Estudantes do IFSP participam de Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente
Estudantes do IFSP Câmpus Caraguatatuba participaram da 3ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade, realizada na última sexta-feira (18/11), das 08:00 às 17:00 horas, no Teatro Mário Covas.
A Conferência, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, contou com a participação exclusiva de crianças e adolescentes do município e teve como principal objetivo ouvir e entender desse público propostas e sugestões de ações para a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que serão encaminhadas para a 12ª Conferência Nacional.
O tema da Conferência este ano é “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” e seu objetivo é refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, além de construir propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos.
Durante a atividade, crianças e adolescentes participaram de oficinas iniciais de introdução ao tema e grupos de discussão dos eixos temáticos que abordaram questões relacionadas à promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e enfrentamento de violações decorrentes da pandemia de Covid-19, garantia de recursos para as políticas públicas, participação e controle social.
O evento, que contou com a participação de aproximadamente 250 crianças e adolescentes, teve a presença de oito estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que participaram ativamente das discussões nos grupos e na apresentação de propostas. Ao final da atividade, foram eleitos(as) pela plenária quatro crianças e quatro adolescentes delegados(as) para a Conferência Lúdica Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A aluna Michelle Nardoni da Silva, do 1º ano do Integrado, conquistou uma dessas vagas para delegado(a). A Conferência Regional Lúdica deve ser realizada no próximo ano.
Fonte: CSP – Gisele Freitas e CAE – Joyci Mesquita
Redes Sociais