Engenharia Civil

Ex-aluna da engenharia civil publica pesquisa em periódico internacional

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h59 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h01

Entre 2020 e 2021, a ex-aluna do IFSP Campus Caraguatatuba, Amanda Cristina Gonçalves da Silva, graduada na primeira turma de engenharia civil no início de 2022, realizou pesquisa no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVICT) orientada pela Profª Drª Vassiliki Boulomytis.

Os resultados da sua pesquisa, intitulada como “Modelagem Computacional para Suporte do Aprendizado de Drenagem de Águas Pluviais” foram compilados e contextualizados na forma de artigo científico. No mês de junho, o artigo foi publicado no periódico Latin-American Journal of Physics Education.

A pesquisa se baseou na avaliação de como o uso da integração dos softwares AutoCAD Civil3D, UFC8 e SWMM pode subsidiar o aprendizado aplicado à drenagem urbana para estudantes da graduação de engenharia civil. Foram realizadas atividades com dois grupos de estudo. A partir dos questionários e do feedback dos estudantes do 4º ano de engenharia civil, foi possível verificar o nível do ensino-aprendizado proferido aos alunos por meio das técnicas empregadas. O artigo pode ser obtido na íntegra por meio do site correspondente: Modelagem Computacional como Subsídio ao Aprendizado nas Aplicações de Hidráulica.

Foto 1 – Resumo do artigo de Iniciação Científica publicado em periódico internacionalFoto 1 – Resumo do artigo de Iniciação Científica publicado em periódico internacional

A dedicação e pró-atividade da aluna no desenvolvimento de metodologias para o ensino de drenagem, que ocorreu integralmente de forma virtual durante a pandemia, foi exemplar, e contribuiu significativamente com o aprendizado de todos os alunos envolvidos.

Foto 2 – Engenheira civil e ex-aluna do IFSP CAR, Amanda Cristina Gonçalves da SilvaFoto 2 – Engenheira civil e ex-aluna do IFSP CAR, Amanda Cristina Gonçalves da Silva

Atualmente, como engenheira civil, a ex-aluna segue atuando na área de hidráulica e saneamento e, seguramente, continuará representando com muita ética e profissionalismo o IFSP CAR no mercado de trabalho.

Autoria: Profª Drª Vassiliki Boulomytis.