Início > O que é? > Notícias > Estudante e professora do IFSP-CAR apresentam trabalho científico em Florianópolis
Pesquisa

Publicado: Sábado, 03 de Novembro de 2018, 11h20 | Última atualização em Sábado, 03 de Novembro de 2018, 11h21 | Acessos: 1297

De 15 a 20 de outubro de 2018 ocorreram em Florianópolis, Santa Catarina, o II Simpósio Brasileiro sobre Praias Arenosas e o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro. Esses eventos visaram proporcionar um espaço de debates técnicos e científicos sobre a interconectividade entre o comportamento do ambiente praia, especialmente da linha de costa, e a gestão costeira. Os eventos contaram com a participação de pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo. Dentre eles, estava a pesquisadora Julie Rosati dos Estados Unidos, que proferiu uma palestra sobre erosão costeira.

Pesquisadora Julie Rosati, dos EUA, durante sua palestra.

A ex-aluna Gabrielle Bratti, do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSP-Caraguatatuba, e a professora Samara Salamene, apresentaram dois trabalhos científicos no evento, na forma de pôster, intitulados “Germinação de sementes de Canavalia rosea (SW.) DC. (Fabaceae) em diferentes substratos” e “Vegetação jundu e vulnerabilidade à erosão costeira: estudo de caso no município de Caraguatatuba, SP”. Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos do curso na disciplina de Projeto Integrador, que ocorre no último módulo, orientados pela professora Samara. “Foi uma experiência maravilhosa e gratificante conhecer palestrantes de outros países e estudantes de várias universidades brasileiras, muitos de mestrado ou doutorado, e poder representar os alunos de curso técnico nesse importante evento”, relatou Gabrielle, que atualmente estuda Educação Física na Universidade Cruzeiro do Sul, em Caraguatatuba.

A estudante Gabrielle junto com a professora Samara durante a apresentação de seu pôster.

Fonte: Profª Dra. Samara Salamene