Flashmob

Evento abordou documentário sobre a Greve Geral de 1917 no Brasil

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h21 | Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 19h21

No dia 10 de junho de 2019, segunda-feira, entre 18h e 18h40, no intervalo existente entre as aulas do período vespertino e noturno, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida por um debate – do documentário “Greve Geral de 1917” produzido pela TV Senado em 2017, no centenário desta famosa Greve Geral que parou o Brasil.

Ricardo, Kaua, Vinicius, Rafael, André e Larissa, antes da exibição do documentárioRicardo, Kaua, Vinicius, Rafael, André e Larissa, antes da exibição do documentário

Este evento cultural (um “Flashmob” ou “Mobilização Rápida”) faz parte do rol de ações dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contou com o apoio de diversos bolsistas de extensão e de iniciação científica, bem como de estudantes voluntários, tais como: André da Silva Mendes (bolsista do projeto “Apresentações Científicas e Culturais”), Vinicius Amaral Sousa Abrahão (bolsista do projeto “Cinedebate”), Kaua Estevam Cardoso de Freitas, Ryan Nepomuceno Montemor, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana e Rafael Brock Domingos.

Nelson, Maira e RicardoNelson, Maira e Ricardo

Dentre vários professores e servidores técnico-administrativos que assistiram a exibição, estiveram presentes o professor Nelson Alves Pinto e a servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins, ambos membros da equipe que organiza o projeto de extensão “Cinedebate”.

Exibição do documentário Greve Geral de 1917Exibição do documentário Greve Geral de 1917

O documentário “Greve Geral de 1917”, com duração de 20 minutos, pode ser assistido aqui <https://www.youtube.com/watch?v=AJ4WuAEDr-8>. Mais informações a respeito desta importante greve geral podem ser obtidas no artigo publicado pela BBC e intitulado “1ª greve geral do país, há 100 anos, foi iniciada por mulheres e durou 30 dias” que pode ser lido na íntegra aqui <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39740614>.

Professor Nelson relembra a história da luta dos trabalhadores no BrasilProfessor Nelson relembra a história da luta dos trabalhadores no Brasil

Esta atividade de extensão contou também com a participação de membros da comunidade externa ao IFSP, como foi o caso do professor Mateus Marcelini Silveira Ribeiro (docente da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, situada no município de São Sebastião).

Professor Mateus reflete sobre a importância das lutas pelos direitos trabalhistasProfessor Mateus reflete sobre a importância das lutas pelos direitos trabalhistas

O documentário “Greve Geral de 1917” confere um destaque especial sobre a importância dos anarquistas, sobretudo no caso de imigrantes italianos, para a organização desta que foi a primeira grande greve geral que se iniciou em São Paulo e em seguida se espalhou por outras regiões do país.

Maíra destaca a importância dos sindicatos nas lutas pelos direitos dos trabalhadoresMaíra destaca a importância dos sindicatos nas lutas pelos direitos dos trabalhadores

Uma das músicas de destaque deste documentário é “Bella Ciao” – uma canção de luta dos trabalhadores italianos pelos seus direitos – que pode ser acompanhada com a tradução para o português de sua letra aqui <https://www.youtube.com/watch?v=TquP4K1whdU>.

Larissa destaca semelhanças da realidade apresentada no documentário com a atualidadeLarissa destaca semelhanças da realidade apresentada no documentário com a atualidade

A montagem dos equipamentos no pátio para a exibição destes vídeos ocorreu graças ao apoio dado pela equipe da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação), em especial pelos servidores técnico-administrativos Thyago Nicollas dos Santos Lima e Leandro Oliveira da Silva, a quem os organizadores deste evento cultural agradecem muito.

Thyago, Ricardo e LeandroThyago, Ricardo e Leandro

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões históricas, sociais, culturais, educacionais e científicas, como essa, são regularmente organizadas pela equipe de estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência e história, de modo a ampliar o repertório cultural e estimular os jovens para que valorizem o conhecimento acadêmico produzido tanto pelas ciências naturais, quanto pelas ciências humanas ao longo da história da civilização. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.