FEIRA DE PROFISSÕES

Feira de Profissões Engenharia Civil e Edificações

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2023, 16h24 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 17h10

Os cursos de Edificações e Engenharia Civil disponibilizaram para a comunidade o Laboratório Integrado de Engenharia Civil (LIEC) e uma exposição de trabalhos de pesquisa e projetos, desenvolvidos pelos alunos. Ficaram expostos alguns equipamentos utilizados nos cursos. Contamos com a colaboração da CASEC, empresa júnior do curso de Engenharia Civil.

Os alunos da disciplina de Estruturas de Concreto Armado II, ministrada pelo professor Dr. José Américo Alves Salvador Filho, do IFSP Campus Caraguatatuba, realizaram uma aula aberta à comunidade. Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e experiências, apresentando projetos desenvolvidos na disciplina. O aluno Felipe Nagata demonstrou seus desenhos minuciosos dos detalhamentos de lajes, vigas, pilares e escadas de concreto armado, realizados através do software Cype. Já o aluno João Paulo Faria apresentou a modelagem paramétrica de uma estrutura de edifício em concreto armado desenvolvida no software TQS. A participação da comunidade no evento foi essencial para promover a interação entre academia e sociedade, fortalecendo ainda mais a formação técnica dos alunos e a disseminação do conhecimento.

No evento também foi realizada uma exposição de cartazes, que retrataram os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no âmbito do CEPIN-CIS (Centro de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade para Cidades Inteligentes e Sustentáveis). Fruto da colaboração entre as áreas de Construção Civil e Informática, esses projetos destacaram-se por sua abordagem inovadora e relevância para a sociedade. Sob a coordenação dos professores Mário Shimanuki e José Américo, os alunos apresentaram soluções de vanguarda para problemas complexos enfrentados pelas cidades modernas. O evento proporcionou um espaço para troca de conhecimentos e discussões enriquecedoras, evidenciando o compromisso do IFSP em promover a pesquisa aplicada e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável e inteligente.

No LIEC, professores e técnicos apresentaram à comunidade os diversos equipamentos que são utilizados nas aulas práticas dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Técnico em Edificações. Além disso, foi apresentado aos participantes um panorama geral sobre os cursos do Eixo Tecnológico de Infraestrutura ofertados no IFSP campus Caraguatatuba, bem como as atribuições e prerrogativas dos profissionais formados pela instituição.

A professora Tatiane Ribeiro Roseli, juntamente com o professor Emerson Roberto de Oliveira (Canela), realizou a palestra sobre as diferenças das atuações dos engenheiros civis e arquitetos e urbanistas. No momento, também estavam presentes o professor do Centro Universitário Módulo, Arquiteto Robson Martins e o arquiteto Ernani Francisco Fernandes, representante do SENAI.