Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Licenciaturas

I Jornada das Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 20h29 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 20h30

Entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, ocorreram, pela manhã e de noite, diversas atividades educacionais, científicas e culturais no âmbito da I Jornada das Licenciaturas em Física e em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); nos dois dias iniciais (17 e 18 de outubro de 2022), os eventos também fizeram parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2022. Professores e alunos dos cursos de Licenciaturas em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba colaboraram para que as várias atividades previstas acontecessem. Abaixo serão descritas brevemente atividades que ocorreram nestes dias.

Em 17 de outubro de 2022, segunda-feira, entre 8:40 e 10:40 da manhã, as professoras Cristina Meyer e Mariana Maria Rodrigues Aiub ministraram a atividade educacional “Uma proposta para o uso de Escape Room em aulas de Matemática”.

Imagem 1 – Professoras Cristina Meyer e Mariana AiubImagem 1 – Professoras Cristina Meyer e Mariana Aiub

Paralelamente, em 17 de outubro de 2022, segunda-feira, entre 8:40 e 10:40 da manhã, o aluno Rodrigo de Siqueira Bicudo (estudante do curso de Licenciatura em Física), acompanhado pelo seu orientador, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ministrou a atividade educacional “Alfabetização Científica”. Esta mesma oficina educacional foi também ministrada por Rodrigo Bicudo uma segunda vez, na sexta-feira, 21/10/2022, de noite, entre 21:00 e 22:30. Esta foi uma atividade realizada no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) “Alfabetização Científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica” desenvolvido por Rodrigo Bicudo sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 2 – Rodrigo BicudoImagem 2 – Rodrigo Bicudo

Em 17 de outubro de 2022, segunda-feira, pela manhã, entre 10:40 e 12:10, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira realizou o cinedebate sobre o documentário “Fascismo Explicado” realizado pelo divulgador da ciência Átila Iamarino e com a participação como entrevistado do professor Jason Stanley, autor do livro “Como funciona o fascismo” e professor de filosofia de Yale. Este vídeo pode ser assistido gratuitamente por qualquer interessado no link <https://youtu.be/uQGPllgkGME>. Após a exibição do documentário “Fascismo Explicado”, os temas tratados nele foram debatidos pelos presentes.

Imagem 3 – Ricardo no cinedebate sobre o documentário Fascismo explicadoImagem 3 – Ricardo no cinedebate sobre o documentário Fascismo explicado

Em 17 de outubro de 2022, segunda-feira, de noite, entre 19:00 e 21:00, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira realizou, no auditório do IFSP-Caraguatatuba, o cinedebate sobre o documentário “O Fascismo em Cores”, que analisa como ocorreu a ascensão do fascismo na Itália na primeira metade do século 20. Este documentário pode ser assistido por qualquer interessado de modo gratuito pelo link <https://youtu.be/5XTByVPNbeE>. Após a exibição do documentário “O Fascismo em Cores”, os temas tratados nele foram debatidos pelos presentes.

 

Imagem 4 – Ricardo no cinedebate sobre o documentário O Fascismo em CoresImagem 4 – Ricardo no cinedebate sobre o documentário O Fascismo em Cores

Em 17 de outubro de 2022, segunda-feira, de noite, entre 21:00 e 22:30, o aluno Alisson Roberto Fonseca (estudante do curso de Licenciatura em Matemática), acompanhado pelo seu orientador, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ministrou a atividade educacional “A Astronomia nas Culturas”. Esta mesma oficina educacional sobre a temática da etnoastronomia foi também ministrada por Alisson Fonseca uma segunda vez, na quinta-feira, 20/10/2022, pela manhã entre 08:00 e 10:00. Esta foi uma atividade realizada no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) “Etnoastronomia, Divulgação Científica e Educação” desenvolvido por Alisson Fonseca sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 5 – Alisson FonsecaImagem 5 – Alisson Fonseca

Em 18 de outubro de 2022, terça-feira, pela manhã, entre 08:00 e 10:00, a professora Evania Rodrigues Moraes Escudeiro ministrou a palestra “Novo Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual Paulista” no auditório do IFSP-Caraguatatuba; esta atividade contou com a organização da professora Natália Nassiff Braga e o apoio do professor Luis Américo Monteiro Junior.

 Imagem 6 – Natália Nassiff, Evania Escudeiro e Luis AméricoImagem 6 – Natália Nassiff, Evania Escudeiro e Luis Américo

Paralelamente, em 18 de outubro de 2022, terça-feira, pela manhã, entre 08:00 e 10:00, a aluna Nicoli Rocha Santos (estudante do curso de Licenciatura em Física), acompanhada pelo seu orientador, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ministrou a atividade educacional “A Teoria do Big Bang”. Esta mesma oficina educacional sobre temas de Cosmologia e de História da Ciência foi também ministrada por Nicoli Rocha uma segunda vez, na quinta-feira, 20/10/2022, de noite entre 21:00 e 22:30. Esta foi uma atividade realizada no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) “Teoria do Big Bang, Divulgação Científica e Ensino de Ciências” desenvolvido por Nicoli Rocha sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 7 – Nicoli RochaImagem 7 – Nicoli Rocha

Em 18 de outubro de 2022, terça-feira, pela manhã, entre 10:00 e 12:00, o aluno José Eurípedes Bezerra Brito (estudante do curso de Licenciatura em Física), acompanhada pelo seu orientador, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ministrou a oficina educacional com cinedebate intitulada “A vida em outros planetas”. Esta mesma atividade educacional sobre temas de astrobiologia – envolvendo o primeiro episódio (“Atlas”) da série de documentários “A Vida em outros planetas” da Netflix – foi também ministrada por José Euripedes uma segunda vez, na quarta-feira, 19/10/2022, de noite entre 19:00 e 21:00. Esta foi uma atividade realizada no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) “Astrobiologia, Ensino de Física e Divulgação Científica” desenvolvido por José Euripedes sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 8 – José EuripedesImagem 8 – José Euripedes

Em 18 de outubro de 2022, terça-feira, de noite, entre 19:00 e 20:30, os alunos Amanda Salgueiro de Souza, William Damasio Pereira, Rommel Castelo Branco, Iago dos Reis Palacio e Getulio Gonçalves Peres Marques (estudantes do curso de Licenciatura em Física), acompanhados pelo professor Jurandi Leão Santos que orientou esta atividade, ministraram a atividade educacional intitulada “Evolução estelar: Uma introdução”.

Imagem 9 – William, Rommel, Iago, Getulio, Amanda e professor JurandiImagem 9 – William, Rommel, Iago, Getulio, Amanda e professor Jurandi

Paralelamente, em 18 de outubro de 2022, terça-feira, de noite, entre 19:00 e 21:00, as alunas Kamily da Silva Xavier, Evelyn Pinto Benedito, Michele Feitosa de Araujo, Nicoli Rocha Santos e Jeane Leal de Oliveira Rocha (estudantes do curso de Licenciatura em Física), acompanhadas pelo professor Ricardo Plaza que as orientou, ministraram a atividade educacional intitulada “Estereótipos de gênero”. Esta foi uma atividade desenvolvida no contexto do projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 10 – Nicoli, Jeane, Michele, Kamily e EvelynImagem 10 – Nicoli, Jeane, Michele, Kamily e Evelyn

Em 18 de outubro de 2022, terça-feira, de noite, entre 21:00 e 22:30, a aluna Michele Feitosa de Araujo (estudante do curso de Licenciatura em Física), acompanhada pelo seu orientador, professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, ministrou a oficina educacional intitulada “Ciências da Terra”. Esta mesma oficina educacional sobre temas relacionados à geologia e ao estudo da origem e da evolução do planeta Terra, foi também ministrada por Michele Feitosa uma segunda vez, na quinta-feira, 20/10/2022, pela manhã entre 10:00 e 12:00. Esta foi uma atividade realizada no âmbito do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBITI do CNPq) “Ciências da Terra, Ensino de Física e Divulgação Científica” desenvolvido por Michele Feitosa sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 11 – Michele FeitosaImagem 11 – Michele Feitosa

Em 19 de outubro de 2022, quarta-feira, de manhã, entre 08:00 e 10:00, as alunas Izabella Chemello Bersani de Souza, Isis Burgomeister Pustiglione e Thamiris Pacheco dos Santos (estudantes do curso de Licenciatura em Matemática) com o apoio das alunas Kamily da Silva Xavier, Michele Feitosa de Araujo, Nicoli Rocha Santos e Jeane Leal de Oliveira Rocha (estudantes do curso de Licenciatura em Física), acompanhadas pelo professor Ricardo Plaza que as orientou, ministraram pela segunda vez a atividade educacional intitulada “Estereótipos de gênero”. Novamente, esta foi uma atividade desenvolvida no contexto do projeto de extensão “Meninas na Ciência Hoje, Mulheres Cientistas Amanhã”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 12 – Michele, Jeane, Thamiris, Kamily, Izabella, Nicoli e IsisImagem 12 – Michele, Jeane, Thamiris, Kamily, Izabella, Nicoli e Isis

Em 19 de outubro de 2022, quarta-feira, de manhã, entre 10:00 e 12:00, os alunos Felipe Matheus Ribeiro Candia, Karina Paula Nascimento Tristante e Mariana da Silva (estudantes do curso de Licenciatura em Matemática), acompanhados pelo professor Marcelo Marcos Bueno Moreno, realizaram a atividade educacional intitulada “Material Manipulável para Somar e Subtrair Frações”.

Imagem 13 – Mariana, professor Marcelo, Karina e FelipeImagem 13 – Mariana, professor Marcelo, Karina e Felipe

Em 19 de outubro de 2022, quarta-feira, entre 18:00 e 19:00, a professora Priscila Enrique de Oliveira realizou a atividade “Yoga para ansiedade, concentração e autocontrole”.

Imagem 14 – Professora Priscila Enrique de OliveiraImagem 14 – Professora Priscila Enrique de Oliveira

Imagem 15 – Alunos durante a oficina de YogaImagem 15 – Alunos durante a oficina de Yoga

Em 20 de outubro de 2022, quinta-feira, de noite, entre 19:00 e 21:00, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira realizou o cinedebate sobre o filme “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos e que discute a questão do racismo no Brasil. Este cinedebate contou com a presença de diversos membros da comunidade externa, como, por exemplo, da tecnóloga em gestão da qualidade Sueli Aparecida dos Santos e de Neusa Maria dos Santos que trabalha na área da educação. Após a exibição da obra cinematográfica “Medida Provisória”, os temas tratados nela foram debatidos pelos presentes.

Imagem 16 – Neusa Santos, Sueli Santos e Ricardo PlazaImagem 16 – Neusa Santos, Sueli Santos e Ricardo Plaza

Imagem 17 – Público debate o filme Medida ProvisóriaImagem 17 – Público debate o filme Medida Provisória

Em 21 de outubro de 2022, sexta-feira, pela manhã, entre 08:00 e 10:00, foi realizada a atividade educacional intitulada “Teorema de Pitágoras por meio de um jogo” pela aluna Karina Paula Nascimento Tristante, que estava acompanhada pelo seu orientador de pesquisa de iniciação científica, professor Luis Américo Monteiro Junior.

Imagem 18 – Professor Luis Américo e Karina TristanteImagem 18 – Professor Luis Américo e Karina Tristante

Em 21 de outubro de 2022, sexta-feira, pela manhã, entre 10:00 e 12:00, foi realizada a atividade educacional intitulada “Pibid Matemática” por alunos do curso de Licenciatura em Matemática que participaram como bolsistas do PIBID na versão que ocorreu entre 2020 e 2022. Eles estavam acompanhados pelos professores Luis Américo Monteiro Junior, Rafael Nogueira Luz e Natália Nassiff Braga.

Imagem 19 – Bolsistas do PIBID da Matemática juntamente com professoresImagem 19 – Bolsistas do PIBID da Matemática juntamente com professores

Em 21 de outubro de 2022, sexta-feira, de noite, entre 19:00 e 21:00, foi realizada a atividade educacional intitulada “Experiência de alguns egressos do curso de Licenciatura em Física” por Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Rafael do Nascimento Sorensen que são licenciados em Física pelo IFSP-Caraguatatuba; esta atividade foi organizada pelo professor Alex Lino que atualmente é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estiveram presentes nesta atividade tanto alunos, quanto professores da Licenciatura em Física.

Imagem 20 – Rafael Sorensen e Kaua FreitasImagem 20 – Rafael Sorensen e Kaua Freitas

Imagem 21 – Alex, Kaua, Rafael Brock, Rafael Sorensen, Larissa e LaraImagem 21 – Alex, Kaua, Rafael Brock, Rafael Sorensen, Larissa e Lara

Imagem 22 – Professores José Roberto, Priscila, Alex e RicardoImagem 22 – Professores José Roberto, Priscila, Alex e Ricardo

Imagem 23 – Público assistindo as apresentações de Kaua Freitas e Rafael SorensenImagem 23 – Público assistindo as apresentações de Kaua Freitas e Rafael Sorensen

Eventos acadêmicos como a I Jornada das Licenciaturas em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba são importantes colaboram para o amadurecimento intelectual dos alunos do IFSP, aproximam os membros da comunidade do Instituto Federal de São Paulo e reforçam ações em prol do fortalecimento das áreas da educação, da ciência e da cultura, que são vitais para o desenvolvimento de qualquer nação.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página