Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Estudantes do IFSP apresentaram palestras científicas no Módulo

Publicado: Sábado, 30 de Setembro de 2017, 10h56 | Última atualização em Quinta, 02 de Novembro de 2017, 19h23

Na noite do dia 19 de setembro de 2017, terça-feira, entre 19h e 22h, cinco estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram palestras científicas no câmpus do Centro Universitário Módulo, localizado no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, durante a sua Semana Institucional Acadêmica: João Pereira Neto, Adriana de Andrade, Rafael Brock Domingos, Izabela Duarte e Juliana Caroline da Silva Sousa. Eles são estudantes dos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática e estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as atividades de extensão, pesquisa e ensino destes cinco estudantes universitários e que também é coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com seus bolsistas no Módulo

Estas palestras foram realizadas por bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Juliana) e dos projetos de pesquisa de iniciação científica “Ondas gravitacionais: uma análise sob a perspectiva da história da ciência e do ensino de física” (João), “Abordagens interativas: recursos tecnológicos e utilização de materiais manipuláveis para o ensino de ciências naturais” (Adriana), “Simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de física” (Rafael) e “O uso de simulações de fenômenos da natureza para o ensino de física” (Izabela), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Juliana Divina Antonio Ricardo e Fernando

Eles foram convidados para realizarem estas palestras pela Profa. Dra. Divina de Fátima dos Santos, docente do curso de Pedagogia do Módulo, com o apoio do Prof. Me. Antonio Roberto Alves Felippe que é o coordenador do curso de Pedagogia desta instituição.

Ao chegarem no Centro Universitário Módulo, no início da noite, a equipe do IFSP-Caraguatatuba foi recebida pelo Prof. Me. Fernando Martins Ayres e pela estudante de pedagogia Juliana Rocha (além da professora Divina e do professor Antonio) que os acompanharam até a sala onde ocorreu a mesa-redonda “Ciência e Educação Científica” – com a apresentação das palestras de cada um dos cinco bolsistas do IFSP – bem como forneceram o apoio necessário durante o transcorrer das palestras. O público presente nesta atividade foi composto na sua maioria por estudantes do curso de Pedagogia e de Ciências Biológicas da instituição.

Público presente nas atividades realizadas

A primeira apresentação da noite, sobre o tema “Mulheres na Ciência: Além do olhar de um mundo misógino” foi feita pela bolsista de extensão Juliana Caroline. Durante sua apresentação ela procurou refletir sobre os motivos pelos quais ainda é pouco disseminado o conhecimento acerca de mulheres que se destacaram em diferentes áreas e campos científicos, tais como a física Marie Curie e a matemática Ada Lovelace. Ela também salientou a importância de superarmos visões sexistas para que consigamos ampliar os interesses de mais meninas por temas, áreas e carreiras científicas, afinal das contas elas são aproximadamente a metade da humanidade e muitos talentos podem estar sendo desperdiçados precocemente quando estereótipos machistas (sobre o papel da mulher na sociedade) não são combatidos desde a mais tenra idade. A bolsa de extensão de Juliana é financiada pelo Pró-Reitoria de Extensão do IFSP.

Apresentação de Juliana Caroline

Entre as palestras o professor Ricardo Plaza procurou apresentar alguns brinquedos e experimentos científicos, de modo a estimular a curiosidade e o interesse dos presentes por temas científicos, tais como a bola de plasma e o levitador magnético.

A estudante de Matemática, Izabela Duarte, realizou, na sequência, a apresentação “Ensino da Astronomia no Ensino Fundamental por meio de recursos audiovisuais e de simulações”, em que procurou apresentar alguns vídeos e softwares disponíveis gratuitamente na internet para trabalhar temas científicos – tais como a atração gravitacional entre corpos celestes e as órbitas realizadas pelos planetas em torno do Sol – com crianças pequenas. A bolsa de iniciação científica de Izabela é financiada pelo próprio IFSP.

Apresentação de Izabela Duarte

Na sequência, o estudante de Licenciatura em Física, Rafael Brock fez uma apresentação sobre o uso dos programas computacionais “Stellarium” (para notebooks) e “Carta Celeste” (para celulares) no ensino de astronomia, em que ele mostrou como estes softwares podem ser utilizados para explicar as características de diferentes corpos celestes existentes no nosso Sistema Solar. Rafael destacou importantes características do Sol, de diversos planetas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e da nossa Lua, utilizando, para isso, a ferramenta de “zoom” do software Stellarium. Rafael é bolsista de iniciação científica com bolsa concedida pela FAPESP.

Apresentação de Rafael Brock

Em seguida, a estudante de Matemática, Adriana de Andrade fez uma apresentação sobre “A importância do educador em formar um aluno pesquisador” com os resultados de sua pesquisa de iniciação científica, apresentando experimentos de baixo custo e atividades lúdicas que podem ser realizados facilmente com crianças pequenas de modo a despertar a curiosidade científica delas, estimulando-as para se aprofundarem nos estudos e pesquisas sobre temas que descubram ser de seu interesse. A este respeito, ela recordou as importantes palavras do educador Paulo Freire, segundo o qual “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. A bolsa de iniciação científica de Adriana é financiada pelo próprio IFSP.

Apresentação de Adriana de Andrade

Ao final, o estudante de Licenciatura em Matemática, João Pereira Neto, realizou uma apresentação sobre ondas gravitacionais, buracos negros e a gravidade em que destacou, de forma didática e acessível, como as pesquisas sobre estes temas são feitas, de modo a procurar traduzir conceitos complexos de cosmologia de forma compreensível para um público leigo e sem formação específica em áreas científicas, trabalho este em que ele atualmente está envolvido nas suas atividades de investigação de iniciação científica. João é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC concedida pelo CNPq.

Apresentação de João Pereira Neto

As palestras realizadas por estes bolsistas são parte integrante do programa “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” desenvolvido no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. As palestras destes e de outros bolsistas podem ser também ministradas para outras instituições de ensino do litoral norte paulista. Gestores e professores de escolas que desejarem que seus alunos participem de palestras e atividades como estas devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP-Caraguatatuba ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página