Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Bernardino
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Bernardino

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 16h33 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 11h57 | Acessos: 1438

Na manhã do dia 26 de setembro de 2018, quarta-feira, entre 10h e 12h20, quatro estudantes de diferentes cursos superiores do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino, situada em Caraguatatuba, onde realizaram quatro palestras sobre temas de Astronomia, Física, Matemática e Computação. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades de caráter científico foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Caio Cesar Nogueira, Gabriel Xavier Luz, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Diego Bortoleto Licca, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Bernardino presentes nas palestras que foram apresentadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a diretora da escola Bernardino, Lenira Ferreira Gomes Redondaro, e com o professor Osmar Ramos da Silva, que é coordenador da escola Bernardino.

Professores Ricardo Plaza, Lenira e Osmar

Na chegada à escola Bernardino a equipe foi recebida pela professora Lenira e pelo professor Osmar que encaminhou os bolsistas para uma sala ampla e equipada com recursos audiovisuais adequados para as apresentações que foram realizadas.

Ricardo, Gabriel, Diego Licca, Caio e Yasmin na escola Bernardino

No intervalo do período desta manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores da escola Bernardino e explanou aos docentes presentes as características das palestras de caráter científico que seus bolsistas realizariam para alunos desta instituição de ensino.

Docentes na sala dos professores da escola Bernardino

A equipe dos bolsistas do IFSP foi recebida também pela professora Adriana Cavarzere Taveira da Silva que é docente da escola Bernardino e se graduou em licenciatura em matemática pelo IFSP-Caraguatatuba. Adicionalmente, os estudantes de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba, Yara Cristina da Silva Lopes e Tiago Rodrigues de Souza, estiveram presentes durante as apresentações, dando suporte e apoio à equipe de bolsistas do IFSP. Antes do início das palestras, o professor Osmar explicou aos alunos a respeito das palestras que iriam acontecer.

Professor Osmar conversa com os alunos da escola Bernardino

Nas apresentações iniciais, o professor Ricardo Plaza explanou um pouco a respeito da história e dos cursos que existem no IFSP-Caraguatatuba. Os alunos que participaram das atividades e palestras realizadas, puderam observar e interagir com alguns experimentos de física que foram apresentados pela equipe. Um dos experimentos expostos, que foi elaborado em conjunto pelo estudante Gabriel Luz e pelo professor Alex Lino, docente de física do IFSP-Caraguatatuba, foi o de levitação sonora, que possibilita levitar pequenas bolinhas de isopor, usando para isto apenas da emissão de ultrassom, um som com frequências mais altas do que aquelas que o ouvido do ser humano consegue escutar.

Levitador sonoro fazendo flutuar cinco bolinhas de isopor

A primeira palestra foi feita pela estudante de licenciatura em física Yasmin Coelho e abordou como tema central os possíveis fins que estrelas com diferentes portes de massa podem ter. Para exemplificar as ideias apresentadas ela exibiu o vídeo de 5 minutos de duração do canal “Lua de Marte” intitulado “Astronomia: Nascimento, Vida e Morte das estrelas” disponível para ser assistido gratuitamente aqui.

Palestra de Yasmin na escola Bernardino

A segunda palestra foi ministrada pelo estudante de licenciatura em física Gabriel Luz que apresentou uma introdução à teoria da relatividade, trabalhando seus conceitos de modo que fossem minimamente compreensíveis para qualquer cidadão leigo. Para discutir sobre os conceitos de velocidade e de tempo, ele apresentou o vídeo “X-Men - Dias de um Futuro Esquecido - Cena do Mercúrio” disponível aqui que é um recorte de uma cena do filme X-Men.

Palestra de Gabriel na escola Bernardino

A terceira palestra foi realizada pelo estudante de licenciatura em matemática Diego Licca que abordou o conceito de Hipercubo, ou seja, um cubo em quatro dimensões, também conhecido como tesserato. Diego deu destaque no modo como conseguiríamos representar e projetar um hipercubo nas 3 dimensões em que vivemos. De modo a explicar as questões dimensionais envolvidas de forma mais didática, ele apresentou o vídeo “Doutor Quantum Visita a Planolândia” disponível para ser assistido aqui.

Palestra de Diego Licca na escola Bernardino

A última apresentação foi feita pelo estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Caio Nogueira, e teve como temática central questões como o desenvolvimento futuro da inteligência artificial e sobre os possíveis perigos que isto pode ocasionar. Para exemplificar as ideias envolvidas no conceito de “machine learning” (“aprendizagem de máquinas”), ele apresentou o vídeo de 5 minutos intitulado “O que é machine learning (inteligência artificial)?”.

Palestra de Caio na escola Bernardino

Os estudantes do IFSP que realizaram as atividades agradeceram o empenho e o apoio da professora Lenira e do professor Osmar para que estas palestras acontecessem da melhor forma possível.
Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página