Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Festival de Curtas de Direitos Humanos agitou o IFSP-Caraguatatuba
Início do conteúdo da página
Cidadania

Festival de Curtas de Direitos Humanos agitou o IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 15h30 | Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 15h30 | Acessos: 1333

Na semana entre 10 e 15 de setembro de 2018, ocorreram sete sessões do 11º Festival de Curtas de Direitos Humanos ENTRETODOS no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com a exibição e eleição dos melhores curtas em cinco diferentes blocos, bem como com bons debates acerca dos temas abordados. As sessões deste Festival aconteceram com o apoio do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira que coordena o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” e do professor Renato Aurelio Mainente que coordena o “Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba”: os dois projetos têm recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP para financiar bolsistas de extensão que atuam nas ações desenvolvidas e para a aquisição de material permanente e de consumo. As sessões contaram com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana e Yasmin Francisca dos Santos Coelho), bem como de atuais bolsistas de iniciação científica (Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza) e de ex-bolsistas de iniciação científica (João Pereira Neto e Rafael Brock Domingos), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professores Renato Mainente e Ricardo Plaza com alguns dos estudantes que ajudaram na organizaçãoProfessores Renato Mainente e Ricardo Plaza com alguns dos estudantes que ajudaram na organização

O Festival de Curtas de Direitos Humanos “Entretodos” é organizado anualmente pela prefeitura de São Paulo, com o apoio da Spcine. O site do Festival para quem deseja obter maiores informações é: <https://www.entretodos.com.br/>.

Em 2018, o Festival Entretodos contou com mais de duas dezenas de curtas distribuídos em 5 blocos temáticos, cada um com entre 4 e 6 curtas. Os títulos dados aos 5 blocos temáticos foram os seguintes: “Encruzilhada”; “Confessionais”; “O Alheio”; “Na Pressão”; “Trajetória”. A realização deste Festival contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRX) do IFSP que promoveu a exibição dos curtas deste festival nos diversos câmpus do IFSP espalhados por todo o estado de São Paulo. No câmpus de Caraguatatuba, o Festival Entretodos teve o apoio da Coordenadora de Extensão, professora Elaine Regina Barreto.

Para preparação das atividades, em agosto, ocorreu na cidade de São Paulo uma atividade de capacitação para os membros das equipes que iriam organizar as exibições; o estudante de licenciatura em física Kaua Freitas do IFSP-Caraguatatuba (orientado do professor Ricardo Plaza) esteve presente e trouxe para o resto da equipe as informações acerca de como o Festival deveria transcorrer, bem como as regras existentes.

Professores Ricardo Plaza e Elaine BarretoProfessores Ricardo Plaza e Elaine Barreto

Muitos professores do IFSP-Caraguatatuba colaboraram com a organização deste evento, inclusive acompanhando seus estudantes para participarem das sessões. Além dos professores Ricardo Plaza e Renato Mainente, os seguintes docentes colaboraram decisivamente para a organização das sessões: Valeria Trigueiro Santos Adinolfi, Juliana La Salvia Bueno, Maria do Carmo Cataldi Muterle, Natalia Nassiff Braga, Regina Aparecida Berardi Osorio, Mauro Ribeiro Chaves, Ticiana Couto Roquejani e Patrícia Teixeira Tavano. Diversos outros professores estiveram presentes nas várias sessões organizadas. Ao final de cada sessão, os presentes votaram (por meio de cédulas em papel) no melhor curta exibido naquela sessão. A apuração foi feita logo após todos os presentes votarem e os resultados foram apresentados na tela de projeção para todos ficarem informados. Estes resultados foram transmitidos para a central de apuração geral na cidade de São Paulo, pelo professor Renato Mainente.

A primeira sessão aconteceu na tarde de segunda-feira, 10 de setembro de 2018, a partir das 13h30. Os professores Ricardo Plaza e Renato Mainente estiveram presentes e organizaram esta sessão.

Professores Ricardo Plaza e Renato Mainente momentos antes da primeira sessãoProfessores Ricardo Plaza e Renato Mainente momentos antes da primeira sessão

Estiveram presentes na primeira sessão membros da comunidade em geral e alunos de diversos cursos do IFSP, em especial do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. O bloco de curtas exibido foi “Encruzilhada”.

Professor Renato explica as regras do Festival aos presentes na primeira sessãoProfessor Renato explica as regras do Festival aos presentes na primeira sessão

A segunda sessão ocorreu no início da tarde de terça-feira, 11 de setembro de 2018, a partir das 13h30 e contou com a organização e participação dos professores Ricardo Plaza, Renato Maindente, Valéria Adinolfi e Juliana La Salvia.

Professores Juliana, Ricardo, Valéria e RenatoProfessores Juliana, Ricardo, Valéria e Renato

Nesta segunda sessão foram exibidos curtas do bloco “Confessionais”. Estiveram presentes membros da comunidade em geral e alunos de diversos cursos do IFSP, com uma grande participação de estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio.

Público presente na segunda sessão do Festival EntretodosPúblico presente na segunda sessão do Festival Entretodos

No final da tarde desta mesma terça-feira, 11 de setembro de 2018, a partir das 16h15, ocorreu a terceira sessão de curtas deste Festival. Esta sessão foi organizada com o apoio dos professores Ricardo Plaza e Maria do Carmo Muterle (a “Carminha”); ela contou também com a presença de Maria Salete Gianella Cataldi, que é Chef de Cozinha.

Ricardo, Maria Salete e Maria do CarmoRicardo, Maria Salete e Maria do Carmo

Nesta terceira sessão foram exibidos curtas do bloco “Trajetória”. Estiveram presentes membros da comunidade em geral e alunos de diversos cursos do IFSP, em especial alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Civil.

Debate após a exibição dos curtas da terceira sessãoDebate após a exibição dos curtas da terceira sessão

A quarta sessão deste Festival ocorreu na manhã de 13 de setembro, quinta-feira, a partir das 09h00. Os professores Ricardo, Natália e Regina organizaram esta sessão e conduziram os debates após a exibição dos curtas.

Professores Regina, Ricardo e NatáliaProfessores Regina, Ricardo e Natália

Nesta quarta sessão foram exibidos novamente curtas do bloco “Encruzilhada”, mas para um público diferente. Estiveram presentes membros da comunidade em geral e alunos de diversos cursos do IFSP, com uma expressiva presença de alunos da Licenciatura em Matemática.

Público presente debate os curtas apresentados na quarta sessãoPúblico presente debate os curtas apresentados na quarta sessão

A quinta sessão aconteceu a partir das 16h15 da tarde desta mesma quinta-feira, 13 de setembro de 2018. Esta sessão contou com a organização dos professores Ricardo, Renato, Mauro e Ticiana.

Professores Mauro, Ricardo, Renato e TicianaProfessores Mauro, Ricardo, Renato e Ticiana

Nesta quinta sessão foram exibidos curtas do bloco “O Alheio”. Estiveram presentes membros da comunidade em geral e alunos de diversos cursos do IFSP, com uma presença ampla de alunos do curso técnico em meio ambiente e do curso técnico em informática integrado ao ensino médio.

Público presente na quinta sessão de exibição de curtas do Festival EntretodosPúblico presente na quinta sessão de exibição de curtas do Festival Entretodos

A sexta sessão de exibição de curtas do Festival Entretodos ocorreu na noite de sexta-feira, 14 de setembro de 2018, a partir das 19h. Esta sessão contou com a presença dos professores Ricardo, Renato, Patrícia e Mauro, que colaboraram para a organização da exibição dos curtas; teve também como convidada a professora Aline Martins de Lima, que é formada em Letras.

Professores Patrícia, Ricardo, Renato e AlineProfessores Patrícia, Ricardo, Renato e Aline

Nesta sexta sessão foram exibidos curtas do bloco “Na Pressão”. Estiveram presentes membros da comunidade em geral e alunos de diversos cursos do IFSP, com uma presença ampla de alunos do curso de Licenciatura em Física e do Cursinho Popular do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente na sexta sessão debate os curtas que foram apresentadosPúblico presente na sexta sessão debate os curtas que foram apresentados

A sétima e última sessão deste festival ocorreu na manhã do sábado letivo, dia 15 de setembro de 2018, a partir das 10h. Além dos professores Ricardo, Regina e Patrícia, estiveram presentes também os professores de física Rodrigo da Silva Sobrinho e Aleandro Ribeiro Marquesi, acompanhando alunos para os quais lecionam.

Professores Aleandro, Rodrigo, Ricardo, Patrícia e ReginaProfessores Aleandro, Rodrigo, Ricardo, Patrícia e Regina

Nesta sétima sessão foram exibidos novamente curtas do bloco “Trajetória”, mas para um outro público. Estiveram presentes membros da comunidade em geral e alunos de diferentes cursos do IFSP, com uma presença ampla de alunos dos cursos de Licenciatura em Física e de Licenciatura em Matemática.

Público presente na sétima sessão de exibição de curtas realizadaPúblico presente na sétima sessão de exibição de curtas realizada

Os estudantes e os bolsistas que organizaram as sessões deste Festival de Curtas ficaram comovidos e muito bem impressionados pela qualidade, diversidade e sensibilidade das obras apresentadas. Esta equipe agradece imensamente a organização do Festival, em especial a Fernanda Sorrentino Atanes que é a Diretora de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, pela oportunidade de o IFSP-Caraguatatuba também poder ser um dos centros de exibição dos curtas do “Entretodos”, o que contribuiu muito para a formação de uma genuína consciência cidadã e de importantes reflexões artísticas e socias entre os presentes.

Cartaz de divulgação do 11 Festival de Curtas de Direitos Humanos Entretodos

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais, científicas, humanas e artísticas, em especial sobre direitos humanos, como a exibição dos curtas deste Festival, são regularmente organizadas pela equipe de bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura, arte e ciência, de modo a ampliar o repertório cultural e científico e estimular o sentimento de empatia entre os presentes, bem como o pensamento crítico. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página