Astrofísica Nuclear

Estudantes da Licenciatura em Física assistiram defesa de doutorado na USP

Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 10h01 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 10h07

No dia 06 de dezembro de 2019, sexta-feira, pela tarde, a partir das 14h, três estudantes do curso de Licenciatura em Física do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) assistiram a uma defesa de doutorado na área de astrofísica nuclear, que ocorreu nas dependências do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), localizado no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo (SP). Os estudantes da Licenciatura em Física presentes – Rafael Brock Domingos, Nicoli Rocha Santos e Higor Felipe Gonçalves de Arruda – acompanharam o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (do IFSP-Caraguatatuba), que participou da banca examinadora na defesa da tese de doutorado de Pedro Vinicius Guillaumon, intitulada “Estudo das reaçõesnatPb(p,xn)Bi201-207 e discussão de possíveis contribuições astrofísicas para o processo r”.

Foto: Pedro Vinicius no início da defesa da sua tese de doutorado

Pedro Vinicius em seu trabalho de pesquisa foi orientado pelo Prof. Dr. Iuda Dawid Goldman vel Lejbman que é professor titular do Instituto de Física da USP. O professor Iuda nos anos 1980 e 1990 orientou também os trabalhos de pesquisa de mestrado e de doutorado do professor Ricardo Plaza na área de física nuclear no Instituto de Física da USP.

Foto: Professores Ricardo e Iuda

A defesa de doutorado foi realizada na sala 105 do edifício Basílio Jafet do Instituto de Física da USP. Além dos professores Iuda Goldman e Ricardo Plaza, compuseram a banca de avaliação da tese de doutorado de Pedro Vinicius o Prof. Dr. Arnaldo Gammal (do Instituto de Física da USP), o Prof. Dr. Tobias Frederico (do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA) e o Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo (da Escola Politécnica da USP).

Foto: Professores Marcelo, Pedro, Iuda, Ricardo, Tobias e Arnaldo, após a defesa da tese

Ao final dos trabalhos, após a apresentação dos resultados de pesquisa pelo candidato e da arguição dos avaliadores, a banca aprovou a tese, concedendo o título de doutor para Pedro Vinicius Guillaumon.

Foto: Professor Iuda Goldman e Pedro Vinicius no início da defesa da tese

O trabalho de pesquisa de doutorado desenvolvido por Pedro Vinicius abordou um escopo amplo de temas que vão do estudo de reações da física nuclear até a questão da nucleossíntese dos elementos químicos existentes no universo.

Foto: Nicoli, Higor, professor Iuda, Rafael e professor Ricardo

A investigação realizada por Pedro Vinicius procurou, em particular, analisar os mecanismos de produção de nêutrons para o denominado processo r (rápido) sob o ponto de vista da formação de elementos pesados como Urânio e Tório, dentro de estrelas de diversas gerações.

Foto: Rafael, Nicoli e Higor, em frente ao Pelletron no Instituto de Física da USP

Na tese de doutorado de Pedro Vinicius são discutidos os possíveis sítios estelares para a ocorrência do mecanismo proposto para a formação de certos elementos com grande número atômico (como, por exemplo, supernovas e estrelas de nêutrons) e as implicações para a formação de núcleos-cronômetros, tais como Tório-232, Urânio-235, Urânio-238 e Plutônio-244.

Foto: Higor, Rafael, Nicoli e Professor Ricardo na sala em que a defesa de tese ocorreu

O trabalho de doutorado de Pedro Vinicius estudou as reações natPb(p,xn)Bi201-207 nas quais um feixe de prótons (produzidos no IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) com energias entre 18 e 30 MeV (1 MeV = 1 milhão de elétron-volts) incide sobre Chumbo (Pb) natural produzindo vários isótopos de Bismuto com número de massa entre 201 e 207, bem como uma quantidade x de nêutrons.

Foto: Rafael, Nicoli e Higor no Instituto de Física da USP

No início do primeiro capítulo da sua tese, Pedro Vinicius cita o famoso artigo B2FH publicado em 1957 pelos quatro físicos Geoffrey Burbidge, Margaret Burbidge, William Fowler e Fred Hoyle e intitulado “Synthesis of the elements in stars” (em português, “Síntese dos elementos nas estrelas”) que é considerado um artigo fundante da teoria da nucleossíntese estelar dos elementos atômicos. Este importante artigo (com 108 páginas) tanto em termos históricos, quanto em termos das questões científicas abordadas, foi publicado na revista acadêmica “Review of Modern Physics”, volume 29, número 4, e está aberto para ser lido (em inglês) aqui.

Foto: Ricardo, Higor, Rafael e Nicoli, no Instituto de Física da USP

Pedro Vinicius defendeu a sua dissertação de mestrado em 2014, também sob a orientação do professor Iuda Goldman no Instituto de Física da USP; naquele momento o professor Ricardo Plaza também fez parte da avaliação do seu trabalho de pesquisa de mestrado, como pode ser observado no artigo intitulado “Alunos da Matemática assistem defesa de mestrado na USP” disponível para ser lido aqui.

Foto: Professor Iuda (segundo da esquerda para a direita) juntamente com 4 físicos que foram orientados por ele (Ricardo, Tobias, Pedro Vinicius e Arnaldo)

A participação dos alunos da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em eventos deste tipo é muito importante para a formação acadêmica deles, pois colabora com o amadurecimento intelectual e amplia horizontes no que diz respeito às possibilidades de continuidade de estudos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado), após concluir o curso de graduação.