Física

Revista EENCI da UFMT Publica Artigo Sobre Educação e Emergência da Consciência

Publicado: Quarta, 20 de Março de 2024, 08h23 | Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 08h25

A Revista Eletrônica “Experiências em Ensino de Ciências - EENCI” (cujo ISSN é 1982-2413 e que é publicada pela Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT), em seu volume 18, número 03, ano de 2023, entre as páginas 218 e 232 publicou o artigo intitulado “Reflexões sobre as possibilidades educacionais do estudo da emergência da consciência a partir da realização de uma webconferência”, escrito por Luis Guilherme Fernandes Pereira, que é licenciando em Matemática pelo campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por Rodrigo de Siqueira Bicudo, que é licenciado em Física pelo IFSP-Caraguatatuba, e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que é docente do IFSP-Caraguatatuba. Este artigo – que foi publicado em inglês no site da revista e cujo título na língua inglesa é “Reflections on the educational possibilities of studying the emergence of consciousness based on a web conference” – pode ser acessado gratuitamente e lido por qualquer interessado no link <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1229>.

Imagem 1 – Luis Guilherme, Rodrigo Bicudo e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Luis Guilherme, Rodrigo Bicudo e professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico (em português) é o seguinte: “O presente artigo investiga a experiência da realização de uma webconferência sobre a origem e as características da consciência em 2021, com transmissão simultânea para quaisquer interessados pelo YouTube. Este trabalho procurou articular pesquisa, ensino e extensão, com o objetivo de examinar as possibilidades de abordar a temática da emergência da consciência no contexto de atividades de divulgação científica e de ensino de ciências. Para fundamentar a investigação foi realizada uma ampla revisão teórica sobre diferentes tópicos relacionados ao estudo da consciência. Particularmente foram analisadas concepções presentes no campo da Filosofia da Ciência sobre o conceito de emergência de novas características em níveis de organização mais complexos. Os trabalhos acadêmicos em geral salientam a importância de uma abordagem interdisciplinar para o estudo do fenômeno da consciência. Foi elaborado um questionário, no formato de um “Formulário Google”, para averiguar as concepções dos participantes da webconferência acerca dos temas tratados nela. Este questionário foi respondido por um total de 19 participantes. Os dados obtidos apontam para a importância da implementação de atividades de divulgação científica sobre temas de fronteira da ciência, como é o caso do estudo da emergência da consciência.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI)Imagem 2 – Início do artigo publicado na Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI)

A Revista “Experiências em Ensino de Ciências” (com ISSN 1982-2413), que pode ser acessada no link <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/index>, é um periódico eletrônico de acesso aberto da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) com o objetivo de publicar estudos relacionados ao ensino e à aprendizagem de conteúdos científicos e matemáticos que analisem a gestão em aula, o grau de envolvimento do estudante na aprendizagem, a avaliação de dificuldades e os avanços frente à aplicação de metodologias de ensino. Ela fomenta a publicação de trabalhos de investigação em pesquisa aplicada, fundamentados em bases teóricas que permitam avançar na compreensão dos problemas significativos relacionados à aprendizagem de ciências e matemática. De acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES (disponível no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), para o quadriênio 2017-2020, na área de Ensino, a classificação Qualis deste periódico é B1.

Imagem 3 – Artigo publicado no site da Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI)Imagem 3 – Artigo publicado no site da Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI)

Luis Guilherme Fernandes Pereira é aluno do curso de Licenciatura em Matemática no IFSP-Caraguatatuba e foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, com bolsa PIBITI do CNPq, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Rodrigo de Siqueira Bicudo por sua vez formou-se no curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e atualmente realiza o seu mestrado na área de Física de Plasma no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Durante a sua graduação, Rodrigo foi bolsista de iniciação científica no projeto de pesquisa “Alfabetização científica, percepção pública da ciência e o papel de atividades educacionais e de divulgação científica”, com bolsa da FAPESP, também sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas próximas da física como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional ou pessoalmente.