Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Homenagem a Stan Lee foi realizada no IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página
Mostra de Vídeos

Homenagem a Stan Lee foi realizada no IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Sábado, 17 de Novembro de 2018, 14h05 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h05 | Acessos: 1280

No dia 13 de novembro de 2018, terça-feira, no intervalo das aulas do período vespertino (entre 16h00 e 16h15), ocorreu uma homenagem a Stan Lee – que foi o editor-chefe da Marvel Comics – no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Foi exibido aos presentes um vídeo de curta duração sobre aspectos da obra e da vida de Stan Lee. Essa atividade cultural fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza). Além disso, a atividade contou com o apoio de seus ex-bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos. Diversos docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba compareceram e apoiaram a iniciativa.

Professor Ricardo Plaza com estudantes que organizaram a homenagem a Stan Lee

O grupo de bolsistas e estudantes vinculados ao programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” decidiu prestar esta homenagem no dia seguinte à data de falecimento de Stan Lee (12/11/2018), devido à sua importância para a cultura nerd que permeia a vida de muitos jovens do IFSP-Caraguatatuba e também para o cinema, pois este quadrinista participou diretamente da criação de super-heróis icônicos das histórias em quadrinhos da Marvel, tais como Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Demolidor, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico.

Público assistiu o vídeo em homenagem a Stan Lee

Durante o intervalo de aulas do período vespertino foi exibido um vídeo de 7 minutos descrevendo diferentes aspectos da vida e da obra de Stan Lee; o vídeo exibido, intitulado “Morre Stan Lee, o maior criador de quadrinhos da História” pode ser assistido aqui.

Stan Lee

O vídeo que foi apresentado recordou que Stan Lee sempre deu muito valor à diversidade nos quadrinhos que elaborou, tendo criado o primeiro super-herói negro, o Pantera Negra, nos anos 1960, época em que, nos Estados Unidos, o Movimento pelos Direitos Civis estava lutando contra leis de segregação racial que discriminavam de muitas formas cidadãos negros. Ele destacou também que Stan Lee gostava de fazer uma ponta nos filmes que tinham seus super-heróis como protagonistas.

Ricardo, Rodrigo, Paulo, Maíra e Lucas, presentes durante a homenagem

Um outro excelente vídeo de curta duração (cerca de 8 minutos), acerca da vida e da obra de Stan Lee, é “Stan Lee: a moral de uma história (de vida)” que está disponível para ser assistido aqui. Este vídeo foi produzido pelo canal “Meteoro”  do Youtube, canal este que produz vídeos de curta duração e muito boa qualidade acerca de temas relacionados a questões culturais, artísticas, históricas e sociais.

Os equipamentos para a exibição deste vídeo foram montados no pátio do IFSP-Caraguatatuba pelos servidores técnico-administrativos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), Hugo Salles Cuba e Leandro Oliveira da Silva, a quem os bolsistas da equipe do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” agradecem muito.

Homenagem a Stan Lee (SL)

Os bolsistas que organizaram esta Homenagem a Stan Lee ficaram muito felizes com a reação dos alunos e das alunas do IFSP que se envolveram com a apresentação do vídeo e que, no final, aplaudiram a iniciativa. Os super-heróis dos quadrinhos da Marvel fazem parte da cultura popular (“cultura pop”) de jovens do mundo todo e podem ser utilizados com objetivos educacionais. Em particular, um dos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, Rafael Honório Morais de Oliveira, sob a orientação do professor Ricardo Plaza, ao longo do ano de 2018 apresentou a sua palestra audiovisual que teve como tema a Física nas Histórias em Quadrinhos para alunos de diversas instituições de ensino do litoral norte paulista.

Uma das apresentações de Rafael Morais sobre a Física nas Histórias em Quadrinhos

O interessante artigo “Como Stan Lee, que morreu aos 95, teve a ideia de criar o Homem-Aranha”, do site da BBC, pode ser lido aqui. Mais informações sobre Stan Lee podem ser obtidas, em português, aqui, aqui e também aqui e, em inglês, aqui. Além disso, o artigo “Marvel presta homenagem a Stan Lee com vídeo relembrando sua influência” que pode ser lido aqui traz informações complementares sobre a influência das obras de Stan Lee.

Charge em homenagem a Stan Lee

Atividades culturais que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais e científicas e sobre direitos humanos, como mostras de curtas e cinedebates, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, arte, história e cultura, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os jovens a raciocinar cientificamente e a pensar de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página