Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba visitaram o ITA
Início do conteúdo da página
Visita Acadêmica

Estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba visitaram o ITA

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 12h39 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 12h43 | Acessos: 1781

No dia 06 de dezembro de 2018, quinta-feira, 38 estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram uma visita acadêmica para conhecer as instalações e os laboratórios de pesquisa do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, na cidade de São José dos Campos. Estes alunos tiveram a ajuda financeira do IFSP para poderem custear esta visita, no que diz respeito à alimentação e ao transporte. Eles foram ao ITA acompanhados pelo Prof. Dr. Aleandro Ribeiro Marquesi e pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba).

 

Professores Aleandro e Ricardo antes do início da viagem no IFSP-Caraguatatuba

 

A organização da visita aos diferentes laboratórios do ITA foi feita pelo professor Aleandro; o professor Ricardo Plaza cuidou das questões burocráticas que permitiram a visita, como a solicitação de recursos no âmbito do IFSP para viabilizar a visita e o contato e a negociação com a empresa de ônibus responsável pelo transporte.

 

Professores Ricardo Plaza e Aleandro no ônibus durante a viagem de ida para o ITA

 

A partida para São José dos Campos em ônibus fretado para a vista ao ITA ocorreu em frente ao prédio do IFSP-Caraguatatuba as 07h00 da manhã e um pouco antes das 18h00 o ônibus partiu do ITA para retornar para Caraguatatuba. Mais informações sobre o ITA podem ser obtidas aqui.

 

Estudantes e professores no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB)

 

A chegada ao DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (mais informações podem ser obtidas aqui), em São José dos Campos, onde está localizado o ITA, ocorreu por volta das 9h no período matutino. De início, os alunos foram conduzidos para conhecer o MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro.

 

Alunos em visita guiada ao MAB

 

Mais informações sobre o MAB podem ser obtidas aqui, inclusive com dicas sobre como visita-lo e as regras de conduta que devem ser seguidas durante a visita. O MAB tem parte de sua exposição a céu aberto (com a exposição de aviões e foguetes) e a outra parte em um museu localizado em um prédio coberto.

 

Estudantes da Física do IFSP-Caraguatatuba acompanham as explicações no MAB

 

Na parte interior do MAB os alunos puderam conheceram um pouco da história da aviação brasileira e, também, a respeito do desenvolvimento tecnológico relacionado à área aeroespacial.

 

Alunos abaixo de uma réplica do Sputinik, o primeiro satélite artificial da história, lançado em 1957

 

Durante a visita ao MAB, foram explicados em detalhes muitos dos equipamentos expostos, bem como forame esclarecidas diversas dúvidas dos estudantes que fizeram perguntas.

 

Alunos ao lado de um avião em exposição do MAB

 

Os estudantes durante a visita ao MAB foram levados também a um anfiteatro da instituição, onde puderam assistir alguns vídeos didáticos com explicações a respeito da tecnologia aeroespacial.

 

Alunos em apresentação no anfiteatro do MAB

 

Após a visita ao MAB os alunos foram almoçar no restaurante COCTA localizado no próprio DCTA e em seguida foram conhecer melhor as instalações do Departamento de Física do ITA, onde foram recebidos pelo Prof. Me. Douglas Carlos Vilela que atualmente está realizando sua pesquisa de doutoramento no ITA sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano.

 

Professores Ricardo Plaza e Douglas Vilela

 

O professor Douglas há alguns anos foi professor de física para turmas de ensino médio e ensino técnico da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Caraguatatuba que fica localizada em prédio vizinho ao prédio do IFSP-Caraguatatuba. Foi com satisfação que ele reviu 5 de seus ex-alunos que atualmente (no ano de 2018) são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. A semente que ele plantou há algum tempo está agora sendo colhida, em certo sentido.

 

Professor Douglas com seus ex-alunos da ETEC-Caraguatatuba que agora são estudantes de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba (Diego, Gabriela, Yasmin, Rafael e Pedro)

 

O professor Douglas conduziu os alunos do IFSP-Caraguatatuba para conhecer as instalações da “sala inteligente” do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica – LPECT/ITA (mais informações a este respeito podem ser obtidas aqui).

 

Alunos na “sala inteligente”

 

Durante as suas explanações, o professor Douglas salientou como o trabalho em ensino em física experimental é objeto de diversas pesquisas que vem realizando no âmbito do ITA. Ele inclusive abordou um pouco a respeito de um recente artigo publicado na revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) da Sociedade Brasileira de Física em que ele é um dos autores (juntamente com seu orientador, professor José Silvério, e outros coautores) e que é intitulado “Análise do movimento de um ponto de luz em um plano inclinado” e pode ser lido aqui.

Em sua apresentação o professor Douglas forneceu valiosas dicas para os estudantes presentes. Ele lembrou, por exemplo que um excelente site com muitas demonstrações abertas em diversas áreas do conhecimento (inclusive física) pode ser acessado aqui. Uma outra dica dada foi sobre um vídeo (disponível aqui) que ensina como criar vídeos animados. Já este site apresenta uma biblioteca de experimentos e vídeos elaborados tendo como fundamentação teórica a Aprendizagem Baseada em Problemas (em inglês “Problem Based Learning” ou PBL). Ele indicou também um vídeo com explicações e dicas sobre o uso de sensores Vernier que está disponível para ser assistido aqui.

 

Professor Douglas em sua apresentação

 

Os alunos se deslocaram então para um outro laboratório no qual o físico Armstrong Godoy Junior explicou, aos alunos de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba, acerca de diversas características físicas do plasma.

 

Explicação sobre tecnologia do plasma feita pelo físico Armstrong Godoy Junior

 

No laboratório com um túnel de plasma, os licenciandos em física do IFSP-Caraguatatuba escutaram com atenção as explicações do físico Cristian Cley Paterniani Rita acerca do funcionamento deste equipamento.

 

Explicação do físico Cristian Cley sobre o funcionamento do túnel de plasma

 

O ITA é um importante centro de pesquisa na área de plasma, como pode ser constatado pelo artigo “ITA é centro de excelência em plasma no Brasil”, disponível para ser lido aqui.

 

Explicação sobre plasma realizada pelo físico Guilherme Osvaldo Dias

 

Em seguida, os estudantes foram conduzidos para um outro laboratório que também trabalha com tecnologia de plasma e no qual o professor Aleandro desenvolveu uma série de pesquisas nos últimos anos, antes do seu ingresso como docente do IFSP-Caraguatatuba.

 

Explicação do professor Aleandro sobre tochas de plasma

 

Os alunos puderam durante a visita conhecer e acompanhar o funcionamento de uma tocha de plasma supersônica.

 

Teste com tocha de plasma supersônica

 

Os licenciandos em Física do IFSP-Caraguatatuba que participaram desta visita técnica ficaram muito bem impressionados com a seriedade e a qualidade dos trabalhos de ensino e pesquisa realizados no ITA.

 

Explicação da física Cristiane Stegemann

 

Os estudantes das duas turmas de licenciatura em física atualmente existente no IFSP-Caraguatatuba (as turmas de 1º ano e de 2º ano) puderam conhecer neste dia muitos estudantes de doutorado em física do ITA que são originalmente formados em cursos de Licenciatura em Física. Diversos alunos do IFSP-Caraguatatuba presentes relataram que esta visita ampliou os seus horizontes no que diz respeito à possibilidade de realizarem um curso de pós-graduação no ITA, após o término de seus cursos de graduação. E relataram também que se divertiram em vários momentos desta visita técnica.

 

Estudantes de licenciatura em física Yasmin, Jessica e Erica em avião exposto no MAB

 

A participação de estudantes universitários em atividades como esta colabora muito com o seu amadurecimento intelectual. Os licenciandos do IFSP-Caraguatatuba presentes relataram de modo enfático que foi muito importante conhecer o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e os laboratórios do ITA para a sua formação acadêmica.

 

Professores Aleandro Marquesi, Gilberto Petraconi, Douglas Vilela, Ricardo Plaza e Argemiro Soares

 

Os estudantes de Física do IFSP-Caraguatatuba também agradeceram o professor Aleandro que se empenhou para que a visita acontecesse com sucesso e o professor Douglas que explicou didaticamente a respeito de todo o funcionamento da “sala inteligente”; agradeceram também todos os inúmeros físicos que lecionam ou estudam no ITA e que acolheram o grupo de licenciandos em física do IFSP-Caraguatatuba dedicando um tempo precioso para explicar a respeito do funcionamento dos laboratórios que foram visitados.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página