Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP visitam projetos de Conservação e Recuperação de espécies
Visita Técnica

Estudantes do IFSP visitam projetos de Conservação e Recuperação de espécies

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 08h43 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 09h15 | Acessos: 1153

No dia 09 e 11 de outubro, estudantes do último semestre do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus de Caraguatatuba fizeram visitações em dois importantes projetos de conservação e recuperação de espécies, localizados aqui na região do litoral norte do estado de São Paulo. O Projeto Tamar, no município de Ubatuba, e o Projeto Jacutinga, no Parque Estadual Serra do Mar, base de Caraguatatuba.

Entre os objetivos gerais para a formação de um técnico em Meio Ambiente está a compreensão da importância da conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, assim como o conhecimento das diferentes técnicas e procedimentos de recuperação.

O Projeto Tamar foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que mais tarde se transformou no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo, porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental (TAMAR, 2018).

Nessa perspectiva, baseado nos conceitos da chamada biologia da conservação e no estudo da paisagem, o Projeto Tamar tornou-se um ótimo exemplo dos conceitos e práticas a serem ensinados pelo curso em questão. Além de estar localizado nas proximidades de nosso campus e abranger nossa realidade regional.

A visita técnica que ocorreu no dia 09 de outubro, foi coordenada pela profa. Ticiana Couto Roquejani, juntamente com a profa. Priscila Cristini dos Santos e o prof. Ricardo Soares Mota Silva.

Estudantes e professores do IFSP na base do Projeto Tamar em Ubatuba-SP

Tendo em vista também que nossos estudantes estão em fase de finalização do Curso Técnico em Meio Ambiente, este evento pedagógico visou trabalhar várias abordagens dentro das disciplinas finais, principalmente nas que tratam sobre conservação dos recursos naturais e economia ambiental.

Por isso, sabendo que o Projeto Jacutinga tem como parceiros o ICMBio (APA Mananciais do Rio Paraíba do Sul), a Secretaria Municipal de Educação de Paraibuna e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E como apoiadores a Petrobras, a Fundação Grupo Boticário e a CESP (Companhia Energética de São Paulo). Este trabalho de campo configurou-se em um importante recurso para o entendimento dos estudantes sobre como ocorre a estruturação de um projeto que envolve pesquisa, conservação e manejo de espécies.

Professoras e estudantes do IFSP com toda a equipe do Projeto Jacutinga

A visita no dia 11 de outubro, coordenada pelas professoras Ticiana Couto Roquejani e Maria do Carmo Cataldi Muterle contou com a participação de Alecsandra Tassoni, coordenadora do Projeto Jacutinga e integrante da BirdLife/SAVE Brasil, assim como da monitora do Parque Estadual Serra do Mar e voluntário do projeto.

Professoras do IFSP, coordenadora e equipe do Projeto Jacutinga

Fonte: Ticiana Couto Roquejani