Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes realizaram atividades científicas no CIDE Casa Branca

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 09h39 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 11h21

No início da tarde de 26 de outubro de 2017, quinta-feira, entre 13h30 e 15h30, seis estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Luiz Silvar do Prado, do CIDE (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional) Casa Branca, no município de Caraguatatuba, na qual realizaram um conjunto de atividades e palestras educacionais de caráter científico. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Estas atividades foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen e Rodrigo Henrique Revelete Godoy) e pelos bolsistas de pesquisa de iniciação científica João Pereira Neto, Izabela Duarte e Rafael Brock Domingos, todos orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza junto com seus bolsistas no CIDE Casa Branca

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas conjuntamente pelo professor Ricardo Plaza e pela professora Carolina Chiappini que cuida do apoio pedagógico na área de ciências da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.

Professores Carolina e Ricardo

A professora Carolina entrou em contato com a professora Lilian Adriana Cabral Moreira de Melo que é coordenadora na EMEF Prof. Luiz Silvar que recebeu a equipe de bolsistas do IFSP assim que eles chegaram na instituição e os encaminhou para uma sala específica onde as palestras foram realizadas.

Professores Lilian e Ricardo

Para assistir as palestras foram selecionados alunos dos 9º anos da escola, a partir dos seus interesses por temas relacionados aos diferentes campos de conhecimento das ciências naturais. A professora Ivanise Aparecida Pinho que é docente de ciências nesta escola acompanhou os alunos presentes durante todas as palestras que foram realizadas.

Professores Ivanise e Ricardo

O professor Alexandre Caldeira Siqueira que é diretor da EMEF Prof. Luiz Silvar também acompanhou as apresentações e garantiu que todos os equipamentos necessários estivessem presentes para possibilitar aos alunos uma boa experiência educacional científica.

Professores Alexandre e Ricardo

A apresentação inicial desta manhã foi feita pelo estudante de física Rafael Brock e versou acerca do uso de simulações para o ensino de conteúdos científicos de áreas da física, da química, da matemática e da biologia. De modo a exemplificar algumas ideias que foram apresentadas, ele utilizou a simulação “Monte um átomo” (disponível no site https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom>) como recurso didático, sobretudo como ferramenta para “construir” os primeiros átomos da Tabela Periódica, a partir de prótons, nêutrons e elétrons que eram adicionados para a montagem de cada átomo.

Apresentação de Rafael Brock no CIDE Casa Branca

Na sequência, o aluno do curso de licenciatura em física Rodrigo explicou aos presentes um pouco acerca das partículas elementares, dos aceleradores de partículas (como o LHC – “Large Hadron Collider”), das quatro interações fundamentais (eletromagnética, nuclear forte, nuclear fraca e gravitacional) e do Modelo Padrão.

Apresentação de Rodrigo no CIDE Casa Branca

A palestra seguinte foi ministrada pelo licenciando em física Rafael Sorensen que discorreu sobre a temática da ciência presente na ficção científica, tanto em obras literárias, quanto em obras cinematográficas. Uma das abordagens de Rafael Sorensen foi sobre os erros de caráter científico presentes em alguns filmes de ficção científica.

Palestra de Rafael Sorensen no CIDE Casa Branca

O estudante de licenciatura em física Kauã realizou então uma apresentação sobre o Efeito Magnus que explica os motivos pelos quais objetos que giram (bolas, por exemplo) realizam trajetórias curvas, como é o caso, por exemplo, do famoso “chute de trivela” de uma bola de futebol. Para ajudar em suas explicações, Kauã utilizou vídeos e atividades experimentais de demonstração, nas quais foi auxiliado gentilmente pela professora Ivanise.

Apresentação experimental de Kauã, com o auxílio da professora Ivanise, no CIDE Casa Branca

A estudante de licenciatura em matemática Izabela realizou então uma apresentação sobre simulações para o ensino de física, em especial na área de astronomia. Como ferramenta didática, ela utilizou algumas simulações gratuitas existentes na internet, como o LabVirt da USP (<http://www.labvirt.fe.usp.br/>) e o PhET da Universidade do Colorado (<https://phet.colorado.edu/pt_BR/>).

Apresentação de Izabela no CIDE Casa Branca

A última palestra foi ministrada pelo licenciando em matemática João Pereira Neto e teve como tema as ondas gravitacionais, sob a perspectiva da História da Ciência e da Tecnologia. Em sua apresentação, João ressaltou as dificuldades existentes para a detecção das ondas gravitacionais e enfatizou que o Prêmio Nobel de Física de 2017 foi justamente concedido para três físicos que estiveram envolvidos na tarefa de detecção de tais ondas, que são produzidas (nestes casos) por eventos gigantescos, tais como a fusão (coalescência) de dois buracos negros.

Palestra de João no CIDE Casa Branca

Entre as palestras realizadas, o professor Ricardo Plaza procurou informar os estudantes presentes sobre a história do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), sobre as formas como é possível ingressar nos seus diferentes cursos superiores e técnicos e, de modo mais específico, sobre o curso de Licenciatura em Física que é coordenado por ele no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Ele enfatizou também que o IFSP é uma instituição de ensino voltada para alunos que gostem de estudar e que queiram desenvolver pesquisas em diferentes áreas de conhecimento.

Alunos do CIDE Casa Branca presentes nas palestras

Ao final das palestras, Pablo Gomes que é aluno do CIDE Casa Branca, em nome de seus colegas, gentilmente agradeceu as palestras realizadas pela equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba.

Antes de retornar para o IFSP, o professor Ricardo Plaza conversou um pouco com os docentes da EMEF Prof. Luiz Silvar, na sala dos professores, durante o intervalo da tarde, esclarecendo a eles o teor e os objetivos das palestras científicas realizadas. De acordo com o professor Ricardo Plaza – que é também o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – atividades como estas visam estreitar as relações existentes entre o IFSP-Caraguatatuba e as escolas públicas municipais da cidade de modo a colaborar para melhorar a qualidade de ensino e valorizar a ciência.

Professor Ricardo Plaza junto com os professores da EMEF Prof. Luiz Silvar

Estas são atividades de divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página