Evento “Sextou com Astronomia” Debateu Diferentes Temas Científicos
Em 04 de dezembro de 2020, sexta-feira, a partir das 15h00, foi realizado o evento “Sextou com Astronomia”, uma atividade de divulgação científica que ocorreu de forma virtual com transmissão pelo youtube e que contou com apresentações de cinco estudantes universitários do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) que realizaram palestras temáticas para este evento: Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Vinicius Carvalho Rosa, Amanda Salgueiro de Souza e José Euripedes Bezerra Brito. Este evento contou com o apoio tanto de bolsistas de pesquisa e de extensão do projeto “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” orientados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, quanto de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Licenciatura em Física que é coordenado pelo Prof. Dr. Alex Lino, que também é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.
Este evento contou também com o apoio dos docentes de física Gislene Ávila Rodrigues e Roberto Galvani Felipe que são os professores supervisores de física do PIBID respectivamente na Escola Estadual Colônia dos Pescadores e na Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, duas instituições de ensino do município de Caraguatatuba: estes professores convidaram seus alunos destas instituições para participar do evento, inclusive por meio de perguntas pelo chat do youtube durante a transmissão. O evento foi conduzido pelo professor Ricardo Plaza que para isso contou com o apoio fundamental de seus bolsistas de pesquisa e de extensão. O professor Alex Lino participou pelo chat do youtube, juntamente com vários outros bolsistas do PIBID da licenciatura em física.
A primeira apresentação foi realizada por Maria Carolina Carvalho Rodrigues que é estudante da licenciatura em física e tem bolsa PIBIFSP-AF (que conta com o fomento da Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP) para realizar atividades do projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “Ensino de astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos digitais”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
A apresentação de Carolina intitulada “Vida e morte das estrelas” discutiu vários temas relacionados à astrofísica estelar, de modo que os participantes pudessem entender um pouco a respeito dos processos físicos pelos quais passa uma estrela ao longo da sua existência. Carolina também debateu acerca de temas como a diferença entre ciência e pseudociência, os elementos que compõe as estrelas e o tamanho das estrelas.
A segunda apresentação foi realizada por Higor Felipe Gonçalves de Arruda que é estudante de licenciatura em física. Além de ser bolsista do PIBID, Higor vem pesquisando de forma voluntária acerca do tema da astrofísica de galáxias, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Na apresentação de Higor, intitulada “Estudo da Astrofísica de Galáxias”, foram abordados dentre outros temas, a história da construção dos nossos conhecimentos científicos atuais sobre galáxias, os tamanhos das galáxias, as distâncias entre galáxias e os diferentes tipos de galáxias existentes, tais como as galáxias espirais e as galáxias elípticas.
A terceira apresentação foi realizada por Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atualmente é bolsista de extensão do projeto “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza.
Em sua apresentação sobre Buracos Negros, Vinicius abordou temas como a história do conceito de Buraco Negro desde os primórdios da mecânica clássica até o surgimento da Relatividade Geral, explicou a respeito do chamado raio de Schwarzschild e também sobre buraco negro supermassivo que existe no centro da Via Láctea e explanou acerca das técnicas computacionais usadas para a elaboração da primeira imagem de um buraco negro, imagem essa que foi divulgada em abril de 2019.
A quarta apresentação foi realizada por Amanda Salgueiro de Souza que é aluna da licenciatura em física e bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) vinculado ao curso de licenciatura em física.
Em sua apresentação intitulada “Astronomia e astrologia egípcia”, Amanda abordou um pouco da História do Egito da Antiguidade e sobre como os egípcios associavam o aparecimento de algumas constelações no céu com fenômenos da natureza. Ela explicou como os egípcios dividiam o ano em três estações (cada uma com quatro meses) associadas ao que acontecia com o Rio Nilo: a estação da inundação, a estação da semeadura e a estação da colheita.
A quinta apresentação foi realizada por José Euripedes Bezerra Brito que é estudante do curso de licenciatura em física e bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) vinculado à licenciatura em física.
Durante sua apresentação intitulada “Fosfina, uma possibilidade de vida em Vênus?”, José explicou acerca de várias características do planeta Vênus, como sobre a sua temperatura, o seu tamanho e a sua pressão atmosférica. José lembrou que apesar das temperaturas extremamente altas de Vênus (de cerca de 460o C), a altitudes de cerca de 50 km acima da superfície deste planeta existem condições mais próximas aquelas encontradas na Terra, no quesito temperatura e pressão atmosférica. José também explicou acerca da fórmula química da fosfina (PH3, ou seja, um átomo de Fósforo ligado a três átomos de Hidrogênio) e sobre o artigo acadêmico que foi publicado em 14 de setembro de 2020 informando acerca da detecção de fosfina em nuvens de Vênus com maior frequência em altitudes entre 50 e 60 km. Ele destacou também que pelos conhecimentos atuais, em planetas rochosos como a Terra e Vênus, a fosfina só poderia ser produzida por processos biológicos, mas é necessário pesquisar mais a este respeito, antes de tirar conclusões definitivas sobre o significado da descoberta de fosfina em Vênus.
Durante as apresentações, foram apresentadas aos palestristas algumas questões feitas pelos participantes que assistiram o evento por meio do chat do Youtube, por onde ocorreu a transmissão do evento. Ao final desta ação, o professor Ricardo Plaza agradeceu muito tanto aos estudantes que apresentaram as suas palestras, bem como ao seu bolsista de extensão Kaue Marques Barbosa que conduziu a gestão das ferramentas tecnológicas computacionais que viabilizaram a realização deste evento. Outros bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza também foram fundamentais para a realização desta ação, como os bolsistas de extensão Danilo Henrique Oliveira Souza, Larissy Santos da Silva, Lais Rodrigues Ramos e Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus e as bolsistas de pesquisa Jacqueline Xavier Silva Enéas e Julia de Jesus Santos.
A gravação em vídeo (com duração de 2 horas e 18 minutos) desta ação se encontra disponível para quem quiser assistir na íntegra clicando aqui. Outras ações realizadas no âmbito do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” também foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do youtube clicando aqui.
Esta ação contou com o apoio do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social”, definido para o período da pandemia de COVID-19. Os recursos disponibilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas aos seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto, como foi o caso deste evento. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura, a ciência e o debate acerca de questões importantes nas vidas dos cidadãos, por meio da internet, durante a pandemia de COVID-19.
Os estudantes envolvidos nesta ação agradecem muito especialmente aos estudantes das escolas estaduais Colônia dos Pescadores e Maria Ester das Neves Dutra Damasio que participaram ativamente e prestigiaram este evento, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais