Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Estudantes do IFSP participaram de Congresso de História da Ciência na USP
Início do conteúdo da página
Licenciaturas

Estudantes do IFSP participaram de Congresso de História da Ciência na USP

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 13h42 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 13h47

Entre os dias 10 e 12 de abril de 2019, ocorreu o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária situada no bairro do Butantã, em São Paulo, SP. O evento foi organizado pelo Centro de História da Ciência da USP, dentro de suas atividades no âmbito do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Mais informações sobre este evento podem ser obtidas aqui. Oito alunos e duas ex-alunas do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), todos eles orientados por docentes do IFSP-Caraguatatuba, apresentaram trabalhos acadêmicos de sua autoria, com resultados de pesquisas, na forma de pôsteres, durante o evento.

 

Professor Ricardo Plaza junto com estudantes no Instituto de Física da USP

 

Os estudantes compareceram ao evento acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física e de História da Ciência do IFSP-Caraguatatuba.

 

Professor Ricardo Plaza com estudantes no local onde foram apresentados os pôsteres

 

Ao todo foram apresentados 10 trabalhos orientados por professores do IFSP-Caraguatatuba. O caderno de resumos com a programação detalhada e os resumos de todos os trabalhos apresentados no 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP pode ser obtido aqui.

 

Grupo de alguns alunos que apresentaram trabalhos junto com professor Ricardo Plaza

 

O 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP aconteceu nas dependências do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

 

Kaua, Rafael Brock, Larissa Comodaro e Ryan no Departamento de História da USP

 

A sessão de abertura do 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP, aconteceu na manhã do dia 10/04/2019, e contou com a participação do Prof. Dr. Gildo Magalhães (Diretor do Centro de História da Ciência do IEA-USP), dentre outros convidados.

 

Sessão de abertura do Congresso

 

Após a abertura, durante a programação musical, aconteceu uma exibição do Quarteto Cromos, um grupo camerístico criado em 2018 por quatro estudantes do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

 

Quarteto Cromos

 

Na sequência, ocorreu a Conferência de Abertura do Congresso, intitulada “Leonardo Da Vinci and virtual archaeology as methodological tool” (“Leonardo Da Vinci e a arqueologia virtual como ferramenta metodológica”), por Mario Taddei que é professor de Ciência da Computação na Escola Politécnica de Milão, artista digital e especialista em história da ciência e educação com multimídia.

 

Conferência de abertura

 

Nos intervalos do Congresso, os estudantes do IFSP puderam conhecer outras instalações da USP. Em particular eles visitaram o Instituto de Física da USP, onde assistiram a palestra “Velozes e Furiosos: o Universo visto em raios gama pelo Telescópio Espacial Fermi”, realizada pelo Prof. Dr. Rodrigo Nemmen (do IAG-USP) na sessão denominada “Convite à Física”, na quarta-feira, 10/04/2019. Em sua apresentação, dentre outros assuntos, o professor Rodrigo, destacou a importância da publicação da primeira imagem de um buraco negro divulgada exatamente neste dia em que esta palestra foi apresentada; este fato histórico pode ser melhor conhecido pelo artigo “Dia histórico para a ciência: revelada a primeira imagem de buraco negro” disponível para ser lido aqui.

 

Palestra do Prof. Dr. Rodrigo Nemmen

 

Várias comunicações orais, conferências e mesas-redondas ocorreram durante o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica da USP que teve como tema central “Desafios Contemporâneos”.

 

Estudantes em frente ao local onde ocorreu a maioria das atividades deste Congresso

 

Um dos trabalhos que chamou a atenção dos estudantes foi a comunicação “Pertencimento brasileiro à tradição técnica e científica do período Colonial: proposta ao currículo da Educação em Ciências no Ensino Básico” ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Pires Leodoro, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O professor Leodoro foi docente do câmpus de São Paulo do IFSP e colega do professor Ricardo Plaza; eles trabalharam juntos nos primeiros anos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-São Paulo, o primeiro curso de Licenciatura que foi criado no IFSP, no ano de 2001.

 

Comunicação Oral do professor Marcos Pires Leodoro

 

Em uma das sessões de apresentação dos pôsteres, o Prof. Dr. Gildo Magalhães (Diretor do Centro de História da Ciência do IEA-USP) relatou ao professor Ricardo Plaza que ficou positivamente impressionado com a quantidade de bons trabalhos apresentados pelos estudantes do IFSP-Caraguatatuba.

 

Professores Marcos Leodoro, Ricardo Plaza e Gildo Magalhães

 

A estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Lara Cardoso Nunes da Silva, apresentou o trabalho “Estudo do pêndulo simples: a reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de Física”, elaborado sob a orientação do Prof. Dr. Alex Lino (atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

 

Lara em frente ao seu pôster

 

A estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Larissa Comodaro Nunes Sant'Ana, apresentou o trabalho “Atividades de divulgação científica sobre a detecção das ondas gravitacionais e a presença das mulheres na astrofísica”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Professor Ricardo Plaza e Larissa Comodaro em frente ao seu pôster

 

O estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Kaua Estevam Cardoso de Freitas, apresentou o trabalho “Uma perspectiva histórica e experimental sobre a luz como subsídio para o Ensino de Física”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Kaua e professor Ricardo Plaza em frente ao seu pôster

 

O estudante da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, José Pereira dos Santos Junior, apresentou o trabalho “Etnomatemática e seus potenciais usos educacionais”, elaborado em coautoria com o professor Ricardo Plaza que orientou esta pesquisa.

 

Professor Ricardo Plaza e José Pereira em frente ao seu pôster

 

Bruna Roberta de Miranda, que foi estudante da Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba até 2018 quando pediu transferência para a Licenciatura em Matemática do IFSP-São José dos Campos onde estuda atualmente, apresentou o trabalho “Possibilidades educacionais da obra ‘O Último Teorema de Fermat’”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Professor Ricardo Plaza e Bruna em frente ao seu pôster

 

O professor Ricardo Plaza apresentou o pôster “O número de ouro e a sequência de Fibonacci no contexto da educação matemática” escrito em coautoria com Adriana de Andrade que se formou em 2018 no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

 

Professor Ricardo Plaza em frente ao pôster elaborado em coautoria com Adriana de Andrade

 

A estudante da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, Larissa Siqueira Vieira Nogueira, apresentou o trabalho “A História da Ciência como Subsídio para Desobstaculização das Concepções Alternativas sobre o Conceito de Energia”, elaborado em coautoria com o professor Alex Lino que orientou esta pesquisa.

 

Larissa Siqueira em frente ao seu pôster

 

O estudante de Licenciatura em Física, Rafael do Nascimento Sorensen, apresentou o trabalho “As relações entre a Ficção Científica e a História da Ciência e da Tecnologia”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Professor Ricardo Plaza e Rafael Sorensen em frente ao seu pôster

 

O estudante de Licenciatura em Física, Rafael brock Domingos, apresentou o trabalho “Astrofísica Nuclear, História da Ciência e Divulgação Científica”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Professor Ricardo Plaza e Rafael Brock em frente ao seu pôster

 

Finalmente, o estudante de Licenciatura em Física, Ryan Nepomuceno Montemor, apresentou o pôster “História da evolução dos conhecimentos existentes sobre exoplanetas”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

 

Professor Ricardo Plaza e Ryan em frente ao seu pôster

 

A participação de estudantes universitários, em congressos como o 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em mesas-redondas, palestras, comunicações orais e outras atividades educacionais é fundamental para o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes presentes no Congresso relataram de modo muito enfático que foi muito importante a participação de cada um deles neste evento.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página