Engenharia

Curso de Engenharia Civil do IFSP de Caraguatatuba tem nota máxima na avaliação do MEC

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 21h02 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 21h03

É com muito orgulho que trazemos para a comunidade a excelente notícia de que o Curso de Engenharia Civil do IFSP de Caraguatatuba (CAR) foi avaliado com nota máxima pela comissão do Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu no entre 19 e 21 de setembro de 2022 por meio da vistoria in loco (de forma virtual) da comissão avaliadora.

Figura 1 – Nota máxima dada ao curso de Engenharia Civil do IFSP CAR pelo MECFigura 1 – Nota máxima dada ao curso de Engenharia Civil do IFSP CAR pelo MEC

A avaliação do MEC é realizada em todas as instituições de ensino do Brasil, com o propósito de verificar a qualidade de ensino de cada uma delas. O processo de avaliação se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial (para cursos EaD) e infraestrutura. Estudar em um curso bem avaliado significa participar do processo de ensino-aprendizado recebendo um conteúdo de qualidade ao longo da graduação.

No curso de Engenharia Civil do IFSP CAR, muitas foram as sementes plantadas e os desafios enfrentados, desde as primeiras articulações para propor a abertura do curso até a preparação final dos documentos para avaliação de curso. Entre essas atividades estão:

• Processo de capacitação da equipe docente;
  • Gestão das atribuições docentes;
  • Realização de atividades de pesquisa e extensão;
  • Atualização do conteúdo curricular;
  • Proposição de atividades de inovação nos planos de aula e na grade curricular;
  • Publicação constante das atividades inovadoras para o conhecimento da comunidade;
  • Implantação do Escritório-Escola e da Empresa Júnior;
  • Implantação de Grupos de Pesquisa;
  • Implantação do Centro de Pesquisa no campus;
  • Fundação do laboratório de hidráulica;
  • Manutenção e Expansão dos laboratórios de construção civil;
  • Publicação de trabalhos de alunos de graduação em periódicos e eventos nacionais e internacionais;
  • Desenvolvimento de ações de inclusão e redução da desigualdade do ensino;
  • Desenvolvimento de ações de internacionalização no currículo da graduação;
  • Parceria com empresas e instituições de ensino nacionais e internacionais;
  • Participação de programas de intercâmbio internacional de alunos e docentes;
  • Publicação de livro com a participação de alunos da graduação;
  • Organização de eventos nacionais e internacionais;
  • Organização de jogos de integração no curso;
  • Realização de visitas técnicas;
  • Desenvolvimento de blog técnico-acadêmico.

O sentimento total de toda a equipe é de missão cumprida, equipe essa que foi muito atuante e se uniu para juntos chegarem ao topo.

Parabéns a todos os alunos, professores, colaboradores externos, técnicos administrativos e direção, tanto aos que ainda estão na equipe quanto aos que passaram e deixaram um pouco de si na instituição. Graças a todos os envolvidos, o curso de graduação em Engenharia Civil do IFSP CAR é hoje reconhecido pelo seu nível de excelência no ensino superior do Brasil.

Autoria: Profa. Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis