Curso de Redação

Curso de Redação de Projetos no Quilombo da Caçandoca Rende Frutos

Publicado: Quinta, 13 de Mai de 2021, 15h11 | Última atualização em Quinta, 13 de Mai de 2021, 15h19

No primeiro semestre de 2019, os professores Dr. Francisco Fabbro Neto e Dra. Maria do Carmo Cataldi Muterle realizaram o curso de redação de projetos no quilombo da Caçandoca, em Ubatuba-SP. Como ação de extensão, o objetivo do curso foi capacitar os moradores do quilombo, a fim de elaborar e redigir seus próprios projetos para solicitar financiamento em editais específicos. Além dos professores do IFSP Caraguatatuba, o curso contou como professora convidada Dra. Marcele Garcia Guerra, e a aluna do curso de Eng. Civil Laura Cerruti como monitora e bolsista.

Em cada dia de curso, no período da manhã, seis alunos aprendiam sobre um tema relativo à formatação de um projeto (objetivo, justificativa, público-alvo, orçamento, cronograma de execução, resultados esperados, bibliografia) e, no período da tarde, os alunos em duplas se dedicavam ao exercício prático, que consistia na redação das partes do projeto, acompanhados pela monitora. No final do curso, os alunos geraram um banco de projetos para o quilombo e, como avaliação, apresentaram suas propostas oralmente.

FOTO 1 - Aulas Ministradas na Escola Infantil do Quilombo da Caçandoca em Ubatuba-SP.FOTO 1 - Aulas Ministradas na Escola Infantil do Quilombo da Caçandoca em Ubatuba-SP.

Sugerido pelos próprios quilombolas e idealizado pelos professores, o curso foi resultado da pareceria entre o IFSP e a Associação de Moradores do Quilombo da Caçandoca. O IFSP contribuiu com computadores, livros, material didático, professores e bolsa para aluno monitor, já a Associação de Moradores do Quilombo da Caçandoca, ofereceu espaço físico, divulgação e coleta de documentação para matrícula dos alunos. A aluna de Eng. Civil Laura Cerruti recebeu bolsa por meio do Edital 061 CAR - Seleção de projetos de Extensão 2019. Ao final do curso, todos os alunos do quilombo receberam certificados de conclusão, emitidos pela Coordenação de Extensão do IFSP Caraguatatuba.

No ano de 2021, um dos alunos do curso e morador do quilombo, Ramon Soares dos Santos, que redigiu o projeto denominado AfroSurfe, conseguiu aprimorar o projeto e obter recursos. O projeto AfroSurfe oferece aulas de surfe e educação ambiental para as crianças do quilombo da Caçandoca. Iniciado em 2018 com pranchas velhas, roupas doadas e sem cordinha (leash), com os recursos foi possível adquirir novos materiais.

FOTOS 2, 3, 4 - Leashes, Roupas e Pranchas Adquiridas com Recursos Provenientes do Projeto Desenvolvido no Curso. FOTOS 2, 3, 4 - Leashes, Roupas e Pranchas Adquiridas com Recursos Provenientes do Projeto Desenvolvido no Curso.

Segundo Ramon "ter ações na ativa é essencial, mas um projeto escrito trás estabilidade para quem está fazendo e para quem vai apoiar, oferece a segurança de que está tudo certo e caminhando para melhorias. Foi através dessa capacitação que o projeto teve desenvolvimento, e conseguiu alguns apoiadores: Yoface Brasil, Flap Company, Maré das Pranchas, Sthill Ubatuba, entre outras! Agradeço a todos que fizeram parte desse ensinamentos, aos professores do IFSP, à Associação dos Moradores do Quilombo da Caçandoca e apoiadores."

Desta maneira, podemos concluir que o curso de redação de projetos no quilombo da Caçandoca conseguiu atingir o seu objetivo, capacitando os moradores a adquirirem recursos para financiar projetos por eles idealizados e elaborados. O curso está alinhado às ações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do IFSP, e faz parte das ações do Grupo de Pesquisa e Extensão Povo & Mar, cadastrado no CNPq.

Autores: Francisco Fabbro Neto & Ramon Soares dos Santos