Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba palestraram em escola de Santa Branca

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 10h04 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h05

Na tarde do dia 04 de junho de 2018, segunda-feira, entre 13h30 e 15h30, quatro estudantes de cursos superiores do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Professor Waldemar Salgado, localizada no município de Santa Branca, na qual realizaram um conjunto de atividades de extensão educacionais e científicas. Eles foram a esta escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades foram realizadas pelo bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Caio Cesar Nogueira e pelos bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), todos os quatro orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo Plaza, Rafael Sorensen, Caio, João e Rafael Brock em Santa Branca

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial com a diretora da escola, professora Rita Venâncio, o vice-diretor, professor Douglas Ferreira, e o coordenador, professor Kelton Vasconcelos, que colaboraram na organização das atividades que ocorreram na Escola Waldemar Salgado nesta tarde.

Professores Ricardo Plaza, Kelton, Rita e Douglas

A equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba chegou à Escola Waldemar Salgado por volta das 13h10. Eles foram recebidos pelo professor Kelton que conduziu os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba até uma sala preparada para o evento, com projetor e caixa de som. Para participar desta atividade foram selecionados alunos de diversas turmas dos três anos de ensino médio.

Alunos presentes nas atividades

O professor Ricardo Plaza explicou inicialmente a respeito da história do IFSP como instituição de ensino, pesquisa e extensão e a respeito da história do câmpus de Caraguatatuba e dos seus cursos superiores e técnicos. Em particular deu destaque para a nota do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) que é fundamental para qualquer um interessado em ser selecionado para estudar em um dos cursos superiores da instituição.

Professor Ricardo Plaza, Rafael Sorensen, Rafael Brock, Caio e João

A primeira apresentação da tarde coube ao estudante de licenciatura em física Rafael Brock que por meio do software Stellarium (que simula um planetário e é gratuito) trabalhou com conceitos físicos a respeito de diferentes planetas e luas do nosso sistema solar e abordou o trabalho histórico de Galileu, com ênfase nas descobertas que este físico realizou quando começou a examinar o céu noturno com o recém inventado telescópio, no início do século XVII.

Palestra de Rafael Brock na Escola Waldemar Salgado

Em seguida, Caio Nogueira apresentou a palestra intitulada “Quais os passos da tecnologia na exploração do universo?” em que abordou conceitos relacionados ao desenvolvimento da área da inteligência artificial. Para explicar mais a respeito do conceito de machine learning (aprendizado de máquina) ele apresentou o curta “O que é machine learning?” disponível para ser assistido aqui. Caio atualmente estuda no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba, mas é originalmente de Santa Branca e concluiu o seu ensino médio na Escola Waldemar Salgado.

Palestra de Caio na Escola Waldemar Salgado

Na sequência o estudante de licenciatura em física Rafael Sorensen apresentou uma palestra sobre as interseções entre ciência, educação e ficção científica, exemplificando suas ideias por meio de obras literárias e cinematográficas. Ele lembrou, por exemplo, que neste ano de 2018 a obra “Frankenstein” de Mary Shelley faz 200 anos de idade. Um bom artigo de análise sobre este livro é “O que explica nosso fascínio com Frankenstein, 200 anos após sua criação?” escrito por Lucy Todd e que está disponível em português para ser lido no site da BBC. Bons livros dos autores citados nesta palestra (tais como Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Carl Sagan e Júlio Verne) podem ser baixados e obtidos gratuitamente em português na versão pdf por meio do site “LeLivros”.

Palestra de Rafael Sorensen na Escola Waldemar Salgado

Para terminar as atividades desta tarde, o estudante de licenciatura em matemática João Pereira apresentou uma palestra sobre a primeira detecção de ondas gravitacionais que aconteceu em 14 de setembro de 2015 e que abriu toda uma nova janela para observação de eventos colossais que ocorrem no universo. João ressaltou o evento cataclísmico que produziu estas ondas gravitacionais: uma fusão ou coalescência de dois buracos negros. O “som” produzido por estas ondas gravitacionais pode ser escutado neste vídeo de 13 segundos do LIGO (Laboratório nos Estados Unidos responsável por esta primeira detecção).

Palestra de João Pereira na Escola Waldemar Salgado

Entre as apresentações o professor Ricardo Plaza fez algumas demonstrações de experimentos de física e de brinquedos científicos, tais como o equipamento de levitação magnética e a bola de plasma, de modo a despertar a curiosidade dos alunos por física, astronomia e outras áreas científica correlatas.

Alunos da Escola Waldemar Salgado fazem perguntas aos estudantes do IFSP

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página