Engenharia Civil

Grupo de Pesquisa do curso de Bacharelado em Engenharia Civil realiza o V Workshop GETIS

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 09h16 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 09h30

O V Workshop GETIS, realizado no dia 16 de outubro de 2023, no Auditório do IFSP campus Caraguatatuba, foi um evento envolvendo professores e alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil que trouxe à tona temas cruciais relacionados ao curso, envolvendo Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade.

O Workshop GETIS reuniu os 18 alunos dedicados aos trabalhos de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, que compartilharam suas pesquisas inovadoras e perspectivas com outros estudantes do curso e o público em geral. Este encontro proporcionou um ambiente rico de aprendizado, onde ideias puderam ser compartilhadas e conexões valiosas foram estabelecidas.

O evento foi estruturado em cinco painéis temáticos, fornecendo insights detalhados sobre pesquisas em andamento e recentemente finalizadas nas áreas de projeto de engenharia, sensoreamento e gêmeos digitais, transporte, inovações tecnológicas aplicadas à construção civil e materiais de construção.

A abertura do evento foi marcada pela participação online da profa. Dra. Vassiliki Teresinha Galvão Boloumitys, que atualmente está realizando afastamento pesquisador em Melboune, Austrália. A profa. Vassiliki foi líder do GETIS desde sua implantação, e promoveu os três primeiros workshops do grupo de pesquisa, e na ocasião pôde, além de rever alunos e colegas, relembrar dos desenvolvimentos e sucessos dos alunos em suas pesquisas.

A Profa. Dra. Silvete Mari Soares, coordenadora do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP campus Caraguatatuba, destacou que o V Workshop GETIS enfatizou a importância da colaboração, inovação e sustentabilidade na Engenharia Civil. O evento realçou as pesquisas acadêmicas em andamento e as iniciativas de desenvolvimento sustentável, inspirando os participantes a buscar soluções criativas para os desafios do mundo real e promover o progresso em suas comunidades.

A organização expressou sua gratidão à direção do campus Caraguatatuba e à SABESP pelo apoio prestado a este evento. Espera-se que o Workshop GETIS tenha proporcionado inspiração e conhecimento valioso a todos os participantes, com impacto em suas carreiras e aspirações acadêmicas. A organização agradece a todos que contribuíram para o sucesso deste evento e aguarda com expectativa futuras oportunidades de compartilhar conhecimento, colaborar e crescer juntos.

Apresentação WorkShop

Autor: Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho (Líder do Grupo de Pesquisa GETIS)