Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Benedito Carlota
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP realizaram palestras científicas na Escola Benedito Carlota

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 13h19 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2018, 13h27 | Acessos: 1590

No dia 04 de outubro de 2018, quinta-feira, pela manhã, entre 10h e 12h20, e de tarde, entre 13h e 15h30, quatro estudantes de cursos superiores de graduação do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Benedito Miguel Carlota, localizada em Massaguaçu, no município de Caraguatatuba, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Física, Astrofísica e Computação. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades com propósitos científicos foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, Caio Cesar Nogueira e Jessica de Oliveira Santana, e pelos bolsistas de iniciação científica Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da escola Benedito Carlota presentes no período matutino

A equipe de gestores e professores da escola estadual Benedito Carlota se organizou para receber as palestras dos bolsistas do IFSP-Caraguatatuba tanto no período matutino, quanto no período vespertino, de modo que o máximo de alunos pudessem participar das atividades desenvolvidas.

Alunos da escola Benedito Carlota presentes no período vespertino

A escola estadual Benedito Carlota está localizada na praia de Massaguaçu, na região do litoral norte do município de Caraguatatuba, a cerca de 12 km do centro desta cidade.

Caio, Jessica, Rafael Sorensen, Diego Peres e professor Ricardo na escola Benedito Carlota

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a coordenadora da escola Benedito Carlota, professora Mônica Berti Franzolin e tiveram o apoio da diretora Maria Lúcia Tereza Piccolo.

Professores Maria Lúcia, Ricardo Plaza e Mônica

A atividade teve apoio também do professor Brenno Poyares Torrents de Goes Telles, que se formou no curso de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba e atualmente leciona na escola Benedito Carlota.

Professores Ricardo e Brenno que se formou em licenciatura em matemática no IFSP-Caraguatatuba

Na chegada à escola Benedito Carlota, os estudantes da equipe de bolsistas do IFSP foram recebidos pela professora Mônica e encaminhados para a sala de leitura (biblioteca) da instituição, onde foram recebidos pela professora Dulcinea Ferreira que ajudou na preparação da sala para as palestras que aconteceriam.

Professores Ricardo e Dulcinea

O professor Ricardo Plaza no intervalo do período matutino esteve na sala dos professores da escola Benedito Carlota, quando conversou com os docentes presentes a respeito do teor das palestras que seus bolsistas realizariam nos períodos matutino e vespertino.

Docentes na sala dos professores da escola Benedito Carlota

A servidora Gisele Gomes dos Santos, o professor de filosofia Humberto de Almeida e a vice-diretora da escola da família Adriana Leal de Souza, também felicitaram a equipe do IFSP e destacaram a importância das palestras que foram desenvolvidas.

Ricardo e Gisele

Palestras como estas têm o objetivo principal de despertar o entusiasmo e a vontade de estudar conteúdos relacionados a áreas das ciências naturais, de modo a quebrar preconceitos a respeito da chamada “cultura nerd” e superar obstáculos para a aprendizagem de conteúdos destas disciplinas.

Professores Humberto e Ricardo

Os bolsistas do IFSP que realizaram estas palestras se surpreenderam positivamente com a boa recepção que elas tiveram e com o interesse despertado na ampla maioria dos alunos que as assistiram.

Professores Adriana e Ricardo

Alunos de diferentes turmas de ensino médio foram convidados para assistirem as palestras, de acordo com os seus maiores interesses por temas científicos. Antes do início das palestras, no intervalo da manhã, o professor Ricardo Plaza esteve na sala de professores da escola Benedito Carlota conversando com os docentes desta instituição de modo a explicar os temas das quatro palestras que seriam realizadas para alunos desta instituição de ensino.

Antes de se iniciarem as palestras, nos dois períodos, o professor Ricardo Plaza apresentou sucintamente os trabalhos de divulgação científica que seus quatro orientandos que iriam apresentar; ele também explicou um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba, sobre os cursos existentes nesta instituição federal de ensino e sobre a forma de ingressar neles. Foram também apresentados alguns experimentos de física (tais como a bola de plasma e o levitador magnético) aos alunos de modo a motivá-los para que tentassem compreender as leis e os conceitos de física envolvidos nos fenômenos observados.

Alunos da escola Benedito Carlota interagem com uma bola de plasma

As mesmas quatro palestras foram ministradas nos dois períodos, para os alunos que estiveram presentes para assisti-las. Uma destas palestras foi apresentada pelo estudante do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Caio Nogueira e teve como título a pergunta: “Quais os passos da tecnologia na exploração do universo?”. Caio durante a sua apresentação trabalhou com os conceitos de “machine learning” (“aprendizado de máquina”) e Inteligência Artificial (IA).

Palestra de Caio na escola Benedito Carlota

Já a palestra que foi apresentada, pelo estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen, versou sobre ficção científica e ensino de física. Rafael, para motivar os alunos, pegou alguns livros de ficção científica existentes na própria biblioteca da escola Benedito Carlota, como “Visões de Robôs” (de Isaac Asimov) e “Admirável Mundo Novo” (de Aldous Huxley), para discutir sobre temas como “as três leis da robótica” e as obras de ficção científica distópicas.

Palestra de Rafael Sorensen na escola Benedito Carlota

Uma outra palestra apresentada pela estudante de licenciatura em física Jessica Santana procurou trabalhar com os conhecimentos existentes a respeito do nascimento, da vida e da morte das estrelas. Jessica explicou aos alunos presentes a respeito das características físicas das estrelas e sobre as reações de fusão nuclear que ocorrem nelas.

Palestra de Jessica na escola Benedito Carlota

Finalmente, o estudante de licenciatura em física Diego Peres apresentou uma palestra sobre dois dos maiores enigmas da astrofísica atual: a matéria escura e a energia escura. Diego tentou mostrar aos presentes como é que sabemos que estes dois conceitos existem, mesmo não sabendo quase mais nada a respeito deles, inclusive de qual é a sua “composição” ou natureza.

Palestra de Diego Peres na escola Benedito Carlota

Após as palestras apresentadas no período vespertino, a estudante Stefani Valerio, acompanhada pela professora Rosemeire Alves, apresentou para o professor Ricardo Plaza um trabalho que realizou sobre o sistema solar, assunto pelo qual ela tem interesse em estudar.

Rosemeire Alves, Stefani Valerio e Ricardo Plaza

No retorno para o IFSP, no final da tarde, os estudantes de licenciatura em física tiveram a oportunidade de admirar as belas paisagens da praia de Massaguaçu, situada nas proximidades da escola Benedito Carlota, de modo a relaxar um pouco após a apresentação das palestras que foram realizadas nos períodos matutino e vespertino.

Jessica, Caio, Rafael Sorensen e Diego Peres na praia de Massaguaçu

Os bolsistas do IFSP agradecem muito o empenho da professora Mônica e do professor Brenno para que as palestras pudessem ser realizadas, de modo a atingir o maior número possível de alunos. Oportunidades como estas ajudam muito jovens alunos a desenvolverem um interesse genuíno pelo estudo de áreas científicas.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página