Doação de Livros

Escola Politécnica da USP faz doação de livros para o IFSP de Caraguatatuba

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h24 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 12h29

Na tarde do dia 18 de outubro de 2019, a Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Caraguatatuba (IFSP-CAR), estiveram presentes na Biblioteca Central da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), situada na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, para receberem a doação de diversos livros de áreas das ciências exatas.

Foto: Professores Ricardo e VassilikiFoto: Professores Ricardo e Vassiliki

O contato surgiu após uma solicitação informal da professora Vassiliki aos seus colegas da POLI-USP, para que eventualmente doassem os livros técnicos que não estivessem mais utilizando à biblioteca do IFSP-CAR, de modo a aprimorar o acervo sobretudo da engenharia civil, mas também nas áreas de física e matemática. Várias foram as doações, incluindo a do engenheiro Dário Gramorelli, Diretor da Associação de Ex-Alunos da POLI-USP, que inclusive propiciou o contato da professora Vassiliki com os responsáveis pela Biblioteca da POLI-USP que possuía mais de 2000 volumes despatrimoniados disponíveis para doação. A listagem foi verificada pelos docentes das áreas de Construção Civil, Física e Matemática do IFSP-CAR, que pré-selecionaram os livros relacionados aos seus Planos Pedagógicos de Cursos ou que fossem relevantes para seus cursos e seus respectivos grupos de pesquisas.

Foto: Acervo fruto da doação de livros para o IFSP-CARFoto: Acervo fruto da doação de livros para o IFSP-CAR

Os professores Vassiliki e Ricardo estavam em São Paulo nessa data participando de atividades acadêmicas externas, e aproveitaram a oportunidade para retirar o material e transportá-lo ao IFSP-CAR, com o auxílio dos seus alunos para o acondicionamento das caixas com os livros em dois veículos: Vinicius Amaral Sousa Abrahão (da Licenciatura em Física), Carolina Ramos Leite, Yasmini Torres, Ana Lucia Ferreira Ramos e Bruno Fiszuk Borges (do Bacharelado em Engenharia Civil).

Foto: Professores Ricardo e Vassiliki com parte do acervo doado na Escola Politécnica da USPFoto: Professores Ricardo e Vassiliki com parte do acervo doado na Escola Politécnica da USP

A Sra. Márcia Regina Franguelli e o Sr. Jefferson dos Santos, do Serviço de Aquisição das Bibliotecas da Escola Politécnica da USP, no dia 18 de outubro de 2019, orientaram e ajudaram os professores do IFSP-CAR durante todo o processo, desde a pré-seleção até a retirada do acervo.

Foto: Jefferson, Vassiliki, Marcia e Ricardo durante a retirada do acervo na POLI-USPFoto: Jefferson, Vassiliki, Marcia e Ricardo durante a retirada do acervo na POLI-USP

O resto do acervo foi retirado e levado ao IFSP-CAR no dia 22 de outubro de 2019, pelo parceiro de colaboração técnica e científica, e palestrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-CAR, Prof. Me. José Augusto Mendes, que atua como engenheiro no Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) e como professor na FATEC.

Foto: Professores Vassiliki e José Augusto durante palestra da SNCT no IFSP-CARFoto: Professores Vassiliki e José Augusto durante palestra da SNCT no IFSP-CAR

Uma grande lição desse acontecimento é que o processo colaborativo entre as diferentes áreas e instituições beneficia a todos de modo geral. Seguramente, esta doação de acervo colaborará de modo efetivo com a formação dos alunos do IFSP-CAR, ampliando o acesso dos mesmos a livros fundamentais para as suas áreas de conhecimento científico e tecnológico.

Por fim, os professores e alunos do IFSP CAR agradecem imensamente ao esforço de todos os envolvidos, em especial ao engenheiro Dário, por propiciar o contato inicial com a biblioteca da Escola Politécnica da USP para a doação dos livros, aos servidores Márcia e Jefferson, pela assistência, e ao professor José Augusto, pelo auxílio no transporte do restante do material.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Profa. Dra. Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis