Curso de Licenciatura em Física é reconhecido com nota 4 em uma escala de 1 a 5

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h06 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 20h57

O curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo, campus de Caraguatatuba (cidade situada no Litoral Norte Paulista), recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5) na avaliação realizada pelo INEP/MEC. A visita dos avaliadores ocorreu de modo remoto nos dias 27, 28 e 29 de março do ano de 2022. A comissão de avaliação apontou as seguintes médias por dimensão: Dimensão 1: Organização Didático Pedagógica, nota 4,61; Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial, nota 4,56; Dimensão 3: Infraestrutura, nota 4,3. A média destas 3 notas é 4,49 o que resultou em uma média de 4,50 como conceito final contínuo e, com o arredondamento, o conceito final do curso foi definido como sendo igual a 4. Podemos observar que por uma margem muito pequena (na verdade por uma diferença de um centésimo ou seja de 0,01) o curso não conseguiu atingir a nota máxima que é de 5. No entanto, também devemos salientar que a nota 4 é um resultado de excelência dentro do reconhecimento do curso e que retrata o ótimo trabalho que os docentes, discentes, técnicos administrativos e gestores têm realizado. No dia 27 de março de 2023, um ano após ocorrer a visita, foi publicado oficialmente no Diário Oficial da União, a Portaria nº 32, de 27 de março de 2023, com o reconhecimento do curso; o link desta publicação é: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-32-de-27-de-marco-de-2023-473262935.

imagem 1 alunos e professores da licenciatura em física do ifsp caraguatatuba no auditório em 2023imagem 1 alunos e professores da licenciatura em física do ifsp caraguatatuba no auditório em 2023

A primeira turma do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba se iniciou em fevereiro de 2017. Este curso funciona no período noturno, com aulas presenciais entre 19:00 e 22:35 de segunda-feira e sexta-feira e a sua duração é de 8 semestres (4 anos). Na sua estrutura curricular estão várias disciplinas experimentais que são realizadas no Laboratório de Física da instituição que está equipado para este objetivo. A biblioteca do IFSP-Caraguatatuba conta com um expressivo acervo que contempla os livros que aparecem indicados na Bibliografia Básica e na Bibliografia Complementar das disciplinas do curso. O corpo docente do curso conta com professores experientes mestres e doutores. O curso de Licenciatura em Física está voltado para alunos que queiram de se desenvolver academicamente, que gostem de estudar e que se interessem tanto por temas científicos, quanto por assuntos educacionais. É um curso que confere uma sólida base aos alunos em diferentes áreas da Física e da Educação, inclusive fornecendo também um forte embasamento em conhecimentos da Matemática necessários para a Física. Vários alunos formados no curso de graduação em Física do IFSP-Caraguatatuba já estão fazendo pós-graduação em nível de mestrado em universidades prestigiadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dentre outras. Mais informações sobre o curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba podem ser obtidas no link: https://www.ifspcaraguatatuba.edu.br/cursos/graduacao/licenciatura-em-fisica.

O atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba é o Prof. Dr. José Roberto Severino Martins Júnior, cujo mandato se iniciou em 2023. Os coordenadores anteriores deste curso foram o Prof. Dr. Alex Lino (entre 2019 e 2022) e o Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (entre 2017 e 2018).

Fonte: Professores Alex Lino e Ricardo Roberto Plaza Teixeira