Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

“Flashmobs em defesa da ciência” agitaram o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 13 de Agosto de 2018, 18h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Agosto de 2018, 18h26

No dia 08 de agosto de 2018, quarta-feira, nos intervalos das aulas do período vespertino (entre 15h10 e 15h25) e do período noturno (entre 20h40 e 20h55), ocorreram os “Flashmobs em defesa da ciência” no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição e a discussão de vídeos com análises das consequências dos cortes de verbas em áreas associadas à pesquisa científica e à educação. Esta atividade fez parte do rol de ações do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de bolsistas deste programa de extensão (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como de seus bolsistas de iniciação científica (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza). Além disso, a atividade contou com o apoio de seu ex-bolsista de iniciação científica João Pereira Neto. A atividade teve também o apoio de inúmeros professores e servidores técnico-administrativos do IFSP-Caraguatatuba.

Parte do público presente na exibição de vídeo no período vespertino

Um “flashmob” (em tradução livre “mobilização rápida”) ocorre quando algumas pessoas de modo organizado se reúnem em um momento específico em um local público para uma ação cultural rápida, muitas vezes, para apresentar uma música ou uma dança, com o objetivo de colaborar com a formação cultural e o repertório de conhecimentos do público. No youtube existem vários flashmobs muito bonitos; é famoso, por exemplo, o flashmob em que de repente em uma praça pública aparecem inúmeros componentes de uma orquestra sinfônica que tocam o trecho “Ode à Alegria” da 9ª Sinfonia de Beethoven, que pode ser assistido aqui.

Professor Ricardo Plaza e bolsistas momentos antes do início da exibição da tarde

No período vespertino, foi exibido o vídeo intitulado “Por que é tão fácil cortar dinheiro da ciência e educação?” do canal “Cadê a chave?” apresentado pelos youtubers Leon e Nilce e disponível para ser assistido aqui.

Estudante Larissa se manifesta no flashmob vespertino

Neste vídeo apresentado no período vespertino, é discutido que o Brasil está passando por uma onda de anti-academiscismo, de anti-leitura, de anti-estudo e de anti-universidade, o que está implicando em grandes retrocessos civilizatórios.

Professoras Gisele, Ângela, Patrícia e Ricardo no flashmob vespertino

No intervalo do período noturno, foi apresentado o vídeo “‘Mas Você Só Estuda?’ Orçamento – CAPES” do canal “Peixe Babel” apresentado pela youtuber Camila Laranjeira e que está disponível para ser assistido aqui.

Público que participou do flashmob da noite

Durante este vídeo, a youtuber Camila apresenta um gráfico mostrando a evolução do orçamento anual da CAPES: se em 2015 o orçamento da CAPES foi de 7,4 bilhões de reais, em 2018 o orçamento da CAPES foi de 3,9 bilhões de reais, um corte de quase metade das verbas destinadas à pesquisa em ciência, tecnologia e educação. Ela finaliza o vídeo ressaltando: “Ciência não é gasto, é investimento”.

Público assiste o vídeo apresentado no período noturno

No período noturno, antes da exibição do vídeo do canal “Peixe Babel” foi exibida as belas músicas “O sol nascerá” e “Preciso me encontrar” do mestre Cartola, com o objetivo de recepcionar os alunos e preparar seus espíritos e suas mentes para o debate.

Nos dois flashmobs, após a exibição dos vídeos, o microfone foi colocado à disposição de estudantes que quisessem se manifestar.

Professores Ricardo, Alex e Luis Fernando no flashmob noturno

Para quem tiver mais interesse sobre os assuntos abordados nestas atividades, é possível ler o artigo “Capes diz que orçamento previsto para 2019 só paga bolsas até agosto”.

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma instituição do governo federal que financia bolsas de estudo de mestrado e de doutorado, bem como bolsas de iniciação à docência (PIBID) no país todo. Segundo o Conselho da CAPES, em nota assinada pelo próprio presidente desta instituição, Abílio Neves, e enviada para o Ministério da Educação em 01/08/2018, mantida a proposta de orçamento para 2019, cerca de 245 mil bolsistas seriam prejudicados com a suspensão das bolsas e de programas de formação de professores, a partir de agosto do próximo ano.

Estudante João Pereira se manifesta no flashmob noturno

Nestes flashmobs foi lembrado que as instituições públicas de ensino superior realizam a esmagadora maioria das pesquisas científicas em nosso país; é possível ler mais a este respeito no artigo “99% das pesquisas são feitas pelas universidades públicas”.

Servidora técnico-administrativa Maira e professor Ricardo logo após o término do flashmob noturno

A equipe de bolsistas que organizou estes “flashmobs” ficou muito feliz com a participação intensa dos alunos do IFSP tanto do período vespertino, quanto do período noturno. Uma quantidade muito grande de estudantes dedicou todo o tempo de intervalo entre as aulas para aprender e se informar melhor, por meio dos vídeos apresentados, acerca da forma como ocorre o financiamento da ciência e da educação no Brasil, e sobre a importância de procurar reverter os cortes de recursos para estas áreas que vem acontecendo nos últimos anos.

Equipe de bolsistas do professor Ricardo Plaza em reunião de preparação destes flashmobs

Os bolsistas que organizaram estes flashmobs agradecem muito a equipe de servidores da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) que foi decisiva para o sucesso do evento, pois montou os equipamentos (Datashow, caixa e aparelho de som, tela, microfone) necessários para que as atividades acontecessem da melhor forma possível.

Atividades que provoquem o debate e a reflexão sobre temas relacionados à ciência, à educação e à cultura, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de iniciação científica e de extensão orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, mas também sobre história e cultura, de modo a ampliar o repertório de conhecimento científico e estimular os jovens a raciocinar cientificamente e a pensar de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página