Início > O que é? > Notícias > Extensionistas do IFSP realizaram palestras na Escola Trombini
Educação Científica

Extensionistas do IFSP realizaram palestras na Escola Trombini

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 09h26 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 09h26 | Acessos: 1104

No dia 25 de setembro de 2018, terça-feira, ao final da manhã, entre 10h e 12h20, quatro estudantes dos cursos superiores do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Comendador Mário Trombini, localizada no município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de popularização de temas de fronteira de Física, Astronomia e Computação. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de caráter científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Henrique Madeo Pereira, Caio Cesar Nogueira, Gabriel Xavier Luz e Yasmin Francisca dos Santos Coelho, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Trombini presentes nas palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a diretora da escola Trombini, Silvana Lemos de Souza, e a professora Elaine Martins, docente da escola Trombini. A atividade teve também o apoio da coordenadora Fabiana Tapis dos Santos.

Professores Fabiana, Ricardo Plaza e Elaine na escola Trombini

Na chegada à escola Trombini a equipe foi recebida pela professora Elaine que os encaminhou para uma sala dotada de recursos audiovisuais adequados para as apresentações que foram realizadas.

Henrique, Yasmin, Gabriel, Caio e Ricardo Plaza na escola Trombini

Ainda no intervalo da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores da escola Trombini de modo a explicar aos docentes presentes a respeito das palestras de cunho científico que seus bolsistas realizariam durante o período final da manhã.

Docentes na sala dos professores da escola Trombini

Diversos alunos foram selecionados para participarem das atividades e palestras realizadas, dentre aqueles com interesses mais acentuados por temáticas científicas. Nas apresentações iniciais, o professor Ricardo Plaza explanou um pouco a respeito da história e dos cursos existentes no IFSP-Caraguatatuba e convidou alguns alunos a interagirem com experimentos de física – tais como a bola de plasma – que foram expostos para instigar a curiosidade dos alunos a respeito de certos fenômenos físicos.

Aluna da escola Trombini interage com equipamentos para ensino de física

Um dos experimentos apresentados (elaborado em conjunto pelo estudante Gabriel Luz e pelo professor Alex Lino, docente de física do IFSP-Caraguatatuba) foi o de levitação sonora, que permite levitar pequenas bolinhas de isopor, usando para isto apenas ultrassom (som com frequências muito mais altas do que aquelas que os ouvidos dos seres humanos conseguem escutar).

Experimento de levitação sonora apresentado na escola Trombini

A primeira palestra foi feita pelo estudante de licenciatura em física Gabriel Luz e teve como tema central a Teoria da Relatividade que foi produzida pelo físico Alberta Einstein nas duas primeiras décadas do século 20. Gabriel explicou aos presentes um pouco das consequências paradoxais desta teoria, como por exemplo, o fato de que o tempo é relativo.

Palestra de Gabriel na escola Trombini

A segunda palestra foi ministrada pela estudante de licenciatura em física Yasmin Coelho e teve como tema central as diferentes formas pelas quais uma estrela pode “morrer”, dependendo de sua massa; a este propósito, os três fins possíveis de uma estrela são: anãs brancas (para estrelas com massas não muito grandes), estrelas de nêutrons (para estrelas com massas de porte intermediário) ou buracos negros (para estrelas com massas muito grandes).

Palestra de Yasmin na escola Trombini

A terceira palestra foi realizada pelo estudante de licenciatura em física Henrique Madeo e abordou as características e os tipos de galáxias existentes no universo; uma ênfase especial foi conferida para a nossa galáxia, a Via Láctea, e para a Galáxia de Andrômeda que é a galáxia que está situada mais próxima da nossa.

Palestra de Henrique na escola Trombini

A quarta e última palestra deste dia foi feita pelo estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Caio Nogueira e abordou os possíveis próximos desenvolvimentos de áreas da computação, em especial em questões relacionadas à inteligência artificial e à denominada “machine learning” (“aprendizagem das máquinas”).

Palestra de Caio na escola Trombini

Ao final das palestras, vários dos alunos da escola Trombini procuraram os bolsistas do IFSP com dúvidas sobre os temas que foram abordados nas palestras. Os bolsistas que realizaram as atividades na escola Trombini agradeceram o empenho da professora Elaine para que estas palestras acontecessem da melhor forma possível. Agradeceram também o apoio da diretora Silvana de Souza e da coordenadora Fabiana dos Santos.
Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.