Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Doação de acervo técnico de saneamento e meio ambiente para o IFSP Câmpus Caraguatatuba
Início do conteúdo da página
Biblioteca

Doação de acervo técnico de saneamento e meio ambiente para o IFSP Câmpus Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 21h57 | Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 17h47

Na tarde de 19 de abril de 2018, o Câmpus de Caraguatatuba do IFSP recebeu da Engenheira Civil Denise Maria Elisabeth Formaggia a doação de seu valiosíssimo acervo, com cerca de 200 livros, revistas e normas técnicas, predominantemente nas áreas de saneamento e meio ambiente. Coautora do livro “Sustentabilidade Ambiental - Uma Questão de Consciência”, especializou-se em Engenharia Sanitária Industrial pela FAAP e em Engenharia de Saúde Pública pela USP.

Parte do Acervo TécnicoParte do Acervo Técnico

Por mais de 30 anos atuou na área de Saneamento no Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde em São Paulo, na Regional de Saúde do Litoral Norte e no Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, onde conheceu os Professores Emerson Roberto de Oliveira e Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis, dos cursos de edificações e engenharia civil no Câmpus de Caraguatatuba do IFSP. No acervo encontram-se muitas obras consagradas de Luiz Di Bernardi, Marcos Von Sperling, Carlos A. Richter, José Martiniano de Azevedo Netto, Ivanildo Espanhol, entre outros autores, que contemplam assuntos relacionados ao tratamento de água e de efluentes, lodo e resíduos sólidos, amplamente utilizados na área de hidráulica e saneamento dos cursos de engenharia civil em todo o mundo. Outras obras relacionadas à ecologia, química ambiental, gestão de recursos hídricos e avaliação de impacto ambiental, completam o riquíssimo material que já está sendo catalogado com o grande esforço da equipe da biblioteca, para em breve estarem acessíveis aos usuários.

Catalogação do acervo na biblioteca do IFSP Campus Caraguatatuba.Catalogação do acervo na biblioteca do IFSP Campus Caraguatatuba.

 Os Professores Emerson, Vassiliki e a Técnica em Edificações Júlia D’Agostinho, receberam o acervo em nome do Câmpus. Conversando com os servidores, uma frase da Engª Denise foi marcante: “Fico muito feliz do meu acervo ser destinado a uma instituição de excelência na região ... ele terá um destino muito melhor nas prateleiras da biblioteca do Câmpus do que na estante da minha casa”. Suas humildes, mas belas palavras serão sempre de grande valia e inspiração para toda a comunidade. Que fiquem registrados os agradecimentos de todo o Câmpus à ação de cidadania e generosidade da Engª Denise.

Prof. Emerson, Engª Denise, Profª. Vassiliki e Téc. Júlia durante a doação do acervoProf. Emerson, Engª Denise, Profª. Vassiliki e Téc. Júlia durante a doação do acervo

Fonte: Profª. Vassiliki Boulomytis

registrado em:
Fim do conteúdo da página