Início > O que é? > Notícias > I WORKSHOP GETIS na SNCT 2018
Grupo de Pesquisa GETIS

I WORKSHOP GETIS na SNCT 2018

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 09h10 | Última atualização em Sábado, 03 de Novembro de 2018, 11h50 | Acessos: 1274

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018, várias palestras, minicursos e encontros foram realizados no IFSP Câmpus Caraguatatuba. No dia 17 de outubro ocorreu o I WORKSHOP GETIS (Grupo de Engenharia, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade). O GETIS é cerificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) no Brasil, que  busca inventariar os grupos de pesquisa científica e tecnológica que atuam em todo o país,  e é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As informações do Diretório são referentes aos recursos humanos que compõem os grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo.

No GETIS pretende-se integrar as áreas de atuação de todos os participantes, aplicando-se técnicas inovadoras e sustentáveis para a concepção de métodos em todos os segmentos da engenharia civil. Apesar da área ser muito ampla, há um objetivo comum de inovar e propor técnicas alternativas, em micro e macro escala, focando no estudo de materiais, sistemas, ambientes construídos, arquitetônicos e naturais. Busca-se também desenvolver tecnologias de ensino apropriadas ao aprimoramento do curso técnico de edificações e de bacharelado em engenharia civil como um todo.

As linhas de pesquisa do grupo são as seguintes:

• Compósitos cimentícios e tecnologia do concreto
  • Conforto ambiental e Exposição ocupacional
  • Gestão e Planejamento na Construção Civil
  • Métodos e aplicações de topografia, Geodésia, geoprocessamento e sensoriamento remoto.
  • Patrimônio histórico e urbanismo
  • Planejamento Urbano e Ambiental
  • Processos inovativos e tecnologias na construção civil
  • Recursos hídricos, saneamento, ambiente e mudanças climáticas
  • Tecnologias aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão

Algumas das Instituições que desenvolvem parceiras com os membros do GETIS são:

• Universidade de Coimbra, Portugal
  • Curtin University of Technology, Austrália
  • Hochschule für Angewandte Wissenschaften Hamburg, Alemanha
  • Universidade Estadual de Campinas    UNICAMP, Brasil
  • Swinburne University of Technology, Austrália

O workshop foi o primeiro evento desde a criação do GETIS que ocorreu no início deste ano. Contou com a apresentação de diversos trabalhos de docentes e estudantes sobre temas inerentes ás suas pesquisas em engenharia e tecnologia aplicada.

Pesquisadores e alunos que apresentaram no I Workshop GETIS

Inicialmente foi realizada a abertura do evento pela docente, pesquisadora e líder do GETIS, Profª Drª Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, que atua nas áreas de hidráulica e saneamento, além do desenvolvimento de métodos voltados ao planejamento urbano e ambiental. Atualmente, ela orienta 5 alunos de engenharia civil e 2 alunos de edificações. A professora salientou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias e sobretudo, para a geração de possíveis soluções aos diversos problemas da sociedade. Também comentou sobre a necessidade da divulgação dos resultados obtidos nas pesquisas acadêmicas, por meio de publicações e apresentações em eventos. Afirmou que as falhas para o desenvolvimento e publicação desses materiais não condizem com o propósito inicial de nenhuma pesquisa acadêmica, de gerar e difundir conhecimento, principalmente em instituições públicas, que  visam beneficiar diretamente a comunidade.

Posteriormente, o Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho, que também é líder do GETIS, compartilhou a sua experiência de parceria com diversas instituições nacionais e internacionais. Sua atual linha de pesquisa é concentrada na área de concreto de alto desempenho, que conta com os trabalhos de iniciação científica de 5 alunos de engenharia civil.

Os professores Dr. Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa, Esp. Emerson Roberto de Oliveira e Esp. João Dalton Daibert, os alunos de engenharia civil Alexandre Anastacio Koumoulentzos, André da Silva Mendes, Fabio Santos de Souza, Gabriel Luiz Silva Breschi, Gustavo Bicudo Letcooviski, Lucas Eduardo Campeiro da Silva, Michele Kozoroski Alves de Almeida Torres, Yago Mituhiro Rucci Watanabe e os alunos de edificações Eduardo Ribeiro Silva e Newton Jose Peçanha da Silva Leme deram seguimento às demais apresentações. Todos os trabalhos apresentados encontram-se no repositório  do GETIS, clicando aqui,

Pretende-se realizar um evento como esse semestralmente, a fim de divulgar continuamente os trabalhos realizados pelo grupo, acompanhar o cronograma das atividades dos seus integrantes, verificar os resultados obtidos durante o período, e fundamentalmente, estimular a iniciação de novos alunos à pesquisa junto ao GETIS. No mais, os líderes do GETIS agradecem a todos os participantes do evento e lhes desejam muito sucesso no desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa

Participantes do I Workshop GETIS

Fonte: Prof. Me. Samir Costa Fagury e Profª Drª Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis