacos de lixo da Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Comunicação ajudou a divulgar o evento nas mídias sociais da Prefeitura Municipal desta cidade. Cerca de 90 kg de resíduos sólidos foram retirados da praia num trecho de aproximadamente 1 km e área de 55.000 m², e entre os objetos encontrados podemos listar brevemente alguns, como: garrafas pet, fios de telefone, um portão de madeira, papelão, lâminas de barbear, isqueiros, preservativos, pedaços de roupas, latas de alumínio, vidros, calçados, copos descartáveis, fraudas, potes da plástico, restos de redes de pesca, embalagens diversas, entre muitos outros.

É importante ressaltar que alguns dos objetos encontrados podem trazer danos às pessoas que frequentam a praia e ademais, muitos outros acumulavam água de chuvas, evidenciando, assim, possíveis focos de mosquitos da dengue, entre outros. O IFSP - Caraguatatuba, que tem como uma de suas grandes missões - formar cidadãos - vem fazendo sua parte incentivando os alunos, com esta e outras ações, a pensarem criticamente e a refletir sobre questões atuais como esta. Fica registrado, neste dia de ação ecológica, o incentivo ao cuidado com a natureza e com a humanidade.

Agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal, por meio de suas secretarias e parabenizamos todos os envolvidos.

Fonte: Profa. Esp. Juliana La Salvia Bueno